Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2022 às 18h20min - Atualizada em 13/02/2022 às 15h39min

Stock Car larga sua temporada 2022 com animada corrida de duplas

Etapa especial é realizada pela quinta vez, palco é o circuito de Interlagos, em São Paulo. Acidentes, domínio e abandonos são destaques com vitória do atual campeão

Matheus Maia - labdicasjornalismo.com
Carro de Galid Osman e Enzo Elias, vencedor da segunda corrida. Foto: Reprodução/Duda Barros/Grande Prêmio

A Stock Car Pro Series iniciou sua 43° temporada em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com 32 carros e 64 pilotos. Com regulamento próprio, pilotos titulares e convidados precisavam trabalhar em sintonia nas duas corridas da tarde.

 

Na corrida um, em que apenas os titulares participaram, o atual campeão Gabriel Casagrande com o seu carro 83#, da Mattheis Vogel Motorsport(MVM), foi o vencedor de ponta a ponta, com Thiago Camilo, Daniel Serra, Marcos Gomes e Ricardo Zonta fechou os cinco primeiros.

 

Os dez primeiros na gira inicial foram invertidos para a corrida dois -- o décimo lugar se tornou o primeiro, e assim em diante --, mas dessa vez os convidados guiaram as máquinas. Com direito a sorte, vitória de Enzo Elias, parceiro de Galid Osman, que ganhou a primeira posição após um erro de Albert Costa e ganhou pontos totais, Augusto Farfus, parceiro de Daniel Serra, fechou o pódio.
 

A classificação geral era a soma de pontos dos carros nas duas corridas, com boa performance da dupla da MVM, Gabriel Casagrande foi o vencedor da etapa inaugural, com Daniel Serra e Thiago Camilo fechou o pódio. Osman, Zonta, Khodair, Suzuki, Gomes, Campos e Di Mauro fecharam os dez primeiros.
 

A Stock Car volta dia 20 de março em Goiânia para sua segunda gira.


CORRIDA UM

 

A largada foi tranquila sem maiores problemas e os pilotos se espalhando na largura do circuito, o único abandono ficou por Sérgio Jimenez, que sofreu quebra de assoalho. No meio do pelotão, a disputa por posições se acirrava, Denis Navarro, Piquet Jr., Bruno Baptista e Felipe Baptista, se tocando e trocando posições a todo momento.

A segunda volta já teve o primeiro acidente, Bruno e Felipe se encontraram na entrada do “S do Senna” e ficaram para trás, enquanto isso, Casagrande já abria vantagem na liderança. Para finalizar, Guilherme Salas foi tocado por Felipe Lapenna e rodou no bico do pato.

 

A quinta volta foi aberta com mais de dois segundos de vantagem entre Gabriel e Thiago  Camilo, depois do 83# utilizar seu botão de ultrapassagem, além de marcar a melhor volta com 1:40:684. Júlio Campos, Osman e Daniel Serra disputavam o último lugar no pódio, com Campos se saindo melhor na sexta volta, Serra ultrapassou Osman e ganhou o quarto lugar.

 

A janela de parada nos boxes foi aberta ao fim da volta seis já na primeira chance, Casagrande realizou seu pit-stop com a troca obrigatória de um pneu e perdeu tempo para deixar Campos passar na linha rápida, ambos voltaram ao fim do pelotão, mas sem a necessidade de realizar mais paradas.

 

Aos quinze minutos regressivos, Osman em disputa com Serra acabou rodando depois de perder o ponto de freada, deixou o rival seguir na frente sem dificuldade. Após as paradas dos primeiros colocados, Casagrande voltou a liderança com tranquilidade, Camilo em segundo e Serra em terceiro.

 

Aos cinco minutos restantes, João Campos e Gaetano Di Mauro foram ultrapassados por Marcos Gomes pelo quarto lugar, que abriu distância enquanto os adversários continuavam a trocar posições.

 

Felipe Massa, que no momento ocupava a décima posição, habilitou seu companheiro Timo Glock a assumir a pole para a segunda prova, abandonou após uma quebra no carro e estacionou seu carro na grama com um minuto de prova restante.

 

Casagrande cruzou até a linha de chegada e conquistou a vitória na primeira corrida do dia, o atual campeão da categoria, só perdeu a liderança ao fazer a sua parada e não deu sobras para os adversários.

 

 CORRIDA DOIS

 

A troca de pilotos foi realizada no grid de largada com a pole do espanhol Albert Costa, parceiro de Allam Khodair. Como a corrida um era a principal, os pilotos correram de tanque cheio obrigou os convidados a fazerem paradas mais longas para o procedimento.

 

Após a largada, Renato Braga roda no meio do pelotão e causa uma rápida confusão, o piloto ficou parado no meio do circuito após a batida. Costa liderou as primeiras voltas sem muitos problemas, abriu leve vantagem sobre Jeroen Bleekemolen e Enzo Elias.

 

Junto aos três, Augusto Farfus, Renan Guerra e Vitor Baptista protagonizaram uma disputa que durou duas voltas até o pelotão sofrer um afastamento. Elias, Bleekemolen, Farfus, Marcos Müller e De Dirani fechavam o top-6, com Costa líder.

 

Baptista, Guerra e Müller foram os primeiros a parar, essa corrida tem a mesma regra da primeira, troca obrigatória de um pneu, após eles, veio Elias, que no momento, mantinha a segunda posição.

 

Enzo fez parada com troca de pneu único e abastecimento com o total de 37.643. Na volta seguinte, Costa parou e realizou o mesmo procedimento, entretanto, na saída do pit, escapou no trecho de grama que separa o traçado da barreira de segurança e perdeu muito tempo, Elias aproveitou e assumiu a liderança da segunda prova.

 

Ao mesmo tempo, na curva do bico do pato, Dudu Barrichello, filho e dupla de Rubens Barrichello, tocou em Pedro Piquet e acabou rodando, só que Alburquerque não teve tempo de reagir e atingiu forte a traseira do 111#, o jovem piloto, apesar do capô em seu visor frontal, conseguiu levar o carro ao boxe e não gerou uma interrupção.

 

Já na primeira volta, após a troca de liderança, Enzo já abria quatro segundos de Costa, atrás do espanhol, Gabriel Robe e Augusto Farfus trocavam tinta pela terceira colocação. Sem muita complicação, Enzo Elias levou o primeiro lugar na corrida. O destaque foi Pietro Fittipaldi, que largou em 20° lugar e terminou na quinta posição.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »