Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/02/2022 às 14h49min - Atualizada em 06/02/2022 às 13h31min

Saiba como o Qatar, país que sediará a 22ª Copa do Mundo FIFA, está se preparando para receber os turistas em 2022

A previsão dos organizadores é de que o fluxo de visitantes chegue a 1,5 milhões durante os 30 dias de jogos

Thalita Vizioli - Editada por Victória Silva
visitqatar

Entre o deserto e o mar, o pequeno e próspero emirado, Qatar, se destaca. É o primeiro país do Oriente Médio, e o menor em área e população a sediar a Copa do Mundo FIFA. As expectativas são altas para receber a maior competição mundial de futebol, do dia 18 de novembro a 21 de dezembro de 2022. 

 

A nove meses da competição, o país anuncia ter finalizado todas as obras planejadas, com destaque para a malha de transporte, hospedagens e os oito estádios que sediarão os torneios. Mas desde que foi nomeado como o país sede da próxima Copa do Mundo, durante o Congresso Ordinário da FIFA em dezembro de 2010, o Qatar vem se capacitando.

 

Com a economia baseada na extração petrolífera, muitos trabalhadores são atraídos para a região, o que facilita o desenvolvimento do turismo. Assim, o Qatar tem se tornado o país do Oriente Médio com mais vistos abertos, contribuindo para o fluxo de estrangeiros. Conforme o International Tourism Highlights 2020 Editions, em 2019 o país chegou a receber 2,137 milhões de turistas internacionais nas fronteiras, e com isso faturou 5,442milhões de dólares. Em razão do crescimento do setor turístico, foi possível desenvolver infraestruturas capazes de atrair grandes eventos, como a Copa do Mundo

 

Durante os 12 anos de preparo, ergueu-se Lusail, a moderna cidade construída do zero, com um investimento equivalente a 175 bilhões de reais, pela Qatari Diar, construtora da família real que em um regime monárquico governa a nação. Apoiada no tripé da mobilidade, sustentabilidade e tecnologia, em uma área de 38km², Lusail é composta por 250 mil moradias, tem uma oferta de 170 mil empregos e como meio de transporte oferece um VLT de 33 km de extensão, além de ônibus, ciclovias e táxis aquáticos, segundo o Conselho Nacional de Turismo do Qatar
 

 

Enfatiza-se que essa será a copa da mobilidade, pois com a proximidade entre as cidades sede – Doha, Lusail, Al Rayyan, Al Wakrah e Al Khor – os torcedores devem percorrer um raio de 50km para ter acesso a todos os estádios – Khalifa International Stadium, Rás Abu Aboud Stadium, Al Thumama Stadium; Lusail Stadium; Educativo City Stadium, Ahmad Bin Ali Stadium; Al Janoub Stadium; Al Bayt Stadium – respectivamente, sendo possível assistir mais de um jogo em cidades diferentes no mesmo dia. Assim também, aquele que adquirir ingresso para os torneios, ganhará uma identificação Fan ID, que garante transporte público gratuito até às arenas dos campeonatos, por meio do metrô de Doha, que conecta os oito estádios e o aeroporto internacional de Hamad, principal porta de entrada para o país. 
 

A arquitetura do Qatar une as tradições islâmicas com o melhor do futuro, expressa tanto nas hospedagens –  em que os turistas poderão escolher entre os luxuosos hotéis, o conforto de navios de cruzeiro, ou até mesmo acampamentos no deserto –, quanto nos designs dos estádios de futebol, que inspirados em aspectos culturais da região, também oferecem quartos com vista para o campo.
 

 

Como estratégia mais ampla de transformação digital que visa aumentar o fluxo de viajantes internacionais para o país, o Conselho Nacional de Turismo do Qatar fez o lançamento de um novo site em 11 idiomas. No Visit Qatar é possível explorar um compilado dos melhores atrativos do país, assim como um planejamento de viagem completo. 

 


Referências 

 

A um ano da Copa do Mundo de 2022, Catar tenta mostrar que está pronto. Isto é dinheiro. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/a-um-ano-da/ .Acesso em: 4 fev. 2022.

 

Catar. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/catar.htm .Acesso em: 29 jan. 2022.

 

Catar 2022: Fatos e números de uma Copa do Mundo artificial. ESPN. Disponível em: https://www.espn.com.br/blogs/leonardobertozzi/163291_catar-2022-fatos-e-numeros-de-uma-copa-do-mundo-artificial .Acesso em: 29 jan. 2022.

 

Conheça as cidades sede da copa do Qatar. Guia do Qatar.  Disponível em: https://guiadoqatar.com.br/conheca-as-cidades-sede-da-copa-do-qatar/ . Acesso em: 4 de fev. 2022.

 

Copa do Mundo Qatar. Submarino Viagens. Disponível em: https://www.submarinoviagens.com.br/bora-nessa-trip/copa-do-mundo-qatar-2022/. Acesso em: 4 fev. 2022.

 

Copa do Mundo 2022: a um mês da venda de ingressos, hospedagem é problema para Catar. O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/futebol/copa-do-mundo-2022-um-mes-da-venda-de-ingressos-hospedagem-problema-para-qatar-25335279. Acesso em: 29 jan. 2022. 

 

Home. Visit Qatar. Disponível em: https://www.visitqatar.qa/en/home. Acesso em: 4 fev. 2022.

 

Qatar, que país é esse. Guia do Qatar. Disponível em: https://guiadoqatar.com.br/qatar-que-pais-e-esse/ . Acesso em: 4 fev. 2022.

 

Word Turim Barometer. UNWTO. Volume 19, september 2021. Acesso em: 5 fev. 2022. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »