Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/02/2022 às 17h49min - Atualizada em 13/02/2022 às 00h11min

Fenômeno Anitta: de Honório para o mundo.

A guinada da garota suburbana que construiu uma carreira internacional em pouco mais de uma década.

Patricia Barboza Schwambach - editado por David Cardoso
Anitta em diferentes fases da vida. (Foto: Montagem/Google)

Em 2010 Anitta foi descoberta pelo produtor da Furacão 2000, DJ Batutinha, através de um vídeo postado no YouTube cantando o funk "Soltinha" da cantora Priscila Nocetti. A ‘Girl from Rio’ conquistou o Brasil com a música Show das Poderosas lançada em 2013. O curso técnico em administração, concluído antes da fama, que lhe proporcionou o conhecimento de marketing, e o gerenciamento direto da carreira são alguns dos fatores que a diferenciam dos muitos artistas que sonharam trilhar o caminho que até então só ela conseguiu.



Girl from Honório

Larissa de Macedo Machado nasceu em 30 de março de 1993 no subúrbio carioca, mais especificamente em Honório Gurgel. Filha da artesã Miriam e do vendedor de baterias de carros Mauro, sonhava desde cedo em ser artista e ganhar o mundo.

Fez curso técnico de administração, conquistou uma das 5 vagas de estágio na Vale disputando com 5 mil candidatos. Estagiou por 1 ano em concomitância com o curso de inglês e a carreira musical que começava dentro do seu estado Rio de Janeiro. 

Quando acabou o estágio precisou fazer uma difícil escolha entre a estabilidade do emprego formal na Vale e o sonho da carreira artística. Certa do plano que havia traçado, apostou no sonho que cultivava desde a infância. 

Carreira musical

Usando as técnicas aprendidas em marketing ela precisaria de um nome forte para sua marca. Um nome que representasse sua personagem, de fácil pronúncia e assimilação. Inspirada na minissérie global "Presença de Anitta", Larissa criou sua própria Lolita. O fato de anunciar uma aposentadoria precoce, corrobora para a ideia de que a trajetória do seu produto já tenha sido traçada com prazo de validade.

Firme nas suas escolhas, viu cada uma de suas canções atingirem os objetivos almejados. Explodiu no cenário nacional com "Show das Poderosas", contrariou quem imaginou que ela seria cantora de um hit só e navegou pelos mais diferentes ritmos mantendo-se sempre nas paradas de sucesso.

Aos 22 anos, com a carreira consolidada no Brasil, resolveu alçar voos mais longos. Para isso investiu em pesquisa de mercado. Viajou para os países que pretendia trabalhar, frequentou festas aumentando seu networking, entrevistou pessoas nas ruas para entender o que elas gostavam, estudou os idiomas e praticou. Utilizando da técnica de co-branding ‘uma parceria de duas ou mais marcas para formar um produto separado, único e transferir associações positivas dos parceiros para os mesmos’, levou seu nome aos mais diversos países em parcerias de peso com Maluma, Snoop Dogg, J Balvin e até com a rainha Madonna.



Mas o quê que a Anitta tem?

Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Wanessa Camargo, Sandy e Jr são alguns exemplos de artistas com a carreira consolidada no Brasil que flertaram com o mercado internacional e passaram bem longe da assertiva investida de Anitta.

Pode creditar o sucesso que ela obteve na empreitada à construção do zero de uma carreira. Ela e sua equipe concluíram não ser possível chegar ao mercado internacional com as mesmas estratégias que já vinham sendo trabalhadas no Brasil. O que ela considera ter sido a parte mais cansativa e difícil. 

Idealizou um projeto com começo, meio e fim, intitulado ‘CheckMate’ por ser uma palavra conhecida no mundo todo, ainda que a grafia seja diferente em outros idiomas. Uma das faixas ‘Vai Malandra’ estreou na posição 49° no Spotify Global e pulou dois dias depois para 18°, se tornando a primeira música em português entre as 20 mais tocadas no mundo. Em 24 horas o clipe bateu a marca de 14 milhões de acessos no YouTube, se tornando a maior estreia brasileira da plataforma. 

Música é arte, polemizar faz parte!

Utilizando das máximas "quem não é visto, não é lembrado" e "falem bem ou mal mas falem de mim", polemizar parece ser uma das apostas para ter o nome sempre em voga. Suas parcerias e lançamentos são precedidas ou sucedidas de fatos que instigam a consumir suas produções.  

"Sua Cara" parceria com Pabllo Vittar teve o clipe de 70 mil dólares pago por Anitta. A cantora ficou com fama de mão de vaca após ter um áudio seu "vazado" em que afirmava não ter bancado luxo para as outras partes envolvidas durante as gravações, pois já estaria pagando o clipe sozinha. Fez suas considerações e se defendeu nas redes sociais alegando que era só um desabafo e que não estava cobrando nada de ninguém. 

Mas era pouco e ela precisava de uma polêmica maior, internacional talvez. No mesmo ano, circulou no sambódromo do Rio de Janeiro com ninguém mais, ninguém menos que Neymar. Teve beijos flagrados, levou unfollow da ex do craque, a atriz Bruna Marquezine, e compartilhou vários stories para fomentar ainda mais.



Coincidentemente ela tinha lançado Bola, Rebola, lançaria R.I.P em parceria com Rita Ora e Sofia Reyes e um mês depois da pegação do sambódromo lançou "Kisses". Na ocasião do lançamento brincou sobre os boatos de ter ficado com Neymar e Gabriel Medina no mesmo evento: “Vocês pensaram que essa minha beijação ia ficar por isso mesmo?"

Outra descontente com as atitudes da Poderosa é Brunna Gonçalves, participante do BBB22 e esposa de Ludmilla. A bailarina defendeu a então namorada na polêmica acerca da composição de "Onda diferente". A voz de ‘Rainha da favela’ agradeceu Ivete Sangalo por ter interpretado a canção no Rock’n Rio, não dando os devidos créditos pela autoria nos agradecimentos à Anitta que também constava como autora da música, fato questionado por Lud que afirma ser a única compositora da mesma. A roupa suja foi lavada, como de costume, nas redes sociais. Ricas, famosas e sem um WhatsApp para resolver as tretas. 

Apropriação cultural, "Pink money" e inúmeros outros estopins parecem ter sido meticulosamente planejados para impulsionar a marca Anitta.

Vida amorosa que engaja

Em entrevista à revista "Harper’s Bazaar" pontuou sobre nunca ter assumido um relacionamento com alguém do mesmo sexo, apesar de se considerar bissexual: “Mulher é muito dramalhão, muita conversinha... Não tenho muita paciência. Teria que encontrar alguém como eu: prática!”

Já a lista de relacionamentos heterossexuais é bem extensa e passa por nomes que surpreendem como Fábio Porchat e Eduardo Sterblitch, pelos internacionais Lewis Hamilton, Maluma, Neymar, Gabriel Medina e a lista segue com Luan Santana, André Marques, Pedro Scooby e muitos outros.

Ao expor seus relacionamentos ela reafirma a Anitta segura, livre e independente que retrata nas canções,  como se criador e criatura fossem um só.

Larissa é de Marte e é para lá que eu vou!



Parafraseando Linn da Quebrada, Larissa é o fracasso. O fracasso de tudo aquilo que se cogitava que ela deveria ter sido. Ela não foi a menina pobre do Subúrbio que engravida cedo. Não parou de estudar para trabalhar e ajudar a sustentar a casa. E não foi só mais uma cantora de funk dentre as inúmeras mulheres lindas e talentosas que temos em terras tupiniquins. 

Claro que além do estudo e trabalho árduo não podemos deixar de lado os créditos do fator sorte (ou proteção espiritual, como queiram interpretar).

A consolidação da carreira internacional veio com o lançamento recente de "Boys don’t cry" no talk show "The Tonight Show" de Jimmy Fallon, onde divertiu apresentador e plateia durante a entrevista e empolgou com a interpretação da faixa solo em inglês. 

A cantora já tinha deixado explícita sua insatisfação com a nulidade de repercussão em solo nacional dos seus feitos internacionais. E para que isso não se repetisse frente a participação no programa americano, recorreu às redes sociais para se antecipar das críticas que receberia após a exibição. Claramente não preocupada com críticas, afinal de contas para que as críticas surgissem era preciso que os críticos assistissem. Uma boa estratégia para captar à audiência de quem não é seu fã. Mais um ponto da Larissa que parece estar mais do que preparada para aposentar a personagem Lolita e se reinventar como artista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »