Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2022 às 10h37min - Atualizada em 09/02/2022 às 17h26min

O maior prêmio do Big Brother: influência digital

Ana Lara Venturini - Revisado por Isabelle Andrade
BBB 22 (Foto: Reprodução / Divulgação BBB)

Um milhão e meio de reais. Todo mundo adoraria ter a chance de ganhar esse dinheiro e é impossível olhar para toda essa quantia e não desejá-la. Esse é o valor do prêmio do Big Brother Brasil que funciona como grande um incentivo a mudar de vida e, assim, o maior atrativo para ser um dos participantes, ou não? Obviamente esse dinheiro é muito desejado, porém todos sabem que é muito difícil ser o vencedor do programa para ganhar esse dinheiro.

É preciso analisar que o Big Brother é inegavelmente um grande lançador de famosos na mídia e com o mundo atual das redes sociais, ao entrar no programa os participantes automaticamente já ganham um enorme número de seguidores por conta dos altos níveis de audiência e, na era digital, seguidores são uma moeda muito valorizada. Paralelo a isso, nas redes sociais a nova profissão de influenciador digital está em alta e é um mercado de milhões, especialmente para aqueles com muitos seguidores.

Desse modo, atualmente, o maior atrativo real para a entrada no programa é outro: a carreira que pode ser construída aqui fora após a saída. O grande número de seguidores nas redes torna os brothers candidatos a serem influencers, o que muitas vezes pode render até mais do que o valor do prêmio com as parcerias e publicidades. Por isso, muitos deles almejam conseguir contratos com empresas fora da casa e fazer seus milhões aqui fora trabalhando com o marketing de influência.



 

Marketing de influência é basicamente a utilização da forma natural de se comunicar com um público para vender produtos, e as pessoas que fazem essa comunicação são figuras públicas conhecidas e respeitadas pelos consumidores. Se você confia na opinião de alguém, facilmente você se torna influenciável por ela, e essa é a posição dos influenciadores: promover ações que direcionam seus seguidores para uma marca ou produto específico, pois nada vende mais que um bom relato de experiência própria. E, partindo do pressuposto de que esse influencer deve ter muitos seguidores, as vendas da marca aumentam e assim a internet consegue movimentar milhões de reais com essa parceria, visto que a marca pode pagar muito dinheiro por apenas um post do influenciador.

Comprovando essa situação, a famosa cantora Anitta falou sobre o caso em seu twitter. “1 milhão e meio de reais não tem mais o valor de compra de antigamente. Esse valor já teria que tá o dobro. Ninguém tá contando com o dinheiro do prêmio. Tá contando com as oportunidades aqui fora”, escreveu Anitta.

Nas últimas duas edições temos vários exemplos do aumento de número de seguidores dos participantes que saíram e acabaram se tornando influencers digitais. Na edição de 2020, o primeiro eliminado Lucas Chumbo possuía 116 mil seguidores antes de entrar na casa e após a final já havia mais de 624 mil. Já Babu Santana tinha 23 mil seguidores em seu perfil quando entrou e saiu com mais de 6 milhões de seguidores. Na edição de 2021, a primeira eliminada Kerline entrou com 56,4 mil e saiu com quase 1 milhão de seguidores, o que indica que mesmo quem fica pouco tempo na casa já tem a chance de se tornar influenciador aqui fora por ter expandido o número de seguidores. Outro grande destaque da edição foi Gilberto, ou Gil do Vigor, que entrou na casa com pouco menos de 10 mil seguidores e saiu com quase 10 milhões.

O maior exemplo dessa situação, no entanto, é de Juliette, vencedora do BBB 21. Ela entrou com pouco mais de 4 mil seguidores e saiu do programa com 24 milhões. Hoje em dia, a famosa se tornou influenciadora de grandes marcas que patrocinam o programa como Americanas e Avon além de muitas outras, e conta com mais de 33 milhões de seguidores no seu Instagram, o que a torna a ex-BBB mais seguida de todas as edições. Durante uma entrevista para o programa “Lady Night”, comandado por Tatá Werneck, Juliette deu a entender que pode já ter ganhado 10 vezes o valor do prêmio, ou seja 15 milhões, e revelou que não tem mais medo de ficar pobre e precisa se esforçar para que isso aconteça.



 

Após o fenômeno que foi Juliette, muitas pessoas não estão entrando no programa para granhar o prêmio pois isso se tornou um objetivo secundário, mas sim, afim de se tornar conhecido e respeitado pelo público para conseguir um bom engajamento na internet e poder trabalhar com isso. O exemplo mais recente foi do primeiro eliminado do BBB 22, Luciano Estevan que, ao ser questionado por Rafa Kalimann no Bate-Papo BBB sobre quantos seguidores ele achava que estava, revelou: "Eu quero muito que tenha pelo menos 500 mil. Pelo amor de Deus, preciso trabalhar para pagar minhas contas, mas estou com muito medo de não passar de 50 mil". Essa conversa comprovou a urgência da necessidade de se trabalhar com a internet hoje e como os ex-brothers almejam esse futuro.
 


Luciano reage ao número de seguidores nas redes sociais após saída do BBB 22. (Reprodução: @bbb - Twitter)



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »