Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 11h10min - Atualizada em 13/02/2022 às 11h10min

Liberdade é andar pelo mundo

Relatos de mochileiros que realizaram o projeto de viajar pelos mais diversos locais

Flávia Brito - Editada por Victória Silva
Fonte: Dia do Turismo

Imagina viajar pelo mundo, sem se prender a paradigmas, regras e normas? Um   desejo incontido de muitos e que a brasiliense Cíntia Castro, realizou e se mantém   determinada a ir adiante no projeto. Segundo ela, viaja apenas nas férias por que é   mais barato. “Viajo apenas nas férias, é mais animador e conhecemos pessoas   legais e diferentes, e o custo benefício é melhor”.

“Quando eu decidi pegar uma mochila e sair viajando pelo mundo, eu não pensava que ia me descobrir, mas ao ver o tamanho da bagagem cultural que adquirimos, o autoconhecimento e principalmente a autoconfiança, eu realmente entendi o que era viver e ser feliz.” Com a mochila nas costas, Cíntia Castro disse que na bagagem não pode faltar: “Um instrumento musical para fazer barulho, livro para acalmar e tapete para se alongar”. Ela relata que depois de conhecer um pouco do Egito, Jerusalém e claro o Brasil, e diversas culturas descobriu-se uma outra pessoa. 



Blog

Por conhecer nova culturas, a viajante escreve em seu blog “Partiu Mundoo” sobre como ter empatia com o próximo, a chamada “empatia viajante”, Cíntia cita a importância de se respeitar as diferenças, e como já conheceu pessoas muito diferentes dela, e mesmo assim, elas a acolhiam. 

“Em uma viagem em Jerusalém conheci um cara muito diferente de mim, e com o tempo percebi como ele era humilde e tinha uma pureza linda, e me acolheu de braços abertos”, relatou a viajante. 

Felicidade

Assim como Cíntia, Ivan Gousseff viaja o mundo em busca da sua felicidade. Aos 36 anos, ele começou cedo a aventura: aos 26 resolveu largar tudo e começar uma aventura. Como não sabia outro idioma, além do português, as viagens começaram pela América do Sul, e depois fui expandindo para outros países e continentes.



“Eu passei por muitos países em todos esses anos, o que me conquistou foi a Tailândia, um lugar lindo para conhecer, a paisagem das ilhas é magnífica, passei 1 ano lá, e fui conhecendo os outros países do continente Asiático, tudo isso com pouco dinheiro e pedalando uma bicicleta, quando se é mochileiro você encontra hotéis baratos para ficar e se encaixa em qualquer lugar. ” Contou o viajante.

Profissional 

Vanda Silva é guia de turismo e disse que, apesar da maioria dos mochileiros simplesmente sair em busca de algo novo, é preciso ter cuidados e conhecer minimamente para onde irá.  “Quando se planeja uma viagem, as pessoas precisam pesquisar tudo, qual a cultura do país, o que é preciso levar, sempre andar com seu documento oficial, é preciso ter precaução. ”

Vanda dá dicas para quem quiser mochilar pelo mundo.

- Evite comer comida de rua
- Fazer um seguro de viagem- Use uma doleira
- Leve somente o básico, evite muitos objetos na mochila
- Planejar bem a viagem
- Dividir o dinheiro 

Perseguindo o sonho

O doutor em Fotografia pela Universidade de Brasília (UnB), Rafael Castanheira, 41 anos, começou sua aventura bem cedo. Em 1997, ele abandonou o curso de Ciências da Computação e foi morar em Boston, nos Estados Unidos, para estudar inglês. Depois, mudou para a Austrália e fez alguns trabalhos e aprimorando seu inglês.Professor de fotografia na Universidade Católica de Brasília (UCB) e na Universidade Paulista (Unip), Castanheira resolveu viajar como mochileiro e passou três meses viajando sozinho.



“Resolvi ir para o sul da Ásia, viajei por três meses na Índia e um mês em Nepal, foi uma experiência incrível. ”Castanheira disse que a experiência o fez mudar o modo de pensar a partir do que viu e conviveu com diferentes culturas. “Conhecendo várias pessoas, pude abrir minha mente para novas perspectiva de vida e me livrar de vários preconceitos, perceber as mais variadas possibilidades de viver no mundo. ”

Referências 

ABRIL. viagem e turismo. guia definitivo dos mochileiros. São Paulo: ABRIL, 2019. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/especiais/o-guia-definitivo-dos-mochileiros/. Acesso em: 8 fev. 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »