Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/02/2022 às 21h09min - Atualizada em 02/02/2022 às 14h31min

Livros e crianças: o elo perfeito

A importância das crianças adotarem o hábito pela leitura

Laís Queiroz - Editado por Andrieli Torres
Reprodução
Quem nunca viajou no mundo da imaginação lendo um bom livro? Como disse o saudoso poeta Mário Quintana: “Ler, é dar asas a imaginação.” E, quem tem imaginação de sobra é a criançada.

Benefícios de se tornar um leitor mirim

"Estimular a leitura desde a infância, nos anos iniciais de sua  alfabetização gera grandes benefícios na vida dos pequenos", é o que diz a professora Domingas Gomes, docente em alfabetização. “A leitura é muito importante porque ela amplia o horizonte das crianças. É uma grande satisfação para o professor ver o aluno foleando ou lendo um livro. Melhora a atenção, interação, criatividade, memória e a linguagem", completa.

A pedra no caminho

Embora, o estímulo traga inúmeros benefícios, a professora Fátima Aguiar docente do pré-escolar II de uma creche, ressalta que, há uma dificuldade muito grande em ter acesso a bons livros, muitos por questões financeiras, outros por falta de estímulo, tanto por parte da escola, como também dos pais ou responsáveis.

Exemplo

Maria Alice é uma garotinha de apenas seis anos de idade e que deixa muito adulto para trás, isso porque, ela já leu mais de 30 livros variados entre os da escola, e os que pede para a mãe comprar. “Eu aprendi a ler livros bem legais com a professora, na escola sabe? Daí desse dia eu não parei mais de querer ter um monte de livro para ler. A mamãe e o papai leem comigo, e isso me deixa muito feliz”.

Dicas de Ouro

As professoras Fátima Aguiar e Dominguas Gomes,  separaram algumas dicas para os pais ou responsáveis, e até mesmo professoras estimularem a leitura:
  • Os pais precisam ser o exemplo. Então ler livros com seus filhos, substituir a compra de um brinquedo por um livro, são pequenas ações que fazem a diferença.
  • Na escola, as professoras podem promover o cantinho da leitura, feira do livro, fazer uma contação de história diferente, para chamar a atenção e despertar a curiosidade das crianças.
  • Existem programas como a Fundação Abrinq e o Leia para uma criança que disponibilizam livros gratuitos.
O elo entre livros e crianças só irá existir, se a família e a escola, caminharem juntas.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »