Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 16h40min - Atualizada em 13/02/2022 às 13h55min

O futuro da mitologia nórdica com "The Northman" e "Vikings: Valhala"

Ambas as produções serão lançadas em 2022 e mostram que a mitologia nórdica ainda tem muito a ser explorada

Thiago de Paula - Revisado por Flavia Sousa
Alexander Skarsgård em cena oficial do filme 'The Northman'. (Reprodução: Universal Pictures)

Não é de hoje que produções baseadas em mitologias são destaque no cinema e na televisão, ao longo das décadas esse tipo de conteúdo ganhou muita relevância nas mais diversas expressões culturais como na literatura, nas HQs, na música, dança, em festivais, animações e até em animes, afinal quem não se recorda de Cavaleiros do Zodíaco trazendo à tona a herança cultural deixada pela mitologia grega.

Porém, é a mitologia nórdica que ganhou espaço nas telas do cinema, da televisão e do streaming nos últimos anos, além dos corações de milhares de fãs. As séries Vikings e The Last Kingdom podem ser consideradas como as mais famosas e prestigiadas até então, seja a primeira mais fictícia e fantasiosa e a segunda mais realista de acordo com os acontecimentos históricos no período medieval.

No cinema, o personagem Thor, da Marvel, que representa o deus do trovão na mitologia nórdica, criou uma legião de fãs em um universo de super-heróis. Midsommar apareceu com a intenção de revolucionar os filmes de terror com uma ambientação curiosa e diferente daquelas que já existem, há quem não goste, mas é outra produção baseada na mitologia nórdica, então ela também entra nesse grupo de produtos culturias.

A animação da DreamWorks, Como Treinar o Seu Dração, pode ser considerada como uma das produções de maior prestígio se tratando de mitologia nórdica, ela está entre as mais bem sucedidas do estúdio de animação, tanto que o filme se tornou uma trilogia e ganhou derivados como curtas-metragem e já tem uma série em desenvolvimento intitulada Dragos: The Nine Realms.


No mundo dos games, essa oportunidade foi e continua sendo explorada: God of War 4 e Assassin’s Creed Valhala são grandes sucessos da indústria dos jogos e exploram de maneira muito bem desenvolvida as histórias tanto da mitologia nórdica quanto dos vikings. A sequência do game da Sony já foi confirmada e está perto de ser lançada, mas sem uma data oficial, especula-se que possa ser lançado ainda em 2022, com o título God of War Ragnarok, informação divulgada pela PlayStation Game Size.


Postagem da página PlayStation Game Size relacionada ao lançamento do próximo jogo da franquia Gof of War em 2022 (Reprodução: @PlaysationsSize - Twitter)


 


Agora é a vez da continuação deste universo em definitivo porque no dia 22 de fevereiro vai estrear na Netflix a série Vikings: Valhala. A história é um spin-off da consagrada série Vikings e será baseada 100 anos após os acontecimentos finais da sexta temporada da produção do History, que teve seu desfecho no final de 2020. A produção irá com um elenco de peso como Sam Corlett, de "O Mundo Sombrio de Sabrina", como protagonista, e também com John Kavanagh, o vidente da própria série Vikiings.

A série já teve seu último trailer divulgado e ele mostra a super produção da Netflix para que Vikings: Valhala seja um grande sucesso.


Trailer oficial de 'Vikings: Valhala'. (Reprodução: Netflix Brasil - YouTube)


 

Mas essa série não é o principal lançamento do ano quando o assunto é como o universo dos homens do norte pode ser explorado. Em abril, irá estrear no cinema o filme da Universal Pictures, The Northman, do aclamado diretor, Robert Eggers, de "O Farol" e "A Bruxa". O longa pretende trazer um toque de suspense e terror para uma história repleta de mistérios e tudo que o fã da mitologia nórdica mais gosta: guerra e vingança. A produção contará com um elenco forte e muito prestigiado no cinema como Alexander Skarsgård, Anya Taylor-joy, Willen Dafoe e Bill Skarsgård.

O filme já teve um trailer divulgado e aumentou a ansiedade dos fãs para que a abril chegue o quanto antes.


Trailer oficial de 'The Northman'. (Reprodução: Universal Pictures Brasil - YouTube)



Com este universo vasto de histórias, contos, fábulas e acontecimentos reais, é de se esperar que novas obras surjam nos próximos anos. Seja no cinema ou nos games, a relevância desse conteúdo é importante em diversos aspectos culturais e históricos, elas trazem ensinamentos para o público em esferas políticas, religiosas, e culturais, além de entreter. Devido a isso, é um mercado lucrativo e com fãs tão fiéis quanto de outras franquias como Star Wars e O Senhor dos Anéis. 

Se jogar nesse mundo é um caminho que traz muitas possibilidades, há eventos que retratam essa diversidade cultural como a Odin’s Krieger Fest e o Mundo Medieval, no qual há diversas atrações como culinária típica, danças, bandas nacionais e internacionais, lojas de objetos de decoração, brinquedos, roupas e até itens para se usar no dia a dia. Além da possibilidade de fazer novas amizades e ter com quem apreciar essa cultura junto com você.

O cinema e as séries são muito importantes nesse aspecto pois são uma grande porta de entrada para novas pessoas mergulharem nesse universo diferente e muitas vezes exótico, já que é uma cultura particularmente distante daquilo que já existe no Brasil, mas tão rica quanto as mais distintas presentes no mundo.

O ano de 2022 reserva bons momentos a serem apreciados, espera-se que essas produções atinjam as expectativas e que sejam tão boas quanto tudo que já foi produzido relacionado ao período da ascenção dos vikings e a mitologia nórdica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »