Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/01/2022 às 21h04min - Atualizada em 16/01/2022 às 20h51min

The Weeknd lança álbum Dawn FM com artistas convidados

Disco foi lançado no começo do ano e conta com participações de Jim Carrey, Lil Wayne e Tyler, the Creator.

Nataly Lopes - Revisado por Isabelle Marinho
Tracklist
Capa digital do álbum Dawn FM. (Foto: Reprodução/ The Weeknd- Instagram)


O ano de 2022 começou agitado para os fãs de música pop. O cantor Abel Makkonen Tesfaye, mais conhecido pelo nome artístico The Weeknd, lançou o seu quinto álbum de estúdio Dawn FM, com narração do ator canadense Jim Carrey e participações de Lil Wayne, Quincy Jones e Tyler, The Creator.

Após uma era aclamada com o disco After Hours, com os hits Heartless, Save Your Tears e Blinding Lights, o cantor canadense já possuía ideia de qual seria o próximo passo. Em 6 de agosto do ano passado, The Weeknd lançou o lead single Take My Breath.

Clipe de Take My Breath. (Reprodução: The Weeknd - YouTube)
 

A música representou bem a estética que o álbum traria mais a frente, ambientada no pop das décadas de 80 e 90, com grandes inspirações em Michael Jackson e Prince. Além da sonoridade pop, o disco também traz referências à música eletrônica e ao R&B. 

Em 3 de janeiro de 2022 veio o anúncio da obra Dawn FM com o trailer, mostrando quem participaria do álbum e a data de lançamento, 7 de janeiro.
 
Trailer de Dawn FM. (Reprodução: The Weeknd - YouTube)
 

O disco conta com 16 faixas que se conectam entre si. A ideia da obra é como se fosse uma estação de rádio que tira o ouvinte da escuridão e o leva para a luz: a pista de dança. 

Já a parte visual do álbum mostra as versões do cantor adulto e mais velho, como na própria capa digital. Essa dualidade também foi tratada no videoclipe de Gasoline.

Clipe de Gasoline. (Reprodução: The Weeknd - YouTube)
 

Faixas em destaque:

Sacrifice

A música foi escolhida como o segundo single do álbum e parece lembrar o sample de Thriller de Michael Jackson. Entretanto, o sample é de I Want to Thank You de Alicia Myers. O clipe mostra The Weeknd sendo capturado para um sacríficio com direito a dancinha feita pelo artista.

Clipe de Sacrifice. (Reprodução: The Weeknd - YouTube)
 

Out of Time

É uma das músicas mais tranquilas do disco. Uma balada que traz um pouco de sofrimento na composição, sobre um amor que não pode acontecer naquele momento.

Digo que te amo, garota, mas estou sem tempo

Digo que estou aqui por você, mas estou sem tempo

Digo que cuidarei de você, mas estou sem tempo

Disse que estou atrasado demais para fazer você ser minha, sem tempo

Here We Go… Again com participação de Tyler, the Creator

Esta faixa gerou muitos comentários nas redes sociais. Na letra, The Weeknd fala que está apaixonado por uma estrela de cinema e tudo indica que seja para Angelina Jolie. Em julho do ano passado, os artistas foram fotografados em um jantar e ambos foram vistos em outras ocasiões juntos.

Less Than Zero

A música é a queridinha dos fãs de Abel e da crítica. Mais uma balada que entrega letras mais tristes e deprimentes: “Não consigo evitar esse sentimento que rasteja em minha cama/ Eu tento esconder, mas sei que você me conhece/ Eu tento resistir, mas eu prefiro ser livre”.

Comentário sobre a música Less Than Zero. (Reprodução: Twitter/ @dazzlekiid)
Crítica
 
Álbum Dawn FM. (Reprodução: Spotify)
 

No site Metacritic, o álbum possui uma pontuação de 88 com 22 críticas, sendo um dos discos mais bem avaliados de The Weeknd. Veículos como The New York Times, Pitchfork e Variety definiram a obra como um projeto ambicioso e vigoroso.

No geral, o cantor conseguiu expressar muito bem o jeito melódico das letras com batidas de EDM. Dawn FM é um álbum mais maduro e coerente que pode ser uma ótima sequência depois de After Hours. A experiência de poder escutar um cd com narrações marcantes de Jim Carrey e um trabalho precioso na produção das faixas foi sensacional. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »