Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 14h45min - Atualizada em 07/02/2022 às 21h52min

Elza Soares: uma mulher a frente de seu tempo

Conhecida por suas músicas marcantes, Elza também era vista como uma mulher a frente de seu tempo

Vítor Neves - Revisado por Isabelle Marinho
Elza Soares em ensaio fotográfico. (Foto: Reprodução: Folha Online)

Na semana do dia 31, vereadoras da Bancada Feminina do PSOL, de São Paulo, protocolaram um projeto em homenagem a Elza Soares, que morreu no último mês de causas naturais. Esse projeto visa premiar mulheres negras e suas músicas.

Elza Soares foi, sem sombra de dúvidas, uma das vozes de mais importância do Brasil. Dona de uma voz inigualável, em vida, flertou por diversos gêneros musicais como por exemplo, samba, jazz, samba-jazz, sambalanço, bossa nova, MPB, soul, rock e música eletrônica.

O projeto que tem a intenção de homenagear apenas mulheres negras deve acontecer de forma anual e com forte destaque no cenário musical dessas mulheres. A bancada de vereadores, responsável por essa homenagem a Elza Soares, é formada por Silvia Ferraro, Paula Nunes, Carolina Iara, Dafne Sena e Natália Chaves.

A frente de sua época, Elza sempre demostrou ser uma mulher forte e guerreira, prova disso, foi o jus que fez a uma de suas músicas “me deixe cantar até o fim”. A cantora que fazia questão de cantar músicas carregadas de sentimentos e mensagens a quem as escutava. Seus últimos trabalhos, por exemplo, foram “Planeta da fome” e “Deus é uma mulher”.


Clipe de Mulher do Fim do Mundo. (Reprodução: Canal oficial do YouTube)

Mesmo vindo de uma geração extremamente conservadora, Elza sempre demostrou ser superior a isso e, até mesmo, fez muitas pessoas não gostarem dela por isso. Aos 91 anos de idade, Elza vibrou quando o nome de Linn da Quebrada (mulher trans, confinada pelo grupo camarote no BBB) foi confirmada no programa. Em seu Twitter, a cantora havia dito “Minha Linn entrou no @bbb. Arrebenta, menina. Te amooooo @linndaquebrada.”

Outra participante que Elza não negou os elogios, foi Maria, cantora de algumas versões do Poesia Acústica. “Gentem, já estou me vendo no BBB. Me enxergo inteirinha na maravilhosa Maria. E esse piercing igual a minha pinta da boca?! Amooo. Mulher, preta, artista, do subúrbio. E olha euzinha ali atrás dela no vídeo. Sucesso no programa, my love”, afirmou Elza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »