Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2022 às 09h15min - Atualizada em 10/02/2022 às 08h59min

10 podcasts imperdíveis para quem ama viajar

Conheça dicas, histórias e curiosidades de quem vive com o pé na estrada

Isabella Abrão - Editado por Mayra Cardozo
Reprodução: Almanaque SOS
Além de conhecer novos lugares, outro hobby comum dos amantes de viagem é organizar futuros passeios. Para isso, eles pesquisam bastante sobre os destinos e elaboram roteiros diversos pensando nas atividades que poderão fazer. E uma forma de encontrar essas informações é pelos podcasts, que apresentam, de maneira divertida, dicas e histórias sobre experiências de viajantes.
 
O podcast é um arquivo em áudio que fala sobre um tema específico, como cinema, música ou viagens, por exemplo. É possível ouvir ou baixar os episódios de um determinado programa em diversos serviços de streaming (transmissão), tais como o Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outros. Alguns podcasts também possuem sites próprios, nos quais postam os episódios e trazem mais informações sobre o projeto para o ouvinte conhecer.
 
Nesta matéria, selecionamos alguns dos melhores podcasts que falam sobre viagem para você acompanhar. Confira:
 
1. ESSE MUNDO É NOSSO
Esse Mundo é Nosso, apresentado pelos jornalistas Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, é um podcast de dicas de viagens e roteiros no Brasil e no exterior. Criado em 2019, o programa aborda o assunto de forma descontraída e também traz alguns convidados para compartilharem suas experiências. Os episódios são curtos, com duração média de 30 minutos, e costumam ser postados de 15 em 15 dias. Além do conteúdo em áudio, a dupla tem um blog sobre o tema, que também funciona como complemento do podcastacesse aqui.
 
2. VIAJAR PARA QUÊ?
O Viajar pra Quê? é apresentado por Tainá e Marcelo, um casal que largou tudo para fazer uma viagem de dois anos pela América Latina através do voluntariado. Em 2019, criaram o programa para compartilhar experiências e em cada episódio trazem um convidado para falar sobre diversos assuntos relacionados ao tema. O podcast é atualizado todo domingo com episódios de aproximadamente 1h e está disponível em serviços de streaming e no site do programa - acesse aqui.
 
3. SE MEU MOCHILÃO FALASSE
Apresentado por Mary Tales e Andrea Leonel, Se Meu Mochilão Falasse é um podcast de dicas, histórias, perrengues e curiosidades sobre viajar pelo mundo. O programa, criado em 2019, também costuma trazer convidados para compartilharem suas experiências com voluntariado, trabalho online, morar fora, entre outros assuntos. O podcast tem episódios novos toda quinta-feira, com até uma hora de duração, e pode ser acompanhado em diversos serviços de streaming ou pelo site do programa – acesse aqui.
 
4. ME CONTA SUA VIAGEM?
Me Conta Sua Viagem? é apresentado por Felipe Fonseca e, como o próprio nome sugere, tem como objetivo contar histórias de viajantes. Com duração média de 1h, os episódios do programa apresentam pessoas que tiveram experiências bacanas, diferentes ou um tanto curiosas durante alguma viagem. Além do podcast, que está disponível em plataformas de streaming, Felipe também tem um canal no Youtube sobre o mesmo tema – acesse aqui.
 
5. WOMEN WHO TRAVEL
Women Who Travel é um podcast em inglês apresentado por duas editoras da revista Condé Nast Traveler, Lale Arikoglu e Meredith Carey. O programa, criado em 2017, fala sobre o tema viagem através de uma perspectiva feminina, promovendo debates sobre como viajar desperta o amor próprio e a autoaceitação, além de apontar alguns perrengues de quem viaja sozinha e de como é trabalhar em zonas de guerra. Os episódios são curtos, com duração máxima de 40 minutos.
 
6. LIPE TRAVEL CAST
Lipe Travel Cast é apresentado pelo executivo e ex-CEO da Decolar no Brasil Alípio Camanzano. Criado em 2019, o podcast possui episódios curtos, com duração média de 30 minutos, e costuma ser dividido por destinos, evidenciando uma cidade ou país em cada programa. São diversas dicas, como, por exemplo, lugares diferentes para conhecer, onde ficar e como se organizar para viagem. Além do podcast, Alípio também é dono do canal Lipe Travel Show no Youtubeacesse aqui.
 
7. CARREIRA SEM FRONTEIRAS
O Carreira sem Fronteiras tem como público-alvo brasileiros que buscam oportunidades de trabalho no exterior. O programa, que chegou ao fim em setembro de 2021, era realizado por Gabs Ferreira e Fabrício Carraro. Em cada um dos 133 episódios, são apresentados um país e um convidado com uma profissão diferente que dá dicas sobre como trabalhar fora, compartilhando suas experiências no mercado internacional. Os episódios duram aproximadamente 40 minutos e podem ser ouvidos em serviços de streaming ou pelo site do podcast acesse aqui.
 
8. FALANDO DE INTERCÂMBIO

O Falando de Intercâmbio é um projeto do portal Egali, empresa do Grupo Victoria criada em 2007. O podcast tem como objetivo auxiliar pessoas que desejam realizar um intercâmbio, trazendo dicas, histórias e informações importantes para a organização da viagem. São apenas seis episódios, com cerca de 30 minutos cada, e o último programa foi lançado em março de 2020, mas o projeto ainda está disponível em plataformas de streaming para quem quiser conferir.
 
9. OS CAMINHANTES

Apresentado por uma família muito animada, Os Caminhantes é um podcast voltado para os amantes de trilhas. Criado em 2019, o programa fala de maneira leve sobre ecoturismo com crianças, experiências na natureza e turismo acessível. O podcast é atualizado a cada 15 dias e os episódios possuem no máximo 30 minutos. Este é o segundo projeto da família, que desde 2010 possui um blog para compartilhar histórias e roteiros de viagens – acesse aqui.
 
10. CBN BOA VIAGEM
O programa CBN Boa Viagem é um projeto da CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio. O podcast é apresentado por Antônio Laureano Filho, Nádia Pizzolito, Aline Calache e Heloísa Zaruh. Atualizado semanalmente, fala sobre destinos específicos, focando em um país ou cidade em episódios bem curtos, com duração média de 10 minutos.
 
Referências:
 
NOGUEIRA, Ellen. Viaje sem sair de casa: 5 podcasts para quem ama viajar. Kpacit, 2021. Disponível em: <https://kpacit.com.br/mundo/viaje-sem-sair-de-casa-5-podcasts-para-quem-ama-viajar/>. Acesso em: 04 de fev. 2022.
 
BOSCARIOL, Matheus. Podcast: o que é, para que serve e como fazer um podcast. TalentNetwork, 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/talent-blog/o-que-e-podcast/>. Acesso em: 04 de fev. 2022.
 
Os 18 melhores podcasts de viagens para acompanhar. Pink Fire, 2021. Disponível em: <https://pinkfire.com.br/podcasts-de-viagens/>. Acesso em: 04 de fev. 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »