Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2022 às 17h41min - Atualizada em 07/02/2022 às 17h19min

Free Guy: um filme sobre como assumir o controle de sua própria história

Ação, romance e comédia, o longa estrelado por Ryan Reynolds faz uma homenagem ao mundo dos games

Beatriz Costa Rodriguez - editado por Larissa Nunes
Personagem Guy do filme Free Guy. (Foto: Reprodução / 20th Century Studios).

Depois de muitos adiamentos por conta da pandemia, Free Guy estreou nos cinemas em agosto de 2021 e bateu cerca 1,5 bilhão de reais nas bilheterias do mundo. Meses depois de sua estreia a produção chegou no Star+ dia 26 de janeiro. O elenco conta também com Jodie Comer, Joe Keery, Lil Rel Howery, Taika Watiti ,Utkarsh Ambudkar e a direção de Shawn Levy conhecido por dirigir Stranger Things, Uma Noite No Museu, Doze é Demais e Gigantes de Aço.

 

O filme acompanha a história do Guy, um cara que tem uma vida monótona na cidade Free City, mas o que ele não sabe é que na verdade ele não basta de um NPC que é personagem de um jogo on-line de RPG. Free City é um jogo da empresa Soonami e o chefe desenvolvedor é o Antwan Hovachelik que criou o jogo roubando o código-fonte de Millie e Walter. Por isso Millie decide entrar no game para encontrar evidências de que Antwan usou o código-fonte, que ela escreveu.

Em Free City ela é a  Molotov Girl e chama a atenção de Guy cantando sua música favorita, "Fantasy" de Mariah Carey, e ele começa a se desviar de sua programação e vira um jogador.
 

Guy tenta ajudar Molotova, mas ele é está no nível 1, ela sugere que ele suba de nível, mas Guy não quer machucar as pessoas e ser violento então ele começa a ganhar pontos ajudando as pessoas e sendo um Good Guy. Isso viraliza, e ele se torna sensação na internet sem saberem que ele é um NPC.

Personagens de Free Guy. (Foto: Reprodução / 20th Century Studios).


No mundo real Molotova e seu sócio descobrem que Guy é uma Inteligência Artificial que eles criaram sem querer, e tentam explicar isso para Antwan, mas Antwan quer apenas lançar Free City 2 e cancelar o jogo antigo.


Free Guy – assumindo o controle faz referências à cultura pop com elementos de grandes estúdios como Marvel e Star Wars. Além de retratar os tempos contemporâneos onde muitos gamers fazem ‘lives’ na internet para jogar e comentar diversos games, o longa tem participações especiais de influenciadores gamers como Imane “Pokimane” Anys, Lannan “LazarBeam” Eacott, Seán William “Jacksepticeye” McLoughlin, Tyler “Ninja” Blevins e Daniel “DanTDM” Middleton.
 

A construção do mundo virtual que dá vida ao jogo traz um mix de realidade e alta tecnologia na qual vemos pelo ponto de vista de Guy. E a fotografia chama a atenção pelo excesso de cores vibrantes e ótimos detalhes gráficos, dignos de um jogo de verdade. Ao adentrar na perspectiva do mundo real, o jogo ganha desenhos gráficos típicos de videogame de computador em que acompanhamos os avatares comandados pelos seus usuários.

 

Logo Free Guy é um filme que apesar de ser baseado no jogo GTA e se passar em um videogame extremamente violento, não glorifica violência. O longa traz uma reflexão profunda sobre individuação, pertencimento e responsabilidade. Acima de tudo, uma história sobre quebrar barreiras (mesmo que aqui sejam simbolizadas por simples óculos escuros) e "assumir o controle" de sua própria história.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »