Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2022 às 21h35min - Atualizada em 14/02/2022 às 21h21min

Alpha Tauri divulga carro para a temporada 2022 da Fórmula 1

Equipe italiana manterá os pilotos Pierry Gasly e Yuki Tsunoda para essa temporada; Tsunoda espera ter um ano melhor do que 2021

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Foto de: Alpha Tauri
A Alpha Tauri divulgou nesta segunda-feira (14) as primeiras imagens do AT03, carro que será utilizado pela equipe na temporada de 2022 da Fórmula 1. A máquina será comandada pelo piloto francês Pierry Gasly, de 26 anos, além do japonês Yuki Tsunoda, 21 anos. A temporada começará com o GP do Bahrein, no dia 20 de março.

Na pintura aparecem as cores azul-marinho e branco, as quais foram adotadas pela Alpha desde quando mudaram de marca. O design segue as mesmas tendências apresentadas pelos demais carros, por meio do novo regulamento técnico da competição. O bico será mais comprido e estreito, a asa será mais resistente e menos curvada em relação aos outros modelos. Além disso, a asa traseira será menor, e os sidepods serão mais baixos e estreitos

 Os motores do veículo permanecerão fabricados pela Honda, que desistiu da decisão de se retirar completamente da F1 após o término da última temporada. No ano de 2021 a Alpha Tauri não somente cumpriu a função de suporte à equipe RBR, na disputa pelo título contra a Mercedes, mas também esteve no pelotão intermediário do grid.

Esta foi a melhor temporada da equipe, que atingiu o sexto lugar no mundial de construtores, com 142 pontos, e igualou a colocação de 2019, a melhor até aqui.  Embora a Alpha teve alguns resultados negativos no começo da temporada, a escuderia conseguiu nas últimas provas aparecer como forte concorrente na disputa pela vaga remanescente no top 5 do campeonato, tendo a Alpine como principal adversário.

Em 2021, a equipe italiana conquistou um pódio com o piloto Pierry Gasly, que ficou em terceiro lugar no GP do Azerbaijão. Já para 2022, a expectativa é que o time consiga ajudar Tsunoda a conseguir resultados mais positivos em relação a temporada anterior. O japonês deixou a desejar em seu primeiro ano na competição. Ficou apenas em 14° lugar, com 32 pontos. O companheiro Pierry Gasly terminou a classificação final em 9°, com 110 de pontuação.

Os modelos apresentados pelas equipes são apenas um vislumbre das alterações feitas no novo regulamento da Fórmula 1. O primeiro contato real com as máquinas acontecerá na pré-temporada de Barcelona, na Catalunha, entre os dias 23 a 25 de fevereiro.

As mudanças do regulamento para temporada 2022
 
A temporada de 2022 será a primeira com o novo regulamento. Os carros terão uma asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas que cobrirão os pneus. Ademais, o design da traseira será refeito completamente. Uma das modificações é o retorno do conceito de efeito-solo, em que a maior parte da pressão aerodinâmica será feita pelo assoalho e não mais pelas asas e pelos apêndices.

A tendência é que os monopostos andem mais juntos, especialmente nas curvas, o que resultará em mais disputas nas pistas. Outra grande mudança é a implementação de pneus maiores. Antes eram de 13 polegadas, agora são de 18. Com isso e com as modificações aerodinâmicas, a expectativa é que os bólidos fiquem pelo menos 0s5 mais lentos.
 


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »