Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2022 às 15h48min - Atualizada em 18/02/2022 às 19h40min

NYFW: os desfiles que mais se destacaram nesta temporada

Um resumo das coleções mais importantes da NYFW, que abriu a temporada de Outono/Inverno 2022

Maria Eduarda Soldera - Editado por Flávia Pereira
Foto: Brandon Maxwell | Reprodução/Instagram (@brandonmaxwell)

A New York Fashion Week faz parte das quatro grandes semanas de moda internacionais e sempre abre a temporada entre elas, sendo seguida pelas fashion weeks de Londres, Milão e Paris. Nessa temporada de Outono-Inverno 2022 – que teve início no dia 11 de fevereiro e encerrou no dia 16 – os designers se mostraram cansados das roupas confortáveis e do loungewear, que ganharam espaço com a pandemia. As passarelas foram tomadas por cores, brilho, paetê, tricô, renda e bordados. Neste artigo você irá encontrar um resumo das coleções que mais se destacaram durante o evento.
 

Proenza Schouler
 

A coleção apresentada pelos diretores criativos Lazaro Hernandez e Jack McCollough, criticou as roupas de ficar em casa, que foram aderidas durante esses dois anos de pandemia. As peças dessa temporada possuem designs maduros e uma alfaiataria moderna pensada para os tempos atuais que estamos vivendo. Os tecidos pesados dividiram espaço com a fluidez dos vestidos, que se destacaram no desfile por suas cores vibrantes e materiais leves. As silhuetas foram incrivelmente bem pensadas, com destaque para a marcação na cintura que esteve presente em grande parte dos looks e combinou muito bem com as peças mais amplas e fluídas. Os looks são elegantes, modernos e contém uma leve rigidez que combina muito bem com a marca.


 

PatBo
 

A marca de Patrícia Bonaldi representou o Brasil pela segunda vez na temporada de desfiles de Nova Iorque, dessa vez fazendo parte do calendário oficial da NYFW sendo a primeira marca brasileira a tornar-se membro do CFDA (Council of Fashion Designers of America). O desfile ocorreu no segundo dia de evento (12/02), com uma coleção que homenageou o trabalho artesanal através dos bordados manuais presentes nos looks. Peças em veludo molhado e maiôs decotados dividiram espaço com os bordados, pedrarias e franjas. Todos os bordados e ornamentos foram feitos à mão por bordadeiras capacitadas pela escola fundada por Patrícia Bonaldi em Minas Gerais.
 

 
 

Brandon Maxwell
 

Brandon Maxwell apresentou uma coleção emocionante em homenagem a sua avó, que atualmente sofre de alzheimer. Por meio das peças Maxwell contou a história da pessoa que mais o apoiou durante o início da carreira enquanto relembrava a infância. Os tecidos escolhidos para a coleção, como o tricô, renda, cetim e camurça, remetem uma sensação de lar e conforto. Maxwell contou que durante sua infância costumava brincar com os xales e joias da avó, essa brincadeira foi refletida principalmente nos looks que contém echarpes acolchoados e tecidos amassados. O destaque fica para o último look da coleção, um vestido de gala com estampas florais, que foi reproduzida diretamente de um quadro pintado pelo avô do designer em homenagem à esposa.
 

 


 

Area
 

Com muito brilho, plumas e paetês, a Area apresentou uma coleção inspirada nas showgirls dos anos 20, homenageando Zizi Jeanmarie e Josephine Baker. A marca também fez referência ao carnaval brasileiro, com a presença do verde e amarelo na paleta principal, plumas, pele à mostra e música brasileira presente na trilha sonora. Piotr Panszcyk, diretor criativo da marca, afirmou que a coleção não é apenas sobre a beleza das showgirls, e sim para exaltar a determinação delas. Os bordados aplicados nas peças foram desenvolvidos por artesãos indianos, já os headpieces de metal e outras jóias foram criados por um artista alemão em Roma. Durante a coleção fica claro o uso das técnicas de alta-costura, que é o próximo objetivo de Panszcyk. 



 

Gabriela Hearst
 

Para a temporada de Outono/Inverno 2022 a designer uruguaia apostou em uma coleção com a proposta genderless (sem gênero), e creditou suas filhas por terem a ajudado ter um olhar diferente sobre o assunto. A conexão de Gabriela com a natureza foi reforçada nesta temporada, cerca de metade da coleção é de origem de materiais reciclados e as cores utilizadas nas peças foram alcançadas a partir de corantes orgânicos. A designer também colaborou com a artista Ana Martinez Orizono, que emprestou sua pintura “Three Stories” para estampar algumas peças. A coleção contou com saias, mantas com franjas, vestidos em crochê feitos à mão, ponchos, botas de cano alto, peças em couro e em alfaiataria. Gabriela Hearst reafirmou seus propósitos por meio de uma coleção cativante e criativa.


 

Peter Do
 

A coleção intitulada ‘Fundação’ é a mais pessoal do designer até agora. Revisitando as coleções inaugurais da marca, o passado e presente conversaram durante todos os 36 looks dessa temporada. A paleta de cores escolhida é neutra, mas contrasta muito bem com a alfaiataria moderna e desconstruída de Peter Do para o Outono/Inverno 2022. Os blazers oversized chamaram a atenção, junto com os coletes alongados até os tornozelos, maxi bolsas e os recortes inusitados nas calças. O minimalismo da marca foi muito bem trabalhado para criar uma coleção elegante e atual. Peter Do revisitou sua essência para criar a fundação do caminho que busca construir.
 

 


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »