Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/12/2021 às 20h51min - Atualizada em 20/12/2021 às 18h09min

Responsáveis por contar a história do passado: Os Museus

Artefatos antigos, obras conhecidas no mundo e milhões de visitantes, assim são os museus

Alessandra Barbosa - editado por Larissa Nunes
Museu do Prado. Foto: EuroDicas
Em definição, museu significa uma instituição sem fins lucrativos, prestador de serviço para a sociedade, que é destinada à conservar, estudar e expor objetos de interesse humano e/ou de valor artístico, histórico e cultural. Sua prática segue quase à risca esse conceito, pois na grande maioria das vezes os interiores dos museus que cercam o mundo são repletos de artefatos antigos e de obras de arte que ficaram conhecidas mundialmente, seja por sua exuberância ou história. O museu é a ponte de uma época passada para o atual momento, e quem visita esse lugar sai carregado de conhecimento e de histórias para contar.

O Museu do Louvre é considerado o maior museu de arte do mundo, com público de 9,6 milhões de visitantes, fica localizado na capital da França, Paris. É nele que está diversos tesouros da humanidade, e um dos mais famosos é o quadro MONA LISA que foi pintado pelo artista Leonardo Da Vinci entre 1503 - 1506, mas a obra só chegou ao museu para ser exposta em 1797.

Outra obra que faz bastante sucesso e atrai muitos visitantes é a estátua grega Vênus de Milo, que representa Afrodite, a deusa do amor, do sexo, da fertilidade e da beleza física, estudiosos afirmam que essa estátua foi feita em 130 a.C. e o responsável pela obra é o Alexandros de Antióquia.

Museu do Louvre. / Foto: Nattee Chalermtitagool
 
Outro museu que é recordista de visitas são os Museus Vaticanos que ficam na cidade do Vaticano, Itália. Em 2019 seu público atingiu a marca de 6,88 milhões de visitantes, e por esse motivo estão entre os pontos mais espetaculares da Itália.

Arte Egípcia, Grega e Romana são facilmente encontradas no local, grandes obras de artistas fenomenais como Giotto, Caravaggio e Van Gogh fazem parte do acervo, mas o que de fato chama atenção de quem visita o museu, é a Capela Sistina que possui uma arquitetura exuberante, e em seu interior tem suas paredes e teto decorados com afrescos que retratam o antigo e novo testamento da bíblia. As pinturas mais famosas são renascentistas, e pertencem ao italiano Michelangelo Buonarotti.


Capela Sistina. Foto: Leonid Andronov


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »