Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/02/2022 às 20h01min - Atualizada em 18/02/2022 às 21h51min

O que leva os animes a não serem indicados no Oscar?

Apenas 7 animes chegaram a concorrer o Oscar de melhor animação, a maioria permanece na seleção de pré-indicados

Íssala Queiroz - Editado por Fernanda Simplicio
Imagem: Studio Ghibli

Não há como negar que a cultura japonesa já nos presenteou com incríveis filmes de animes ao longo da história, e que eles na maioria das vezes são esquecidos pela academia do Oscar. Afinal, desde o surgimento oficial da categoria de animação, em 2002, e em seus 20 anos apenas 7 animes chegaram a ser indicados, sendo que somente um, A viagem de Chihiro, conseguiu ganhar a estatueta no ano seguinte da estreia da categoria.

Atualmente, não é mais incomum uma animação concorrer aos prêmios mais concorridos da noite, como roteiro ou até melhor filme, apesar do aumento da valorização de animes ao redor do mundo, ainda existe uma desvalorização quando se trata das animações japonesas nas premiações.

Votação

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem votar na categoria de melhor animação no Oscar, porém, eles não são obrigados a verem todos os filmes que foram indicados, então o principal fator está nas pessoas que votaram, por simplesmente não surgir o interesse em assistir para ter uma opinião.

A partir disso surge o Fator Disney/Pixar, já que 75% dos vencedores foram distribuídos por pelo estúdio. Ou seja, é mais fácil e “certeiro” para a academia votar quando existe um filme que todos vão assistir com as filhas, às sobrinhas; Se tornando uma categoria que muitas vezes vai pela credibilidade, não desmerecendo os filmes da Pixar e da Disney, que em sua maioria são fantásticos, mas Carros não foi uma boa escolha no Oscar de 2007, por exemplo.

Enquanto isso, a Disney tem poder de influência até mesmo os animes que já fizeram parte da categoria, pois 6 dos 7 indicados são dos Studio Ghibli de animes que possuem uma grande credibilidade por si só, porém possuem ainda mais por serem distribuídos pela Disney.


Barreira Linguística

A dublagem democratiza muito o acesso a filmes, animes ou séries de outras localidades, permitindo a qualquer pessoa assistir, independente de quem ou de onde esteja. Existindo até mesmo dublagens que ficaram marcadas e são impossíveis de ver o filme em seu idioma original.

No entanto, a dublagem não se aplica durante a votação da academia. Para os membros, não passa de uma adaptação do texto original para se adequar ao contexto do país e os movimentos labiais. Por perderem parte da originalidade, preferem uma experiência mais próxima ao original, se recorre a assistir ao filme em sua língua original, seja ela qual for com a ajuda das legendas, já que muitos não possuem uma segunda língua.

Para academia, a língua acaba sendo um impasse, tanto que em 93 edições do Oscar, apenas 13 filmes em outros idiomas concorreram a melhor filme, incluindo Parasita que surpreendeu a todos ao ganhar o Oscar em 2020. E claro que isso se aplica aos animes na categoria de Melhor animação também.
 

Preconceito com animações

As animações japonesas possuem temáticas que giram em torno do mundo contemporâneo, lendas e crenças japonesas, temas históricos, dilemas filosóficos e éticos e questões de existência que impactam os espectadores com a arte e as questões refletidas no enredo. No entanto, as produções podem ser muito distintas dependendo do sexo e da idade do público. Com isso, é possível analisar que muitos fogem do padrão estrutural para se concorrer ao Oscar e não só eles, mas outras animações também.

É perceptível que existe preconceito com desenhos japoneses por muitos fugirem do esperado, mas não só eles se enquadram e sim qualquer animação, já que os desenhos são conhecidos por serem um entretenimento infantil e não mais que isso. E sempre que fogem do “destino” para crianças, sofrem críticas e não o reconhecem por fugir do padrão das animações.

Apesar de muitas animações nos dia de hoje tratarem de assuntos e questões muito atuais e importantes de serem abordadas, mesmo que de uma forma leve, existe quem ache que não se adequa está falando a respeito desde a infância e não condizente com o público a quem a animação privilegia está assistindo.

Os fãs de animações japonesas não possuem apenas uma faixa etária, afinal os animes possuem públicos-alvo de diversas idades e gêneros, diferentemente do que ocorre no Ocidente, que privilegia audiências infantis. Para aquele público, também há a possibilidade de escolha de um gênero dentre a enorme gama de temas e é nisso que os animes se diferem, porém nem sempre é visto com bons olhos por abordaram vários públicos diferentes.

Então com a qualidade dos animes aumentando a cada ano, talvez seja difícil de ignorar e torcemos que o reconhecimento às animações japonesas possa ser algo mais presente. Pelo menos é o que se espera.



REFERÊNCIAS:

CLEMENTE,J. POR QUE É DIFÍCIL ANIMÊS SEREM INDICADOS AO OSCAR? | ARTIGO. 08 de Dezembro. 2021. Acesso: < https://www.jbox.com.br/2021/12/08/por-que-e-dificil-animes-serem-indicados-ao-oscar-artigo/ > Acesso em: 14 de Fevereiro. 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »