Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/02/2022 às 14h46min - Atualizada em 04/02/2022 às 14h37min

Locais e atrações para conhecer em Paraty

Paraty, o passado colonial e uma beleza natural.

Maria Fernanda da Silva Santos - Editado por Mayra Cardozo
Igreja de Paraty (Reprodução: Wikipédia)

Lugar que agrada a todos com uma explosão de beleza, arte e tradições, sempre deixando os turistas apaixonados por ser tão mágico e incrível - Paraty é uma cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1667 e preservada pela sua história colonial e suas construções antigas de natureza impecável. A cidade foi construída em volta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e teve a sua economia baseada na cana-de-açúcar e no ciclo do ouro, com um centro composto por casarões e outras igrejas que trazem o estilo de época e fazem todos os turistas imaginarem como foi a vida no passado.

A famosa cidade atualmente é um túnel do tempo para turistas nacionais e internacionais, que são atraídos pelo belíssimo centro histórico, com todas as características do lugar e suas pedras "pés-de-moleque" das ruas. Para passear pelo centro, apenas andando, uma vez que é proibido o trafego de automóveis, o que ajuda a manter um bom estado de conservação.

A cidade tem seus traços únicos nos símbolos maçônicos gravados nas quinas das casas, no mar que invade as ruas próximas ao cais na maré cheia, na visão do mar e das montanhas e na cidade portuguesa. Paraty é rodeada por muita Mata Atlântica, com o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Serra do Mar ao seu redor. Isso faz com que a cidade tenha muita natureza, com suas piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e muitos outros passeios que encantam os turistas e fazem eles quererem voltar.

Para chegar até Paraty, apenas de carro ou ônibus, pela BR-101. Já opções de hospedagem vão de cada turista, pois há a opção de ficar no centro histórico ou aos redores, em bairros próximos ou até mesmo nas praias. Mas vale muito a pena se hospedar nas pousadas do centro, por serem mais rusticas e terem um ar de antiguidade. Se for para Paraty, não deixe de degustar da gastronomia da cidade, com pratos típicos da região, de temperos e sabores únicos.
 
Veja a seguir o que fazer e o que conhecer em Paraty:
 

Passeio de barco
 


Há três opções de passeio de barco - a escuna, os barcos ou a lancha -, ficando à escolha do turista, pois cada um tem propostas e valores diferentes, com destinos para as belas ilhas de Paraty, sem deixar de passar na famosa Lagoa Azul de Paraty.
 

Praias com trilhas
 


Várias praias já estão inclusas nos passeios de barco, porém temos uma infinidade de outras opções que podem ser acessadas de carro/transporte público e trilhas, como o Bairro de Trindade, Praia do Cachadaço, Piscinas Naturais, Ponta Negra, Praia do Sono, entre outras

 

Passeio de Jeep


É um passeio para quem gosta de um pouco de aventura, explorando cachoeiras e alambiques e com degustações de bebidas maravilhosas. Uma cachoeira que costuma estar inclusa no passeio é mais famosa da região, chamada de Tobogã do Tarzan.
 

Free Walking Tour



Para quem gosta de História, esse passeio tem que entrar na lista. Ele conta toda a história e curiosidades da cidade de Paraty e do seu centro histórico, com detalhes de cada cantinho.

 

Caminho do ouro, a Estrada Real


O Caminho do Ouro, ou Estrada Real, é a maior rota turística do país, passando por três diferentes estados – MG, SP e RJ. Em Paraty, é oferecida uma trilha que passa pela Estrada Real, acompanhada de guias e rodeado de Mata Atlântica.

 

Museus em Paraty


Além do centro histórico, a cidade oferece alguns museus. São eles: Casa de Cultura; Igreja de Santa Rita: SESC; Livraria das Marés e Forte Defensor Perpétuo. 

 
Os festivais



Paraty é conhecida como a cidade dos Festivais, sendo essa uma atração forte para os turistas. O calendário de festivais é bem movimentado, e alguns deles são: Páscoa; Festa do Divino; FLIP (feira literária); Festival da Cachaça; Festival Bourbon de Jazz, entre outros.
 
Referências


FREIRE, Ricardo. Paraty. Viaje na Viagem. Disponível em: <https://www.viajenaviagem.com/destino/paraty/>. Acesso em 01 de Fevereiro de 2022.

História. Paraty.com.br. Disponível em: <http://www.paraty.com.br/historia.asp>. Acesso em 01 de Fevereiro de 2022.

Tudo sobre Paraty!. Free Walker Tours. Disponível em: <https://freewalkertours.com/pt-br/tudo-sobre-paraty/>. Acesso em 01 de Fevereiro de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »