Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 14h20min - Atualizada em 07/02/2022 às 19h24min

Gabriel Freitas: uma nova promessa do sertanejo

Gabriel é apaixonado pela música desde moleque, compartilhando do mesmo amor do pai, ele agarra esse sonho que é tão dele quanto da figura paterna.

Vanessa Morais - Revisado por Isabelle Marinho
Gabriel Freitas cantando no 'EU, TU, ELES BAR' no dia 02 de fevereiro de 2020 (Foto: Reprodução/ Instagram: @pandora.fotografia)
Kennedy Inácio de Freitas de Sobrinho nasceu no dia 16 de novembro de 1996, em São Paulo. Quando criança, ele foi morar com sua mãe na cidade de Independente no Ceará, lá participou de uma Banda 'Léo & Enzo', com a saída do Enzo, Gabriel entrou. O cantor retornou a São Paulo para morar com seu pai aos 17 anos.

Torcedor do São Paulo e filho de Antônio Sobreira e Ana de Freitas, Kennedy acabou adotando o nome artístico de 'Gabriel' Freitas e atualmente mora no bairro da Vila Brasilina em São Paulo. Gabriel era uma criança como qualquer outra, muito amável com os animais e amava futebol, porém o seu maior amor sempre foi a música e ele nos contou um pouco de como foi sua infância musical.

 
"Minha infância foi muito boa, eu cresci vendo meu pai cantar, meu pai tentou ser cantor, mas não deu certo. Eu meio que tomei as dores dele, eu amo muito o meu pai e queria dar esse orgulho pra ele. Meu pai é a grande razão de eu cantar", nos conta.

Antônio Sobreira tem 45 anos, é comerciante e pai do Gabriel, ele se apaixonou pela música sertaneja em 1991, quando a dupla Zezé di Camargo & Luciano lançou seu primeiro álbum 'É o amor'. Quando chegou em São Paulo, Antônio tentou ser cantor e até montou uma dupla, que infelizmente acabou não dando certo. O comerciante chegou até a participar do programa do Raul Gil 'Quem Sabe Canta'.
 
"Quando eu vi que o Gabriel estava seguindo os meus passos foi uma alegria muito grande. É um sonho nosso, esse sonho tá vivo ainda, era o meu sonho e agora é o do Gabriel e isso não deixa de ser o meu também', disse Antônio.
O amor de Antônio pela música e pelo sertanejo acabou sendo passado para o filho. Aos cinco anos, Gabriel já cantava nas festas e churrascos realizados na casa de sua família. Sendo influenciado pelo pai, Gabriel iniciou sua carreira aos 12 anos e foi no restaurante de Antônio 'Mansão da pizza' onde ele fez a sua apresentação para o público, foi o lugar em que ele sentiu pela primeira vez o gosto e o amor pela música.
 
"Eu cantei e assim que terminei todo mundo começou a me aplaudir, aquilo me encheu os olhos, eu me encantei. Eu quase chorei de nervoso lá", brinca o sertanejo.
Todo o começo é difícil, toda a carreira tem sua dificuldade e isso tudo piora quando não se tem um apoio forte ao seu lado, o que felizmente o cantor tem. Aos 25 anos, ele mora com sua madrasta, sua irmã Larissa e seu pai que é o maior incentivador de sua carreira. Antônio nos contou um pouco dessa relação de pai e filho.
 
"A gente não é só pai e filho, a gente é pai e filho, é amigo, é parceiro, é tudo. Eu e o Gabriel temos uma relação muito forte, é uma relação que não tem como explicar'", nos conta Antônio sorrindo.

Geralmente a rotina de 'shows' do cantor começa na quarta-feira e vai até o domingo. A agenda é aberta semanalmente, existem os locais fixos mas também aparecem outras casas de 'shows', restaurantes e bares em que ele possa tocar.

Foi em um desses locais de 'show' que ele conheceu o seu assessor Anderson de Souza e seu sócio e diretor de imagem Guilherme Barbosa. Após se encantarem com a voz e simpatia de Gabriel, eles o procuraram e firmaram uma parceria.

 
"Eu estava bebendo em uma 'tabacaria' e tenho um ouvido legal para o sertanejo pelo fato de ter sido criado nesse meio. Depois eu o procurei para ajudar ele com um clipe e já vamos para o nosso sexto projeto juntos. Hoje, somos amigos e isso é muito mais importante que qualquer relação profissional", disse Guilherme.
Guilherme Barbosa também nos conta como foi o processo de criação das três músicas autorais do Gabriel e do seu novo projeto em andamento, o 'SAIDEIRA'.
 
"A gente sempre conversa e sempre chega a uma conclusão direta, pelo fato da gente estar começando, não dificultamos e usamos símbolos, brasões ou algo do tipo", disse Guilherme. "A ideia do 'SAIDEIRA' partiu do Gabriel. O cenário foi a casa do meu tatuador e admirador da música sertaneja (Wagner Maximus), ajudei o Gabriel na escolha do repertório, e escolhemos fazer algo mais intimista até pelo protocolo da COVID-19. A gravação só envolveu os profissionais, escolhemos assim para dar um conteúdo legal e sem aglomerações", complementa Guilherme.

O projeto denominado 'SAIDEIRA' foi lançado no dia 12 de janeiro de 2022. Com todo um conceito por trás, o projeto que já conta com três vídeos no canal do YouTube de Gabriel já reuniu cerca de 3 vídeos. Com o nome e a ideia inspirados no final de show, que é denominado de 'SAIDEIRA' no qual as pessoas pedem músicas antigas e específicas surgiu essa grande proposta.

Em entrevista, o cantor menciona que o nome também surgiu de outra inspiração de quando a galera chama para beber 'vamos tomar uma saideira'. Além desse projeto, ele conta com três músicas com clipes gravados postados em seu canal no YouTube, e nos conta um pouco sobre o processo de criação de suas músicas.

 
"O processo é muito avulso. Eu tenho muitas músicas gravadas, porém vou falar das três que já gravamos o clipe e tudo. Quando eu compus a 'Seu Passado', eu tinha apenas 15 anos e simplesmente resolvi parar e escrever uma música, imaginei uma história em minha cabeça e fiz. Tem base? Eu sabia lá o que era sofrer", brinca o cantor " Já quando eu fui compor a 'a gente faz amor' foi diferente, eu queria uma música mais dançante, já que a primeira tinha sido muito romântica. A 'trouxa demais' foi uma coisa engraçada, eu passei um mês ou dois e quando ia deitar vinha na minha cabeça 'trouxa demais' e era só isso, então tive que fazer uma música, eu parei e fiz em meia hora", complementa Gabriel.

Primeira música do cantor, 'seu passado' foi a primeira que ele escreveu e por isso ele resolveu gravar por ter um sentimento especial por trás. (Reprodução/ Youtube: Gabriel Freitas Cantor)


Apesar de não ser famoso, Gabriel conta com alguns fãs clubes, feito em homenagem ao cantor. Todos sabemos o quão importante são os fãs na vida de uma artista, seja ele por estar começando ou quando já está no topo e em entrevista a dona de um dos fãs clubes do cantor comenta a importância dele em sua vida.

"Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada, e isso às vezes me deixa bem debilitada, o Gabriel chegou em um momento crucial em minha vida. Eu estava sem dormir direito e com muitas coisas acumuladas, problemas em quase todos os âmbitos em minha vida, e a voz dele me devolveu a paz que precisava, sabe? Foi como se eu estivesse me afogando em mim mesma, e ele foi a minha âncora", conta a fã do cantor, dona do fã clube 'trevo freitas'.
A relação de fã e ídolo é um sentimento forte e muito puro, o fã não deseja nada em troca, apenas o bem-estar daquele que é seu pilar nos dias ruins e para o cantor isso é uma força muito grande em sua vida e exerce uma influência em sua carreira.
 

"Eu sou apaixonado por fãs, eu não diria fãs, sabe? Acho que essa palavra 'fã' é algo bem distante e que eu nem gosto de usar, eu costumo falar 'pessoas que amo demais e que me acompanham', eu não sou uma estrela, considero elas minhas amigas. Eu sou muito abençoado por ter gente assim que faz fã clube, que vai nos 'shows', que me manda mensagem sobre minhas músicas. Isso é o que me motiva quando eu tenho minhas crises de 'será que eu estou indo pelo caminho certo?', são essas pessoas que não me deixam desistir que me dá alegria", conta o cantor.

Cantor Gabriel Freitas em um dos seus shows cantando 'Batom de cereja' da dupla @israelerodolffo (Vídeo: Reprodução/ Instagram: @GabrielFreitascantor)


Com seu pai sendo o seu maior exemplo na música, Gabriel tem também como um grande ídolo, o cantor Jorge da dupla Jorge & Mateus. Com uma história de família envolvida com a música, ele segue seu legado passando a sua verdade e seu amor para as pessoas através de cada palco em que ele passa.

Atualmente, o cantor não possui vínculo com nenhum contratante e é um cantor independente, mas isso não o impossibilita de futuramente receber alguma proposta de alguma gravadora.
 
"Para contratar o Gabriel, o contratante tem que entrar em contato comigo ou com o pai do Gabriel através das redes sociais, ou o número que se encontra na Bio do Instagram dele. Após o primeiro contato fazemos algumas perguntas e após isso enviamos os valores", conta Anderson de Souza.
Com a sua maior dificuldade sendo expandir mais sua música, ele não deixa de se dedicar em cada projeto apresentado. Ele não se imagina em outro lugar no futuro, de uma coisa ele tem certeza é que estará em cima de um palco cantando, seja ele um palco enorme com milhões de pessoas ou palco de restaurante, bar ou uma casa de 'show'.
 
"Para essa galera que sonha com a música, com essa carreira, você tem que ter muita fé em Deus, ter muita fé em você próprio e acreditar muito no que você faz, além de tudo ser honesto com você mesmo. Se avalia 'meu, eu realmente sirvo para trabalhar com a música?' E se a resposta for sim, só segue", finaliza Gabriel.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »