Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/02/2022 às 21h26min - Atualizada em 01/02/2022 às 23h03min

Morre Isaac Bardavid, dublador brasileiro do personagem Wolverine

Bardavid estava internado desde o final de janeiro devido a um enfisema pulmonar e morreu nesta terça

Tailane Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Instagram/Reprodução
O Brasil perde uma de suas vozes mais queridas! Isaac Bardavid, famoso por emprestar sua voz ao amado anti-herói Wolverine, faleceu nesta tarde de terça-feira (1), aos 90 anos. Apesar de ter apresentado melhora em seu quadro respiratório, como comunicado em seu Instagram oficial, após ter sido internado no Rio de Janeiro, o dublador não resistiu, seu sangue ficou ácido e o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas seu corpo estava cansado demais para suportar.

A morte foi confirmada pela família do artista que prestou homenagens em um comunicado oficial, 
também por meio do Instagram. Acompanhe a postagem:


Alguns amigos também prestaram suas homenagens e lamentaram a perda de um grande profissional. Garcia Junior, que trabalhou com Bardavid dublando He-Man, postou em seu Instagram uma foto do amigo com a legenda: “Nada a dizer além de "obrigado por tudo"!!!”. Já Wendel Bezerra, o querido Bob Esponja, compartilhou uma foto ao lado de Bardavid, no Instagram, com a legenda: "Que honra foi ter conhecido e celebrado o grande Isaac Bardavid em vida. Obrigado por tudo, mestre".

Além de Wolverine, Isaac Bardavid também deu a voz a outros personagens queridos da infância de muita gente, como Philoctetes, o sátiro ranzinza da animação Hércules (1997), Tigrão, de Ursinho Pooh e o vilão Esqueleto, de He-Man. Mas ele não ficou apenas nas animações, também dublou personagens clássicos do cinema, como o deus nórdico Odin, da Marvel, e o temido Freddy Krueger.



Apesar de uma grande bagagem de personagens dublados, não é segredo para ninguém que Wolverine é um de seus favoritos, tendo acompanhado-o por mais de 20 anos. Começou em 1994, no desenho dos X-Men, e conclui sua passagem no filme Logan (2017), último do ator Hugh Jackman no papel, o qual conheceu em 2017, no programa The Noite com Danilo Gentili.

Bardavid também era ator e fez participações em algumas novelas, como Escrava Isaura (1976) e O Cravo e a Rosa (2000). Seu papel mais recente foi como Álvaro, em Carcereiros (2021), da Globo. Além disso, o artista gostava de escrever e chegou a publicar o livro “Versos Adversos”, em 2016. De acordo com o comunicado oficial de seu falecimento, outro livro está para ser lançado em breve.

O dublador deixa para trás família e amigos, mas mais que isso, deixa um legado que não será esquecido, além de uma legião de fãs que ama e admira o seu trabalho.

Lamentamos a perda de um artista tão querido e desejamos força para toda a família. Um adeus ao nosso eterno Wolverine.

REFERÊNCIAS
ISAAC BARDAVID. 90 anos, 11 meses e 19 dias. Niterói, 01/02/2022. Instagram: @isaacbardavidoficial. Disponível em: instagram.com/p/CZq9Lpp66P/. Acesso em 01/02/2022.

VIVEIROS, Melissa de. "Isaac Bardavid, o dublador do Wolverine, morre aos 90 anos de idade". Legião dos Heróis, 2022. Disponível em:<
https://www.legiaodosherois.com.br/2022/isaac-bardavid-dublador-wolverine-morre-aos-90-anos.html>. Acesso em 01/02/2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »