Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2021 às 13h16min - Atualizada em 09/07/2021 às 12h59min

Exercícios on-line supervisionados foram os mais eficazes na pandemia, aponta estudo

Pesquisa apurou a eficácia das práticas esportivas para a saúde física e mental durante o período

Isabella Baliana - Editado por Manoel Paulo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) analisou os efeitos da prática regular de exercícios sobre a saúde física e mental de 344 voluntários durante a pandemia, comparando três modalidades de aula: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão e on-line com supervisão por videochamada. Como resultado, o estudo revelou que as opções remotas foram as que mais obtiveram resultados positivos na saúde dos participantes, e dentre essas, as aulas com acompanhamento virtual se mostraram ainda mais efetivas que as presenciais. 

 

A pesquisa, publicada na revista Psychiatry Research, foi apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e contou com a participação de pessoas com e sem sintomas depressivos, de diferentes faixas etárias, rendas e estados brasileiros.

Para realizar a avaliação, os voluntários responderam a um questionário online validado sobre intensidade de atividade física e outro sobre saúde mental, que abrange nove itens relacionados ao desenvolvimento de transtornos mentais. 

 

Além disso, os participantes realizaram exercícios físicos de no mínimo 30 minutos e no máximo 180 minutos por dia, entre julho e agosto de 2020.  De acordo com o estudo, os voluntários que efetuaram práticas guiadas por videochamadas, como pilates, crossfit, yoga, dança e exercícios aeróbicos, apresentaram uma maior intensidade de atividades físicas do que aqueles sem supervisão, sendo mais benéficos. 

 

Como explica a pesquisadora e coautora do estudo, Carla da Silva Batista, o aumento da intensidade durante as aulas online supervisionadas se revelou de suma importância durante a pandemia. “Os resultados do estudo reforçam que qualquer modalidade, seja online ou presencial, traz mais benefícios do que o sedentarismo. No entanto, a melhora física e mental está muito relacionada com o aumento seguro e progressivo da intensidade do exercício físico, o que só foi observado nas aulas acompanhadas por profissionais”, afirmou. 

 

Segundo a pesquisadora, alguns dos motivos para a maior eficácia da prática supervisionada podem ser associados ao desconforto em usar máscara durante as atividades presenciais e a maior motivação dos alunos nas videochamadas, já que com a orientação profissional conseguem aprimorar os exercícios e atingir seus objetivos, estando ainda no conforto e segurança de suas casas.
 


Aumento dos exercícios em casa

 

Durante a pandemia de covid-19, com as medidas de isolamento social e as restrições à abertura de academias e espaços esportivos, muitas pessoas encontraram nos exercícios on-line uma forma de sair do sedentarismo e cuidar da saúde, tanto a física quanto a mental, sem precisar se expor ao risco da infecção pelo vírus. 

 

Tal fato também pode ser verificado pelo aumento de alunos que procuram a modalidade de aulas remotas para se exercitar, seja com professores particulares ou em aplicativos específicos. De acordo com levantamentos das próprias plataformas de exercícios online,  o Queima Diária, uma das maiores do país, notou o crescimento de 130% no cadastro de usuários e o Treine em Casa, do grupo SmartFit, alcançou mais 25 milhões de alunos desde o seu lançamento, em março de 2020. 

 

A estudante universitária Elisa van Westering conta que começou a realizar Yoga durante a pandemia porque, além de não conseguir frequentar uma academia presencialmente, ficava muito ansiosa ao ficar muito tempo dentro de casa. “Foi por meio de uma amiga minha que eu me interessei. Ela postava vídeos no Instagram com os exercícios e eu gostei muito. Aí eu segui a professora dela e mandei mensagem falando que gostaria de começar a fazer aulas também”, relatou.

 

Mesmo com as aulas à distância, Elisa afirma que sua eficácia dos exercícios não é comprometida. Pelo contrário, isso facilita com que a prática se encaixe no seu dia a dia, já que tem duas opções: fazer a aula ao vivo, nos horários fixos existentes ou assistir a aula que fica gravada em uma plataforma que a professora utiliza, no horário que puder. 

 

Para a estudante, a experiência tem sido positiva ao trabalhar a parte física e principalmente melhorar a sua saúde mental. “O Yoga me ajudou a entender que tenho capacidade de fazer as coisas que quero, mesmo que seja dentro de casa. Isso influenciou de forma direta meu desempenho nos estudos e na minha mentalidade para o dia a dia. Pretendo continuar mesmo que seja à distância”, completou.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »