Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2022 às 19h16min - Atualizada em 23/01/2022 às 12h00min

10 doramas para assistir nas férias

Doramas são, basicamente, produções dramáticas produzidas em países orientais.

Vanessa Morais - Revisado por Isabelle Marinho
Personagens do dorama Meteor Garden. (Foto: Reprodução/ https://www.globalgeek.com.br)
Em algum momento você parou para assistir um "dorama"? Ou, melhor, você já se perguntou o que é exatamente um?

Dorama são produções dramáticas produzidas em países orientais (Japão, China, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan).  No Japão, o termo 'dorama', traduzido para o português. é 'drama', a série/novela/'live-action' tem vários gêneros como comédia romântica, drama, ‘suspense’ policial, ação, fantasia e até mistério.

Os doramas geralmente não se estendem como outras séries que já estamos acostumados com a continuação. Então, o "dorameiro" sofre quando termina sua série preferida porque sabe que dificilmente terá uma continuação.

Entre os doramas existem vários tipos:
  • jidaigeki: são produções de períodos históricos japoneses.
  • getsuku: produções mais românticas que vão ao ar na segunda-feira às 9h da noite.
  • Taiga dramas: são doramas históricos japoneses como o jidaigeki, porém mais longos por conta do investimento ser maior.
  • trendy dramas: doramas inspirados no dia a dia, doramas que focam em eventos da vida.
Os principais atores do 'dorama' Love Alarm, no qual foi renovado com uma segunda temporada. (Foto: Reprodução/ www.purebreak.com.br)

Os principais atores do 'dorama' Love Alarm, no qual foi renovado com uma segunda temporada. (Foto: Reprodução/ www.purebreak.com.br)


Os doramas. como já mencionei, não são reconhecidos por série ou novela, por seu formato curto e de atenção a um só núcleo de personagens. Com duração de até 30 episódios, poucas são as que ultrapassam essa marca ou até são renovadas para a segunda temporada, como o dorama Love Alarm. Os doramas são histórias curtas e mais enxutas, episódios em média 40 minutos, outros chegam a 1 hora.

 

1. A garota certa | Ela é única | She Is The One | 全世界都你

Saindo do forno no ano de 2021, o dorama conta com 24 episódios com duração em média de 38 a 40 minutos. O ator Peizitian, que na série se chama Wen Jinchen, é um executivo de alto prestígio, forçado pelo seu avô a se casar com Yuan Sya que foge do casamento e sua irmã gêmea Yan Yueyue, interpretada pela atriz Li Nuo, é obrigada a se casar com Jinchen no lugar de Sya. No dia do seu casamento Yueyue acaba fugindo e roubando o carro em que Jinchen estava.

A série conta com diversos momentos hilários de Jinchen e Yueyue. Após Jinchen tomar conhecimento que a garota que roubou seu carro aparentemente seria Sya, ele não informa de imediato quem ele era, pois escutou ela falando de que se fosse se casar, seria apenas por amor.

Jinchen decidiu conquistar Yueyue/Sya e então ele se passa por duas pessoas, pelo velho que Yueyue pensará que sua irmã se casaria e pelo seu ‘’Mestre” que a ajuda sempre com o que precisa. O melhor desse dorama é que você não acaba 'shippando' ela com o cara errado.
Entre idas e vindas, o casal nos rendeu diversos momentos meigos e engraçados, sem contar o elenco que complementa cada pedaço desse dorama, vale a pena assistir.

Trailer oficial do dorama 'Ela é a Única'. (Vídeo: Reprodução/ YouTube/ YoYo Teatro Portuguese)

2. Jardim de Meteoros | Meteor Garden 

Para quem gosta daquele dorama que conta a história de amor de escola, esse é maravilhoso. Lançada em 2018 e no cartaz da Netflix, Jardim de Meteoros conta a história de Dong Shancai, interpretada por Shen Yue, que aos seus 18 anos entrou para o curso de Nutrição que tanto desejava na Universidade Ming De, com seus dois melhores amigos.

Shancai sempre foi uma garota forte, assim que entra na faculdade, em uma série de eventos, ela se depara com o F4, um grupo famoso de jogadores de 'bridge' da universidade: Dao Ming Si, interpretado por Dylan Wang, HuaZe Lei, interpretado por Darren Chen, Feng Mei Zuo, representado por Connor Leong e Xi Men Yan, consequentemente por Caesar Wu.

Shancai se apaixonou logo pelo doce 'Lei' que tocava violino perfeitamente, porém tinha um amor que deixou para viver seu sonho em outro país. Sempre discutindo com 'Si', Shancai nunca abaixa sua cabeça para o líder do F4, que acaba se apaixonando pela garota.

Jardim de Meteoros foi o início para os relacionamentos sem futuro para mim (escutem uma risada de fundo), eu comecei a 'shippar' errado, quem nunca, certo? Mas ao longo da história, você acaba apaixonada (o) por Shancai e Dao Ming Si.

Uma cena que me deixou animada foi quando Si pede comida no negócio dos pais de Shancai e a força a levar, e ele acaba jogando a comida nela depois que ela o chama 'parasita'. No outro dia, Shancai chega a Universidade e lhe dá uma 'voadora' bem na cara de Si, o deixando desacordado, ela olha o grupo e o seu oponente e afirma que não se deixará ser intimidada por ninguém, essa ganhou meu respeito.

Jardim de Meteoros possui 48 episódios com 40 minutos. Eu chorei, ri e briguei com a Shancai, é uma história leve e bem apaixonante.
 

'Si' abraçando 'Shancai' depois dela deixar ele a esperando na neve, ela pensava que era mais uma das humilhações dele. (Foto: Reprodução/ Netflix)

'Si' abraçando 'Shancai' depois dela deixar ele a esperando na neve, ela pensava que era mais uma das humilhações dele. (Foto: Reprodução/ Netflix)


3. Estar Com Você | 好想和你在一起 Be With You

"Estar com você" é um dorama chinês lançado em 2020. O dorama conta a história de Qi Nian, interpretada por Zhang Ya Qin e Ji Yan Xin, interpretado por Ji Xiao Bing. Qi Nian é uma cartunista e 'webtonista' de romance masculino, porém com uma mudança no local onde ela trabalha, a mesma teve que mudar para o feminino, com um jeito muito diferente e pouco romântico de escrever, Qi Nian teria que mudar ou perderia o seu emprego.

Em um encontro provocado pelo cachorro de Ji Yan Xin, Qi Nian o conhece. Com uma ajuda extra do animal, eles acabam caindo e se beijando por acidente, passando assim a ser a grande inspiração da cartunista.


Ji Yan Xi 'beijando' Qi Nian com uma pequena ajuda do seu cachorro

Ji Yan Xi 'beijando' Qi Nian com uma pequena ajuda do seu cachorro

(Foto: Reprodução/ www.tumgir.com.br)

Após o encontro, Qin Nian passa a escrever seu romance e para não perder sua inspiração, ela 'persegue' Ji Yan Xin. Ao longo da série, Qi Nian vai ficando cada vez mais próxima de 'Xin' e acaba se apaixonando por ele, porém o mesmo não é nada fácil de se dar.

O dorama passa a se desenrolar quando Qi Nian finalmente conhece seu companheiro de casa, onde eles nunca se encontravam, desde que ele estava de dia em casa e ela estava no trabalho, a noite quando ela estava, ele ia trabalhar, por coincidência ele ocorre de ser o irmão mais novo de 'Xin'. Com seu irmão mais novo apaixonado pela sua garota 'Xin" passa então a dar sinais para Qi Nian de que seu amor é recíproco.

"Estar com você" nunca me iludiu ao ponto de acabar 'shippando' a personagem principal com outro personagem, 'Xin' e Qi Nian acabam dando tão certo juntos que é impossível isso acontecer. Para assistir à série, que conta com 24 episódios de 45 minutos, você baixa o aplicativo da 'We Tv Portuguese'.

4. O Curso da Vida | A River Runs Through it

Eu confesso que passei raiva com essa série. A personagem principal Xia Xiao Ju, interpretada por Hu Yi Xuan, foi transferida de escola por conta do seu irmão mais novo, Xia se viu obrigada a ir para uma escola totalmente nova deixando seus antigos amigos para trás. Em seu novo local de estudo, Xia é forçada a se adaptar e situações constrangedoras trouxeram para ela amigos que duram uma vida.

Cumprindo um dos seus costumes, com seu pai, Xia sai para a rua do seu bairro para comemorar a mudança deles com fogos de artifício, em um dado momento seu pai a entrega o fogo de artifício e por um desastre ela acaba acertando Lu Shi Yi, interpretado por Wang Rui Chang

Assim que entra na escola, além do seu amigo no qual ela quase tocou fogo, ela conhece Cheng Lang, interpretado por Chen Bo Hao, e Qiu Yue Tao, interpretada por Jiang Zhuo Jun. Xia se apaixona por Cheng Lang que apesar de se fazer de sonso o dorama todo, ele tinha consciência de que sua amiga era apaixonada por ele e não fez nada para que ela deixasse de ser, Lu Shi Yi acaba se apaixonando por Xia.

Confesso que a menina é tão lenta que parece até comigo, Lu Shi Yi é apaixonado por ela o dorama todo. Lu Shi Yi me deixou apaixonada por ele.

Com 36 episódios de 30 a 45 minutos no aplicativo do 'Vikki', o Curso da Vida não é só um dorama qualquer, entre as situações dos personagens ele nos traz situações reais e que nos mostra uma lição e como aprender com acontecimentos cotidianos em nossa vida.


Cheng Lang a esquerda, Xia Xao no meio e Lu Shi Yi a direita estendendo a mão para ajudar a garota depois que ela caiu. (Foto: Reprodução/ cynlyn.com)

Cheng Lang a esquerda, Xia Xao no meio e Lu Shi Yi a direita estendendo a mão para ajudar a garota depois que ela caiu. (Foto: Reprodução/ cynlyn.com)


5. Solteiro profissional | Professional Single |

Lançada em 2020, com 24 episódios de 40 a 50 minutos, no aplicativo do 'Vikki', Solteiro profissional conta a história de Qin Shen, interpretado por Deng Chao Yuan, jovem e o melhor aspirante a escultor de sua universidade, focado em seu futuro e em seu sonho, Qin Shen não deixa que um romance o atrapalhe até conhecer Yuan Qian, interpretada por Song Yi Rean.

Yuan Qian é aluna de escultura da mesma sala que Qin, porém ela luta para mudar o curso para pintura, e é em uma dessas atrapalhadas ela conhece Quin, que acaba a derrubando da ponte, mas ao invés de segurar a garota, ele acaba segurando sua escultura. Yuan é salva por Song Siyi, que mais tarde descobrimos ser amigo de infância de Yuan Qian.

Ao longo do dorama, você vai se apaixonar pelo jeito meigo e direto do Siyi que faz questão de falar dos filhos que ele vai ter no futuro com Yuan Qian. A protagonista é um pouco diferente do que estamos acostumadas nesses doramas, Yuan não é a famosa mocinha que precisa sempre ser socorrida, brava e com um quesito elevado, ela tem uma percepção diferente de Qin Shen sobre relacionamentos, porém seu gosto elevado a faz achar sempre um defeito em qualquer cara. A diferença de altura e personalidade acrescenta um nível a mais no casal os deixando mais bonitos.

 
Qin Shen e Yan Qian em uma apresentação da sua turma como esculturas gregas. (Foto: Reprodução/ Twitter/ @millenialwait)

Qin Shen e Yan Qian em uma apresentação da sua turma como esculturas gregas. (Foto: Reprodução/ Twitter/ @millenialwait)


6.  Beleza Verdadeira | True Beauty

Lançada em 2020, Beleza verdadeira é um dorama pequeno com 16 episódios e com duração de aproximadamente 1h10m no aplicativo do 'Vikki'. Im Joo Kyung, interpretada por Moon Ga Young é uma menina ótima, prestativa, mas sofre muito por sua aparência. Em sua antiga escola, ela se apaixonou pelo garoto da cantina, mas a garota mais bonita da escola acabou descobrindo e armou uma armadilha para ela, Im Joo se declara sendo rejeitada na frente de todos e mais uma vez humilhada por sua aparência com um vídeo sendo viral na ‘internet’.

Im Joo, muito desanimada, se vê em cima de um prédio ao ponto de acabar com sua vida. Mas por pura coincidência, esse local é o mesmo que o melhor amigo de Lee Su Ho, interpretado por Cha Eun Woo, se suicidou e Lee Su corre para tirá-la dali. Im Joo não vê seu rosto direito, então acaba pensando que seu salvador era um senhor de idade.

Entretanto, seu pai leva um golpe e perde muito dinheiro, e Im Joo e sua família volta para o seu antigo bairro. A protagonista aprende a se maquiar e cria uma 'máscara' para a sua escola nova, chegando lá ela dá de cara com Lee Su Ho, mas não imagina que ele seja o mesmo homem que lhe salvou. Ao longo do dorama, Im Joo e Lee Su passam por muitas coisas. onde inclusive lembram que se conhecem desde pequenos, uma história que fala muito do amor e da aparência.


Lee Su abraçando Im Joo depois que a escola conhece seu verdadeiro rosto. (Foto: Reprodução/ www.coisasdemineira.com)

Lee Su abraçando Im Joo depois que a escola conhece seu verdadeiro rosto. (Foto: Reprodução/ www.coisasdemineira.com)


7. Minha Garota | My Girl

Lançada em 2020 no aplicativo do 'Vikki', Minha garota tem 24 episódios com duração de cerca de 50 minutos. O dorama conta a história de Meng Hui, interpretada por Li Jia Qi, que quando criança sofreu um pequeno acidente que lhe gerou um trauma para a sua vida, atualmente, Meng Hui sofre de um transtorno dissociativo de identidade, que faz com que ela assuma uma personalidade diferente da atual.

Durante a série, Meng Hui passa por essas alterações quando a mesma tem um desejo e acaba o reprimindo, não tomando conta da sua própria mente, ela assume uma personalidade capaz de lutar para realizar o que quer e só volta ao normal quando tem seu desejo realizado.

Com uma grande cicatriz em seu rosto a lembrando do seu acidente, ela passa a trabalhar como maquiadora e adquirir habilidades que lhe ajudam a esconder sua cicatriz. Shen Yi, interpretado por Zhao Yin Qin, é Diretor executivo de uma empresa que fabrica cosméticos, na qual ele criou por causa de uma situação que ocorreu em seu passado, em que ele feriu o rosto de uma garota, mas não assumiu a culpa.

O destino deles se cruza e descobrimos que Shen Yi foi responsável por ferir Meng Hui. Em uma das suas identidades, ela acaba se assumindo namorada de Shen Yi, ele sem saber quem ela era, apenas aceita por saber da sua base que consegue esconder uma cicatriz profunda. Shen Yi acaba se apaixonando por Meng Hui nos trazendo cenas bem amorosas e engraçadas com seus ciúmes.


Meng Hui acordando de uma das suas identidades. (Foto: Reprodução/ aminoapps.com)

Meng Hui acordando de uma das suas identidades. (Foto: Reprodução/ aminoapps.com)


8.  Cinzas do amor | Ashes of Love

Lançada em 2018, com 60 episódios com duração de 45 minutos, pode ser assistida no aplicativo do 'Vikki'. Cinzas do amor ocupa um lugar muito importante na minha lista de doramas inesquecíveis, adoro fantasias, mas são poucos os doramas desse gênero que eu realmente gosto. Jin Mi, interpretada por Yang Zi, é filha da Divindade das flores e do Imortal das Águas.

Antes de morrer, a Divindade das flores descobre que, quando adulta, sua filha sofrerá uma grande provação no amor. Assim, ela dá a menina uma pílula mágica que a impede de amar e coloca as outras fadas para nunca lhe deixar sair para outros mundos. Quando cresce, Jin Mi se transforma uma fada das flores-de-gelo incapaz de sentir emoção.

Apesar do que sua mãe fez para lhe proteger, seu destino se cruza com o de Xu Feng, interpretado por Deng Lun. Ao longo do dorama, Xu Feng e Jin Mi se apaixonam e assim as outras fadas procuram a afastar dele para que o destino de Ji Mi não se cumpra.

Em um dos diversos desencontros, Ji Mi descobre que o seu pai morreu pelo fogo imortal e acaba acusando e matando o seu grande amor Xu Feng. Logo depois, Xu Feng renasce como o Lorde Demônio causando uma grande guerra entre os outros mundos. Cinzas do amor dá um baque e literalmente transforma quem pensamos ser o mocinho em vilão e eu não falo de Xu Feng.


Xu Feng e Ji Mi se beijando no jardim do seu palácio. (Foto: Reprodução/ Aminoapps.com)

Xu Feng e Ji Mi se beijando no jardim do seu palácio. (Foto: Reprodução/ Aminoapps.com)


9. A Lenda do despertar | Legend of Awakening

Lançado em 2020, A Lenda do despertar possui 48 episódios com cerca de 45 a 50 minutos no aplicativo do 'Vikki'. O dorama conta a história de um mundo cheio de forças sobrenaturais, os seres deste mundo possuem habilidades mágicas, e academias de escolas surgem e ensinam a estes jovens como controlar seus poderes e a desenvolver outros.

Lu Ping, interpretado por Chen Fei Yu, é um jovem fora do comum, que possui todas as habilidades mágicas deste mundo. Trancafiado por conta do seu potencial, ele conhece Su Tang, interpretada por Deng En Xi, que assim como Lu Ping está presa. O protagonista acaba fugindo e levando Su Tang com ele.

Um chefe de uma academia pouco renomada aceita os irmãos, onde eles descobrem que foi esse mesmo homem quem os salvou anos atrás. Ao longo da série, novos personagens surgem e um enredo envolvente aparece, tem romance, tem luta e tem ação tudo junto.


Lu Ping e Qin Sang par romântico dele no dorama. (Foto: Reprodução/ Pinterest)

Lu Ping e Qin Sang par romântico dele no dorama. (Foto: Reprodução/ Pinterest)


10. Well-Intended Love, 1ª temporada

Lançada em 2019, o dorama conta com 20 episódios com duração de 45 minutos, e há duas temporadas, porém cada uma com um enredo diferente, permanecendo só o nome dos personagens. Este foi o primeiro dorama que assisti e também o responsável pelo meu vício nessas pequenas séries.

Xia Lin, interpretada por Wang Shuang, é uma atriz que descobre que está com leucemia, mas o seu destino se cruza com Ling Yi Zhou, um empresário que é o único compatível com ela. Sendo ele sua esperança, ela o pede para ser seu doador, mas para que isso aconteça, ela terá que passar um tempo casada com ele para que o mesmo atenda ao pedido da sua avó.

Ao longo da trama, Ling Yi Zhou se apaixona por Wang Shuang, mas esconde um grande segredo da mesma que fica transtornada ao descobrir. A  primeira temporada se encontra na Netflix.


Xia Ling após descobrir o grande segredo que o seu amor Ling Yi Zhou esconde dela. (Foto: Reprodução/ emperfeitojuizo.blogspot.com/2019/)

Xia Ling após descobrir o grande segredo que o seu amor Ling Yi Zhou esconde dela. (Foto: Reprodução/ emperfeitojuizo.blogspot.com/2019/)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »