Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/01/2022 às 14h28min - Atualizada em 17/01/2022 às 13h57min

Eduardo e Mônica estreia nos cinemas no dia 20 de janeiro

Mesmo antes do lançamento, René Sampaio conquista a premiação de melhor filme estrangeiro, com produção baseada em música de Renato Russo.

Rebeca Ferreira - Revisado por Isabelle Marinho
Capa do filme Eduardo e Mônica, lançado no dia 20 de janeiro. (Foto: Reprodução/ @eduardoemonicaofilme - Instagram)

A espera acabou. No dia 20 de janeiro, o filme Eduardo e Mônica estreia nos cinemas brasileiros. A produção dirigida por René Sampaio foi baseada na canção homônima do saudoso Renato Russo e contou com o protagonismo da já veterana Alice Braga, como Mônica e do ator Gabriel Leone na pele de Eduardo. 

 

A trama gira em torno do encontro inesperado do casal que, mesmo diante das diferenças culturais e de idade, decide dar vazão ao sentimento que nutre um pelo outro e vivencia uma intensa história de amor. A canção composta por Renato Russo e lançada em 1986 pelo grupo Legião Urbana, descreve Mônica como uma mulher madura, universitária de medicina e cheia de personalidade, já Eduardo é caracterizado como um rapaz de apenas 16 anos, modesto no auge das suas aspirações adolescentes. 
 

Um dos pontos emblemáticos do filme é a fidelidade aos fatos descritos por Russo. Já que o propósito era justamente realizar o que ficava no imaginário das pessoas ao escutar a canção. Em entrevista ao portal Splash UOL, a atriz Alice Braga contou como foi performar a Mônica. 

 

"Eu não andava de moto, e estava muito nervosa quanto a isso. Porque é uma característica muito específica, e eu queria ser uma coisa única com a moto, então queria estar firme e segura". Revela Alice, que ainda reitera o carinho pela personagem. "Foi uma honra, porque ela é uma personagem que está no imaginário popular brasileiro e da música pop brasileira", completa.

 

Outro que teve que se desafiar para viver o personagem, foi Gabriel Leone. O ator, que na época das filmagens tinha 25 anos, rejuvenesceu nove anos, para dar vida a Eduardo. Entrevistado pela Splash UOL, Gabriel comenta o processo de caracterização física. 

 

"Eu tinha 25 anos e usava um aparelho que era uma prótese, encaixava nos dentes. No início, a produção chegou a ver a possibilidade de usar  a parte de cima e parte de baixo, mas eu ficava com um bocão enorme e isso prejudicava a minha fala", confessa Leone.

 

A adaptação teve o início das gravações em 2018, que foi adiada duas vezes. Um dos motivos seria a divisão do espaço com o aguardado sucesso da Marvel, Homem-Aranha: De Volta Para Casa e Matrix. Mas, mesmo antes da sua estreia, Eduardo e Mônica já conquistou o prêmio Edmonton International Film Festival, na categoria melhor filme estrangeiro.
 

Eduardo e Mônica | Trailer Oficial | Ingresso.com (Reprodução:YouTube BR)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »