14/02/2022 às 20h26min - Atualizada em 14/02/2022 às 15h18min

Veganismo, a Tendência que chegou para ficar!

Gabriel Ferreira - Editado por Marcilio Araripe
https://diariodorio.com/bobs-lanca-hamburguer-vegetariano/
Foto: Divulgação


Muitas pessoas acham que o Veganismo e o Vegetarianismo são a mesma coisa, mas não. O Veganismo é um estilo de vida em ascensão. A tática vai muito além de não comer carne, os praticantes evitam ingerir qualquer coisa que tenha um ingrediente animal, o que é válido também para produtos de beleza e limpeza. Enquanto a prática vegetariana prevê uma dieta sem carne, seja ela bovina, de frango, peixe ou outro animal. Ovo, leite e derivados podem ser consumidos.

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em 2018, 14% da população brasileira considerava-se vegetariana e vegana. Diversas celebridades são praticantes tanto do veganismo quanto do vegetarianismo e evitam produtos de originadas do animal. Famosos como Felipe Neto, Gabriel Medina, Joaquin Phoenix e Greta Thunberg são alguns dos ativistas. Além deleso Fundador da Microsoft, Bill Gates, defende a causa, alertando sobre o consumo contínuo de carne, prejudicial ao aquecimento global e a saúde.

A alimentação também é um fator essencial para o prosseguimento da causa. Empresas como Burger King, Bobs e MC Donalds tem apresentado variedades veganas em seu cardápio, apropriada para pessoas que lutam por um planeta com menos uso de origem animal. O “Açougue Vegano”, rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil, tem visto a sua demanda crescer frequemente. A ideia veio dos amigos Celso Fortes e Michelle Rodriguez que, na época estudantes de gastronomia, começaram a elaborar receitas que fossem realmente saborosas e convencessem os paladares mais exigentes de que a carne não é assim tão essencial.

As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, que inclusive hoje representa 58% dos clientes da rede. Um dos pratos de maior sucesso é a coxinha de jaca, premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Além da coxinha, o espetinho de soja, a feijoada vegana, a moqueca de banana da terra, além de uma linha de congelados para ser preparada em casa são alguns das opções ofertadas no cardápio pelo estabelecimento.

NUTRICIONISTA FALA SOBRE O VEGANISMO:

Para o Nutricionista Rafael Gomes, o Veganismo ajuda positivamente na vida das pessoas, mas ressalva duas questões importantes para quem faz parte do movimento: “a primeira é a importância de consumir todos os nutrientes necessários ao corpo humano e não ficar comendo sempre as mesmas coisas que, às vezes, são muito industrializadas/com alto teor de gordura e, a segunda, é a necessidade de buscar um profissional da nutrição para verificar os resultados dos exames bioquímicos e as necessidades individuais”, alerta o profissional.

Já para o Ygor Freitas, programador e ex-vegano, não existe veganismo em excesso. “É um estilo de vida que vai muito além da alimentação como muitos pensam. E não há efeitos negativos na saúde pra quem segue uma alimentação vegana, desde que haja variedade na alimentação. Sendo que isso serve para todas as pessoas, inclusive a suplementação de vitamina b12, todos mundo precisa.”, finaliza.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »