Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2022 às 11h39min - Atualizada em 16/02/2022 às 11h10min

Conheça algumas das mais encantadoras cidades brasileiras

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: Apaixonados por Viagens

O Brasil é uma nação de muitas riquezas naturais, que embelezam a pátria com sua fauna e flora. Mas não se pode deixar de lado o aspecto urbano do país, que recebeu diversas influências de povos imigrantes. A diversidade cultural se reflete na arquitetura de muitas cidades brasileiras, que receberam parte das estéticas estrangeiras. Com isso, conheça algumas das cidades mais lindas do país!

 

Blumenau, Santa Catarina

Conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja, a cidade de Blumenau, localizada em Santa Catarina, recebe muita influência alemã em sua arquitetura e estrutura, devido a fatores históricos. O município é repleto de jardins super atraentes para os turistas, além de ruas arborizadas que encantam os viajantes.

 

Um dos muitos atrativos que vale a pena conhecer é a Vila Germânica. Pelo nome, já dá pra se ter uma noção do que encontraremos por lá: uma vila que remete à uma pequena cidade alemã, devido à arquitetura das casas.

 

Ainda é válido citar o Recanto Paraíso Miguel. O nome faz jus ao lugar, de beleza e calmaria paradisíacas: o recanto é repleto de cachoeiras, riachos, campos de futebol e restaurantes. É um lazer garantido em meio a belíssimas paisagens.

Blumenau também é uma cidade com uma população muito “festeira”. Os festivais “Oktoberfest”, “Sommerfest” e “Festival da Cerveja” fazem parte da cultura dos blumenauenses, e estão inclusos na agenda de muitos deles. O Oktoberfest e o Sommerfest acontecem, respectivamente, em outubro e em janeiro, enquanto o Festival da Cerveja ocorre em março. E é claro que todas estas festas contam com a bebida que marca a identidade da cidade.

 

Monte Verde, Minas Gerais

Esse distrito da cidade mineira de Camanducaia é marcado por seu ar romântico e sua arquitetura com influência européia. O vilarejo de Monte Verde é rodeado por belas montanhas, e dispõe de diversas atividades ecológicas. Por lá, é possível fazer trilha, passear de cavalo, observar mirantes e patinar no gelo, realizando passeios que preservem a natureza!

 

Além da preservação ambiental, outro marco do distrito é a gastronomia. Monte Verde se destaca com seus restaurantes, que oferecem comida italiana e mineira, além de deliciosos fondues, geléias e doces de chocolate, com sabores que deixam o turista com gosto de “quero-mais”!

 

O vilarejo é organizado e tranquilo, oferecendo segurança e lazer para os viajantes!

 

Holambra, São Paulo

Esta colorida cidade paulista transmite pura alegria aos turistas. Campos de flores são um verdadeiro marco no município, que também é conhecido como “Cidade das Flores”. A riqueza de cores compõem não só seus jardins, mas também sua arquitetura, de origem holandesa. Não é à toa que o lugar se chama “Holambra” (Holanda + América + Brasil).

 

Sendo o lugar perfeito para se viajar na primavera, os campos de flores da cidade encantam os viajantes. O passeio deve ser realizado com uma agência de turismo, já que os jardins são propriedades particulares. As flores compõem partes de paisagismo, mas as disponíveis para venda ficam em estufas.


Um lugar que vale muito a pena visitar é o Parque Van Gogh, inaugurado por Holambra em 2018. O local é arborizado, e dispõe de um lago e lindos chalés de madeira, compostos por uma arquitetura holandesa, que funcionam como lojinhas de artesanato e cafés. Além disso, o parque ainda conta com exposições de réplicas das obras de Van Gogh, bicicletas para aluguel, e espaços que possibilitam escaladas e tirolesas.

 

Salvador, Bahia

Ainda falando de cores e alegria, se destaca a capital do estado da Bahia, Salvador. A arquitetura da cidade, assim como a de Holambra, é um verdadeiro arco-íris, além de convergir o clássico com o moderno. A cidade também é conhecida por sua variedade de festividades e de opções gastronômicas.

 

É nesta cidade que se encontra o cenário de gravação do clipe da música “They Don’t Care About Us”, do querido Michael Jackson. O Pelourinho, onde ocorreu a gravação, é considerado patrimônio da humanidade desde 1985, devido a preservação do conjunto arquitetônico colonial. 

Salvador ainda se destaca por suas belíssimas praias de águas transparentes. É uma cidade perfeita para os viajantes praianos, pois não é preciso muito esforço e deslocamento para chegar nas margens do mar. A Praia do Porto da Barra, do Buracão e da Amaralina são bastante frequentadas na região.

 

Treze Tílias, Santa Catarina

Esse pedacinho da Áustria no Brasil, que recebe muita influência arquitetônica e cultural do país, é extremamente charmosa e organizada. As construções são evidenciadas por sacadas floridas e enfeitadas, e as ruas pelas esculturas de madeira e jardins bem cuidados.

 

Não se pode deixar de citar o Parque Linderdorf, que é composto por belos jardins, um lago com peixes coloridos, e um restaurante buffet com comidas típicas e música. Também é por lá onde se localiza a minicidade, atração que consiste na reprodução da cidade de Treze Tílias em miniatura.

 

Também vale a pena conferir, ao visitar a cidade, o Mundo Tirolês, maior loja austríaca do Brasil; a cervejaria Bierbaum, produzida em padrões alemães; e a Vinícola Kranz, que oferece visitação e degustação de vinhos.

 

Referências

 

Castilho, Vitória. O que fazer em Blumenau: 25 dicas para conhecer a cidade alemã de SC. Viajali. Disponível em: https://www.viajali.com.br/o-que-fazer-em-blumenau/ Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.

 

Nomelini, Adolfo. 10 motivos para viajar para Monte Verde, em Minas Gerais. Esse Mundo é Nosso, 2022. Disponível em: https://www.essemundoenosso.com.br/10-motivos-para-viajar-para-monte-verde-em-minas-gerais/ Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.

 

O que fazer em Holambra: 15 passeios imperdíveis (GUIA COMPLETO). Fefa pelo Mundo, 2020. Disponível em: https://www.fefapelomundo.com.br/o-que-fazer-em-holambra/ Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.

 

O que fazer em Salvador: 15 lugares para você visitar. Vou na Janela, 2021. Disponível em: https://www.vounajanela.com/brasil/o-que-fazer-em-salvador/. Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.

 

Prandi, Jair. O que fazer em Treze Tílias: Cidade mais austríaca do Brasil. Viagens e Caminhos. Disponível em: https://www.viagensecaminhos.com/2019/02/o-que-fazer-em-treze-tilias.html Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »