Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/02/2022 às 18h03min - Atualizada em 05/02/2022 às 17h44min

Senegal e Egito decidem título da Copa Africana de Nações

Final põe frente a frente Salah e Mané, companheiros de Liverpool e dois principais jogadores do continente na atualidade

Igor Oliveira - labdicasjornalismo.com
Final será o primeiro de três confrontos decisivos que as duas seleções farão até o fim de março. Foto: Reuters
Senegal e Egito se enfrentam na decisão da Copa Africana de Nações, às 16h (horário de Brasília) deste domingo (06). De um lado senegaleses buscam o título inédito, do outro os egípcios, maiores campeões da competição, vão em busca da oitava taça.

Além de colocar em lados opostos Salah e Mané, companheiros de Liverpool que juntos há cinco temporadas já marcaram 242 gols e conquistaram uma Premier League e uma Champions League, a final põe frente a frente duas seleções que irão se enfrentar em março por uma vaga na Copa do Mundo.

A partida terá transmissão exclusiva da TV Bandeirantes.

SENEGAL

Engana-se quem pensa que a seleção senegalesa se resume a Sadio Mané, o elenco de Senegal conta com nomes conhecidos do futebol europeu como o zagueiro Koulibaly, do Napoli, o volante Idrissa Gueye, do PSG, além de Edouard Mendy do Chelsea, que recentemente foi eleito o melhor goleiro do mundo no prêmio The Best da FIFA.


Principal jogador de Senegal, Sadio Mané vem correspondendo às expectativas no torneio, o atacante participou diretamente de gols em todas as partidas do mata-mata. Destaque para a semifinal quando fez um gol e deu passe para outro. Ao todo ele registra três gols e duas assistências no torneio.

Para chegar até a final, Senegal passou sem muito brilho na fase de grupos, venceu Zimbábue e empatou com Guiné e Malaui. No mata-mata, a seleção senegalesa engrenou na competição e venceu com tranquilidade Cabo Verde nas oitavas, Guiné Equatorial nas quartas e Burkina Faso na semifinal.

Provável escalação: Edouard Mendy; Bouna Sarr, Koulibaly, Diallo, Cissé; Kouyate, Nampalys Mendy, Idrissa Gueye; Mané, Bamba Dieng, Diédhiou.

EGITO

A seleção comandada pelo português Carlos Queiroz não poderá contar com Akram Tawfik que se contundiu na estreia do Egito na competição, o goleiro El-Shenawy também está fora após se lesionar nas oitavas de finais. Apesar de não poder contar com o titular da posição, a meta egípcia não é uma preocupação, já que Gabaski assumiu a responsabilidade e foi fundamental para que sua seleção chegasse até a final com defesas em três pênaltis.


O craque Salah vem tendo dificuldades para vencer a forte marcação das defesas adversárias até aqui. Apesar disso ele foi fundamental na campanha até a final, especialmente nas quartas de finais, quando fez um gol e deu passe para outro. No geral ele soma dois gols e uma assistência.

Para chegar até a decisão, o Egito passou em segundo lugar do grupo D após ser derrotado pela Nigéria e vencer Guiné-Bissau e Sudão. No mata-mata, a seleção de Salah e cia precisou pelo menos da prorrogação em todas as partidas. Nas oitavas a classificação sobre a Costa do Marfim veio nos pênaltis; nas quartas, após 1x1 com Marrocos no tempo normal, Trezeguet fez o gol da vitória na prorrogação. Já na semifinal, Gabaski brilhou e defendeu duas cobranças de Camarões, eliminou os donos da casa e classificou o Egito para a final.

Provável escalação: Gabaski; Kamal, Abdelmonem, Hamdi, Fatouh; Elneny, Fathi, Al-Sulaya; Salah, Mostafa Mohamed, Marmoush.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

As duas seleções já se enfrentaram 12 vezes na história, com seis vitórias do Egito, quatro triunfos senegaleses e dois empates.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »