Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2022 às 19h35min - Atualizada em 17/02/2022 às 18h42min

Erros comuns na hora de planejar uma viagem

Para evitar passar perrengue, é importante tomar alguns cuidados quando for organizar a viagem

Isabella Abrão - Editado por Mayra Cardozo
Reprodução: Viajali
Viajar costuma ser uma atividade muito agradável, mas o mau planejamento pode estragar toda a experiência de estar em um lugar novo. Para escapar do estresse e garantir momentos especiais, é muito importante tomar alguns cuidados durante a organização da viagem. Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais erros que as pessoas cometem quando estão se preparando para visitar um destino. Anota aí:
 
1. NÃO CONFERIR DOCUMENTOS ANTES DE VIAJAR
 
Verificar se todos os seus documentos estão em ordem e válidos é essencial para evitar imprevistos. Alguns países, por exemplo, exigem visto e passaporte, enquanto outros aceitam que o viajante apresente apenas o RG. No primeiro caso, a emissão dos documentos pode demorar um pouco e, por isso, é necessário organizar tudo com antecedência. Por medida de segurança, também é interessante fazer uma cópia dos seus dados para levar com você nos passeios, deixando os documentos originais bem guardados no local em que está hospedado durante a viagem.
 
2. NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO
 
Analisar o seu orçamento antes de viajar evita que você comprometa a sua situação financeira. Estipule a média de gastos por dia, confira se está indo viajar em épocas de baixa temporada e separe um dinheiro extra para emergências. Fazendo essa organização, você adequa o roteiro à sua realidade e, ao mesmo tempo, não deixa de aproveitar tudo o que o destino tem para oferecer aos turistas. Se a sua viagem for internacional, não esqueça também de avisar o banco para não ter problemas com o cartão.
 
3. NÃO FAZER RESERVAS COM ANTECEDÊNCIA
 
Quanto mais perto da data da viagem você deixar para reservar passagens, hospedagem e ingressos de atrações, mais caro tudo vai ficar. Para que você não gaste demais ou muito além do que havia planejado, comece a organizar essas questões com, no mínimo, um mês de antecedência. Fique atento também às diversas promoções anunciadas em sites e perfis nas redes sociais especializados no assunto. Economizando nesses itens, você tem um pouco mais de dinheiro para usar como quiser durante a viagem.

4. NÃO FAZER UM BOM ROTEIRO
 
Por mais que você queira visitar todas as atrações do destino em uma mesma viagem, saiba que isso não é muito recomendável. Um roteiro com tempo apertado para fazer os passeios pode facilmente se tornar um pesadelo, principalmente se as atrações turísticas são muito procuradas. Além disso, com um excesso de atividades você ficará exausto e não vai conseguir se divertir tanto quanto gostaria no dia seguinte. Avalie quais passeios podem lhe agradar mais e dê prioridade a eles. Assim, irá aproveitará muito mais a viagem.
 
5. NÃO PESQUISAR SOBRE O DESTINO
 
Pesquisar sobre o destino é uma questão de respeito e cuidado, além de necessário. Afinal, cada país tem a sua própria cultura e costumes. É importante buscar informações a respeito para não correr o risco de ofender alguém ou se meter em encrencas durante a viagem. Nos Estados Unidos, por exemplo, consumir bebidas alcoólicas em público é ilegal em vários estados. Por isso, muitas pessoas colocam a garrafa de bebida dentro de uma sacola de papelão quando estão andando na rua.
 
6. EXAGERAR NO CONTEÚDO DA MALA
 
Uma mala muito pesada pode atrapalhar bastante a dinâmica da viagem, principalmente se você escolheu fazer um mochilão. Uma boa maneira de selecionar o que vai na sua bagagem é optar por roupas coringas, que combinem entre si, para não levar mais do que vai usar. Ficar atento quanto a época do ano também é importante para não errar no estilo de roupa. Se o clima da região é frio ou está no inverno, não faz sentido colocar vários biquínis na mala, por exemplo. Mais uma vez: sempre pesquise sobre o destino antes de viajar!
 
7. NÃO VERIFICAR O PLANO DE CELULAR
 
Quando se está em outro país, as operadoras costumam cobrar taxas altíssimas para você fazer ligações. Por isso, procure sempre se comunicar com as pessoas usando o wifi ou compre um chip novo na viagem. O que não dá é para ficar desconectado, ainda mais se você estiver viajando sozinho. Para pedir ajuda e usar o GPS, por exemplo, é essencial que você tenha conexão telefônica ou de internet. Vale também entrar em contato com a sua operadora e conferir se o seu plano atual possui cobertura no local em que vai ficar ou se a empresa oferece outra alternativa para que você tenha sinal.
 
8. NÃO FAZER UM SEGURO VIAGEM
 
Segurança nunca é demais, certo? Afinal, imprevistos podem surgir a qualquer momento. A gente nunca torce para que essas coisas aconteçam, mas não é impossível ficar doente ou sofrer um acidente na viagem, por exemplo. A conta médica no exterior costuma ser bem alta, por isso, se você for viajar para outro país, o melhor a se fazer é contratar um seguro de viagem, que é quase como um plano de saúde internacional. Pesquise bem qual é o melhor seguro para você, pois ele valerá durante todo o tempo contratado.
 
REFERÊNCIAS:
 
CASSEMIRO, Lila. “7 erros mais comuns no planejamento de viagem”. Fui ser viajante, 2021. Disponível em: https://www.fuiserviajante.com/planejamento/erros-planejamento-viagem/. Acesso em: 11 fev 2022.
 
“Planejamento de viagem: 8 erros que você não deve cometer”. Organizze, 2017. Disponível em: https://financaspessoais.organizze.com.br/planejamento-de-viagem-8-erros-que-voce-nao-deve-cometer/. Acesso em: 11 fev 2022.
 
“6 Erros Comuns de Planejamento de Viagens (e Como Evitá-los)”. Fora da zona de conforto, 2021. Disponível em: https://foradazonadeconforto.com/6-erros-comuns-de-planejamento-de-viagens/. Acesso em: 11 fev 2022.
 
“7 erros no planejamento de viagem que você não pode cometer”. Maxmilhas, 2018. Disponível em: https://www.maxmilhas.com.br/blog/destaques/7-erros-no-planejamento-de-viagem-que-voce-nao-pode-cometer. Acesso em: 11 fev 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »