Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2022 às 17h59min - Atualizada em 14/02/2022 às 17h48min

Após jogo ser suspenso em setembro, Brasil x Argentina fazem novo jogo

Fifa divulgou a realização de nova partida e multa para as duas seleções

Clara Oliveira - Editado por: Nathalin Gorska
Paralisação de jogo entre Brasil x Argentina. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Em comunicado oficial nessa Quarta – Feira (14), a FIFA divulgou que o jogo interrompido entre Brasil e Argentina no dia 5 de setembro de 2021, será realizado novamente em uma nova data e local que ainda não foi definida, além do mais, foi divulgada multas para CBF e AFA. A tabela das eliminatórias não terá alterações com o novo jogo, pois as duas seleções já estão confirmadas para a Copa do Mundo.
 
A Confederação Brasileira de Futebol foi multada em um valor de 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões) por infração relacionadas à ordem e segurança, e abandono de partida. Já a entidade Argentina foi multada em 250 mil francos ( R$ 1,4 milhão) por descumprimento de suas obrigações em matéria de ordem e segurança, preparação e participação de partida, e também por abandono de partida. Os jogadores Giovanni Lo Celso, Cristian Romero, Emiliano Buendía e Emiliano Martínez foram punidos com dois jogos de suspensão.
 
Em suas redes sociais, o presidente da Associação Argentina de Futebol, Claudio Chiqui Tapia, afirmou que ‘’Como presidente do AFA prometo fazer todos os esforços necessários e recorrer da decisão da FIFA em relação ao jogo classificatório com o Brasil. Nossa prioridade é a Seleção Argentina Sempre’’ . Em apuração feita pela UOL Esporte, a CBF pretende recorrer as multas, mas a Confederação Brasileira por hora, não fez nenhum comunicado oficial sobre o assunto.
 
O CASO
 
Com seis minutos de partida entre Brasil x Argentina, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a pedido da Anvisa, agentes da Polícia Federal invadiram o campo para paralisar a partida após a seleção argentina descumprir regras sanitárias contra Covid – 19 no país. Os jogadores argentinos se retiraram de campo logo em seguida da invasão de campo.
 
Os jogadores Giovanni Lo Celso, Cristian Romero, Emiliano Buendía e Emiliano Martínez teriam chegado de viagem do Reino Unido e não fizeram a quarentena de 14 dias determinada pela vigilância sanitária, os atletas negaram que estavam no Reino Unido.  
 
‘’Na manhã deste domingo (5/9), a Anvisa notificou a Polícia Federal e, até a hora do início do jogo, esforçou-se, com apoio policial, para fazer cumprir a medida de quarentena imposta aos jogadores, sua segregação imediata e sua condução ao recinto aeroportuário. As tentativas foram frustradas, desde a saída da delegação do hotel, e mesmo em tempo considerável antes do início do jogo, quando a Agência teve sua atuação protelada já nas instalações da arena de Itaquera.’’,  afirmou a Anvisa em nota oficial naquele momento.
 
Todos os quatro atletas foram para a Arena Neo Química mesmo com o aviso que deveriam cumprir quarentena no hotel. Segundo informações, os jogadores já sabiam que não poderiam ir ao estádio naquele dia por conta das medidas sanitárias, mas por outro lado, o técnico argentino, Leonel Scaloni, afirmou que “em nenhum momento foram notificados”. Com o conflito em campo, o arbítrio da partida suspendeu o jogo entre as seleções.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »