Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/06/2019 às 21h45min - Atualizada em 23/06/2019 às 21h45min

O sonho acabou: Brasil perde para a França e está fora da Copa do Mundo

Seleção leva partida para a prorrogação, mas gol de Henry classifica as francesas

João Felipe Carvalho - Editado por Paulo Octávio
Seleção lutou até o fim, mas acabou eliminada da Copa do Mundo (Foto: FIFA/Reprodução)

O Brasil tentou, bateu de frente com o favoritismo da França, mas o desfecho não foi dos melhores. No Stade Océane, em Le Havre, a Seleção foi derrotada pelas anfitriãs por 2 x 1 e deu adeus à Copa do Mundo nas oitavas de final. O gol que deu a vaga às francesas saiu na prorrogação, dos pés de Henry, enquanto Gauvin e Thaisa marcaram durante o tempo normal.

1° TEMPO

Com o incentivo de grande parte dos 23 mil torcedores presentes, a França foi para o jogo com a linha defensiva adiantada e pressionou o Brasil logo nos primeiros minutos de partida, quando forçaram duas cobranças de escanteio. Em ambas, a goleira Bárbara interveio e salvou as brasileiras. Aos 8’, saiu a primeira finalização do Brasil. Porém, Marta mandou, sem perigo, para fora. Dois minutos depois, Le Sommer, em cobrança de falta, também não assustou a goleira.

Aos 22’ de jogo, um susto na Seleção Brasileira. Em cruzamento de Diani, Bárbara saiu de forma estranha e dividiu forte com Gauvin, que mandou para o gol. A força do impacto foi grande a ponto de deixar ambas as jogadoras no chão por alguns segundos. Após consulta ao VAR, que levou quatro minutos, a árbitra Marie-Soleil Beaudoin anulou o gol, alegando falta cometida pela atacante francesa.

O gol anulado elevou a temperatura da partida. A goleira Bárbara sofria vaias a cada toque na bola. Em campo,  a intensidade de cada dividida aumentava. Em uma dessas, Renard atingiu Debinha de forma acintosa e levou amarelo. Aos 43’, Cristiane invadiu a área pela esquerda e forçou Bouhaddi a fazer boa defesa com os pés. A França respondeu nos acréscimos, com Majri mandando por cima do gol de Bárbara.

2° TEMPO

As duas seleções voltaram sem alterações entre as jogadoras, mas sim no estilo de jogo. A treinadora francesa, Corinne Diacre, decidiu adiantar ainda mais a linha defensiva. Com a equipe no campo adversário, o gol saiu. Aos 6’, Diani, novamente, avançou pela esquerda e cruzou, dessa vez, rasteiro. A mesma Gauvin, presente no gol anulado, entrou livre, completou para as redes e tirou o zero do placar. O resultado adverso levou as brasileiras ao ataque. Logo aos 9’, após cruzamento de Marta, a cabeçada de Cristiane só não entrou em razão de desvio providencial de Bouhaddi. No lance seguinte, as anfitriãs assustaram em chute de Le Sommer, que desviou em Gauvin e saiu.

No lance seguinte, o Brasil chegou ao empate. Em jogada de Debinha pela esquerda, a atacante mandou para a área. Renard cortou mal e Thaisa empatou o jogo. A bandeira Yee Sing até levanta a bandeira, mas após nova intervenção do VAR, o gol foi validado. A França tentou voltar rapidamente à vantagem do placar, mas Le Sommer errou a cabeçada na frente de Bárbara. O Brasil respondeu com roubada de bola de Debinha, que finalizou sem perigo para Bouhaddi. A última chance do tempo normal foi de Bia Zaneratto, que após receber de Debinha, escorregou e mandou por cima do gol.

PRORROGAÇÃO

Após empate durante os 90 minutos, a partida foi para a prorrogação. E logo nos primeiros minutos, uma baixa para a Seleção Brasileira. Cristiane sentiu fortes dores e deu lugar à Geyse. A França se mostrava mais inteira no jogo e chegava com perigo. Mbock Bathy não alcançou bola escorada para a área. Logo depois, Bárbara trabalhou em cabeçada de Diani. Mas o lance mais perigoso da primeira etapa do tempo extra foi da equipe de Vadão. Debinha arrancou em velocidade, saiu na cara de Bouhaddi e só não virou a partida devido à uma recuperação de Mbock Bathy, que chegou a tempo e salvou as francesas.

Após a troca de campo, veio o golpe fatal. No primeiro minuto, a principal arma da França durante todo o torneio, a bola aérea, resultou no gol da vitória francesa. Majri cruzou e Amandine Henry se antecipou às zagueiras e finalizou sem chances para Bárbara. Quem esperava uma investida mais forte do Brasil, assim como foi após o gol francês no tempo normal, se surpreendeu com as Le Bleus mantendo a bola no campo de ataque e chegando com intensidade, como em investida de Diani, na qual Bárbara impediu o gol com um toque providencial. E foi assim até o momento em que Marie-Soleil decretou o fim de jogo e, também, da participação brasileira na Copa do Mundo 2019.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Classificada, a França aguarda o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Espanha, que se enfrentam na segunda-feira (24), em Reims, às 13h (horário de Brasília). A partida das quartas de final será na sexta-feira (28), às 16h, no Parc des Princes, em Paris. Já o Brasil está eliminado da competição.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »