Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2022 às 19h59min - Atualizada em 09/02/2022 às 16h57min

Intercâmbio au pair - O melhor jeito de passar um ano na Europa gastando pouco

O programa de intercâmbio au pair requer baixo investimento e oferece imersão completa na cultura do país de destino

Thainá Souza - Editado por Mayra Cardozo
Fonte: Kamaji Ogino / Divulgação: Pexels
Fazer uma viagem de intercâmbio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, nem todos têm a possibilidade de realizá-lo, sendo que a principal barreira é o alto custo. É necessário comprar passagem, reservar a estadia, comprovar um número de reais em conta - fora outras despesas do dia a dia. Algumas agências chegam a cobrar 30 mil reais por alguns meses de intercâmbio em países como Canadá, Holanda ou Inglaterra, uma realidade que certamente não contempla boa parte da população brasileira.

Mas, apesar de essa ser a realidade mais conhecida, existem programas que oferecem uma alternativa mais barata e ainda assim segura de embarcar nessa viagem - é o caso do programa de au pair.

 

O que é o Au pair?

 
O programa de au pair é um intercâmbio cultural em que jovens, em sua maioria mulheres de 18 a 30 anos solteiras e sem filhos, moram no país de destino com uma família nativa. Em troca, elas auxiliam a família no cuidado dos filhos.

Além da moradia, a au pair tem direito à alimentação, um valor mensal (conhecido como pocket money) e o auxílio com outras despesas, como transporte e internet móvel, além de um período de férias remuneradas ao final do primeiro ano. E o fato de não ter que arcar com essas despesas é o que torna o intercâmbio de au pair muito mais barato do que os outros modelos convencionais.

 

EUA x Europa

 
O destino mais conhecido para pessoas que buscam o programa de au pair regulamentado pelo governo são os Estados Unidos. Porém, esse  também é o país mais exigente, considerando-se os requisitos exigidos. Para ser uma au pair lá, é preciso ter no máximo 26 anos, carteira de habilitação e experiência comprovada no trabalho com crianças.

Já no caso da Europa, os países são mais flexíveis nas exigências e, segundo as próprias au pairs, o intercâmbio é mais vantajoso. “Na Europa é mais um intercâmbio cultural para aprender um novo idioma. Não exige fluência na língua, experiência prévia ou carteira de motorista”, conta Jaqueline Kleemann. Jaqi, como é conhecida, é ex-aupair e oferece mentoria para futuras intercambistas. “Nos EUA o intercâmbio de au pair é mais mão de obra barata. Aqui você trabalha de 18 a 30 horas semanais e ainda tem opção pós aupair de cursas universidades gratuitas, coisa que nos Estados Unidos não dá”, explica ela.

O investimento para ser au pair na Europa é mais baixo do que nos Estados Unidos, pois, como não é necessário contratar os serviços de uma agência, as despesas se resumem à passagem aérea e algumas taxas administrativas. Além disso, a facilidade de viajar para outros países do continente é um ponto a se considerar.

 

Alguns países onde o visto de au pair é regularizado para brasileiras:
 

  • França
  • Holanda
  • Alemanha
  • Luxemburgo
  • Bélgica
 
Referências:

O Programa Au Pair. Cultural Care Au Pair, 2022. Disponível em: <https://www.culturalcare.com.br/seja-uma-au-pair/o-programa-au-pair>. Acesso em 08/02/2022.

Qualificações de uma Au Pair. Cultural Care Au Pair, 2022. Disponível em: <https://www.culturalcare.com.br/seja-uma-au-pair/requisitos-qualificacoes-> Acesso em 08/02/2022.

Programa de Au Pair. AuPair.com, 2022. Disponível em: .  Acesso em 08/02/2022.

GARCIA, Heloisa. Au Pair na Europa: veja como funciona, quanto se ganha e se vale a pena. Euro Dicas, 2019. Disponível em:  . Acesso em 08/02/2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »