Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/02/2022 às 18h49min - Atualizada em 09/02/2022 às 20h19min

Tour gratuito conta a história do modernismo em São Paulo

Celebre o centenário da Semana de Arte Moderna visitando suas marcas deixadas na cidade

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Pattio do Collegio, no centro velho de São Paulo. (Foto: divulgação/Pátio metrô São Bento)

O Pátio Metrô São Bento realiza aos sábados tour gratuitos pela cidade, mas no mês de fevereiro a programação é especial. No dia 13 de fevereiro à Semana de 22 completa 100 anos e o Pátio programou um tour especial pelo centro velho e o novo da cidade de São Paulo em comemoração. O tour Em Busca dos Modernistas começou no primeiro sábado do mês de fevereiro.

Em Busca dos Modernistas, como as anteriores, acontece todos os sábados às 11 horas partindo da Praça da Colmeia, local dentro da estação São Bento do metrô onde todos deve se reunir para os passeios, mas vale destacar que é importante chegar 30 minutos antes para retirada de senha, no intuito de evitar superlotação. Nos primeiros encontros a procura foi um sucesso então foi prorrogada por por mais três dias, na ultima segunda (28) de fevereiro e nos dois primeiros sábados de março.

Para a guia e criadora do roteiro do tour dos modernistas, Tereza Cristina, a semana de Artes Moderna foi um momento de grande efervescência cultural na história do Brasil “A semana em si tem desdobramentos até os dias atuais. Muito foi feito e há muito a se realizar” diz ela.
 
Tereza, que tamém pertence ao projeto 
São Paulo com Afeto, criou um roteiro especial para apresentar a história dos modernistas no mês do seu centenário “O roteiro foi elaborado com muito carinho visando uma experiência envolvendo a cidade, a literatura, a história, e as marcas que cada um destes Modernistas deixou, de uma maneira dinâmica. Depois desses anos de pesquisa e trabalho com roteiros não vejo São Paulo da mesma forma, e é o que procuro fazer com todos que participam dos meus roteiros” afirma a guia de turismo.
 
O que foi a Semana de Arte Moderna?

A Semana de Arte Moderna foi um evento realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 no teatro municipal de São Paulo. Seu principal intuito era romper com o conservadorismo da época, dar início ao modernismo no Brasil e valorizar os aspectos nacionais. O festival foi palco para escritores, pintores, escultores, músicos e arquitetos. Entre os participantes estavam: Anita Maflatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, John Graz entre tantos outros nomes.
 
Trajeto

– Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento
– Praça Antônio Prado
– Edifício Martinelli
– Rua Líbero Badaró
– Praça do Patriarca
– Rua Álvares Penteado/Edifício Ouro para o bem de São Paulo
– Edifício Triângulo
– Rua Direita
– Viaduto do Chá
– Metrô República
– Biblioteca Mário de Andrade
– Pátio Metrô São Bento

Quando: 05, 12, 19 e 26, 28 de fevereiro e 5 e 12 de março.
Horário: 11h
Duração: 3h aproximadamente
Para o próximo mês ainda não há programação de tour, mas o Pátio Metrô São Bento
 promove tour gratuitas todos os sábados em uma parceria com o grupo de guias Caminhos do Triângulo:  “Uma ação muito importante para a valorização do Centro Histórico de São Paulo através do incentivo ao Turismo, à Cultura e às Artes” afirma a guia Tereza Cristina.

 
 
 
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »