Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2022 às 20h39min - Atualizada em 05/02/2022 às 19h07min

Chega ao fim Snowdrop, o drama Sul-coreano que deu o que falar!

O seriado protagonizado pela vocalista de Black Pink encerrou em janeiro, na Coreia do Sul

Larissa Pessoa - Editado por Ana Terra
Fonte: Drama Fansubs / Reprodução: Google
A trama que começou em dezembro de 2021, conta a história da estudante Eun Young-cho (Kim Ji-soo), da Hosoo Women’s University, que resolve esconder um jovem fugitivo e ferido, Im Soo- Hoo (Jung Hae in). Convencida de que estava ajudando um estudante que protestava, quando na realidade se trata de espião Norte- coreano, algo então começa a surgir entre eles.

Desde seu início a produção esteve carregada de polêmicas em relação a sua representação histórica do período ditatorial no país, a história se passa no ano de 1987, quando a Coreia do Sul estava em processo de democratização e passava por um momento de autoritarismo. Antes mesmo de ser lançada, houveram tentativas de boicote por parte de alguns grupos, que alegavam distorções quanto a representação desse período no país, cerca de 30 petições, incluindo baixo assinados foram enviados a Casa Azul, pedindo o cancelamento da série, ou o boicote a emissora JTBC por permanecer com a produção. Além do cancelamento de alguns patrocínios. Mesmo com os esforços, a Casa Azul não considerou as acusações temerosas acerca da romantização do autoritarismo da época, e concluiu que a trama não continha esse viés.
Fonte: JTBC

Além do impacto político cultural no país, no dia cinco de janeiro a atriz Kim Mi Soo, que interpretava Yeo Jeong- min, estudante ativista da mesma universidade que a protagonista, veio a falecer aos 29 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas o fato ocorreu enquanto o drama ainda estava em exibição e causou choque no público que estava acompanhando a história.
Fonte: JTBC

Mesmo com tantas dificuldades, alterações e atrasos, a trama prosseguiu e se tornou um sucesso de audiência, alcançando segundo a Revista Koreain, 3,4% no último episódio lançado dia 30 de janeiro. Sendo exibida em vários países, no momento está disponível na Disney Plus em alguns países Asiáticos e em breve estará no Brasil pela Star+.
Fonte: JTBC

Se tratando de narrativa, de maneira geral o drama se propôs a exibir os efeitos e manipulações de governos autoritários sejam eles do Norte ou do Sul, embora tenha tocado em assuntos sensíveis e seja puramente ficcional, o roteiro conseguiu fazer dos indivíduos os protagonistas e não organizações ou governos, a temida romantização de fato não foi alimentada. Snowdrop começou barulhenta e terminou coesa com o que propunha, com a junção de romance, ação e drama político que só a Coreia sabe fazer. 

REFERÊNCIAS:
BRITO.Renato. Final de Snowdrop registra 2ª maior audiência desde o início da transmissão. revistakoreain.com.br, 2022.  Disponível em: <https://revistakoreain.com.br/2022/02/final-de-snowdrop-registra-2a-maior-audiencia-desde-o-inicio-da-transmissao/>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022.
TORRES.Leonardo. Por que Snowdrop, o drama com Jisoo do BLACKPINK, é tão polêmico?. portalpopline.com.br, 2022.  Disponível em: <https://portalpopline.com.br/por-que-snowdrop-drama-jisoo-blackpink-tao-polemico/>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022.

Pot G1. Kim Mi- soo, atriz coreana de 'Snowdrop e 'Profecia do inferno', morre aos 29 anos. G1.com, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/01/05/kim-mi-soo-atriz-coreana-de-snowdrop-e-profecia-do-inferno-morreaos-29-anos.ghtml>. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »