Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/02/2022 às 21h30min - Atualizada em 18/02/2022 às 22h46min

Valentine's Day: como é comemorado o Dia dos Namorados em diferentes países

O Dia dos Namorados é uma data na qual as pessoas comemoram o amor, mas será que em todos os países do mundo ele é celebrado da mesma maneira?

Tathiane Mantovani - Revisado por Jéssica Meira
Saiba como é comemorado o Dia dos Namorados em diferentes países. (Foto: Reprodução / Freestocksorg)
Comemorar o amor é um ato que precisa ser muito valorizado, já que isso ajuda a humanizar as relações entre as pessoas. Não é à toa que a maioria dos países do mundo reservam um ou dois dias do ano para festejar o Dia dos Namorados. Apesar de apresentarem um objetivo único, alguns deles têm a sua própria origem histórica, bem como data comemorativa e rituais.

É importante conhecer um pouco das características de cada país, pois isso facilita a compreensão das diferentes culturas que compõem o mundo, assim como permite que as pessoas respeitem as diversas formas de celebrar o amor. Além disso, vale destacar que na maioria dos países esta data é comemorada no dia 14 de fevereiro e é representada por rituais de troca de presentes, mas ao mesmo tempo todos têm suas particulares.
 
Estados Unidos
 
Nos Estados Unidos, é comemorado o Valentine’s Day, também conhecido como Dia de São Valentim. Isso porque, essa data tem como origem a história do padre romano Valentim que celebrava casamentos contra a vontade do imperador Cláudio II.
 
Naquela época, o governante acreditava que o casamento enfraquecia o potencial dos homens que tinham perfil para se tornarem soldados. Por outro lado, o padre oficializava em segredo a união entre os apaixonados, pois segundo ele, estes eram os planos de Deus.
 
Infelizmente, o segredo de Valentim foi descoberto e ele foi sentenciado à morte. Depois de anos, o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim para que as pessoas celebrassem o amor. Nos Estados Unidos esse dia é comemorado em 14 de fevereiro.
 
Vale destacar que no país esse momento não é exclusivo dos namorados como acontece em outros lugares do mundo. Isso porque neste dia o principal ritual é a troca de cartões e cartas que acontece entre casais, amigos, familiares e colegas que, por sua vez, querem expressar seus sentimentos ao outro. Ou seja, não são apenas os pombinhos que aproveitam o Dia dos Namorados para comemorar o amor.
 
Inglaterra
 
No país onde fica localizado o palácio da rainha Elizabeth II, a história de origem do Dia dos Namorados é a mesma dos Estados Unidos, assim como acontece em todos os países da Europa. Por isso, o dia do amor também é comemorado em 14 de fevereiro.
 
Em relação aos rituais, as pessoas trocam cartões e presentes entre seus entes queridos para demonstrar sua afetividade. Vale destacar que Londres é considerada uma das cidades mais românticas da Europa.
 
Por isso, muitas pessoas viajam para a capital da Inglaterra para aproveitar o Dia dos Namorados. Além disso, Paris, a cidade luz, também conhecida como a cidade do amor, é outro ponto de encontro dos pombinhos que desejam comemorar esse dia no continente europeu.
 
África do Sul
 
Na África do Sul, o Dia dos Namorados também é comemorado em 14 de fevereiro. Isso porque eles seguem a tradição ocidental. Porém, além da troca de presentes, também existe um ritual bastante peculiar.
 
Neste dia, os sul-africanos costuram um coração com o nome da pessoa amada na manga da blusa para que ela possa compreender o interesse deles. Esse ritual tem referência na Lupercalia, antiga celebração romana da fertilidade.
 
Japão
 
Diferente dos demais países mencionados aqui, o Japão comemora o Dia dos Namorados em dois dias. Sendo que o primeiro é celebrado no dia 14 de fevereiro, no qual as mulheres presenteiam os homens com chocolates.
 
Já o segundo, é celebrado no dia 14 de março, conhecido como "Dia Branco". Nesse dia, são os homens que oferecem presentes para as mulheres. Dentre os mimos pode-se destacar papéis de carta, doces, lenços, jóias, entre outros, porém, os chocolates brancos são os preferidos.
 
Vale destacar que a primeira data tem relação com a comemoração ocidental, mas o segundo foi criado pelo país com o objetivo de movimentar o comércio. É importante mencionar que ambos servem para celebrar e demonstrar a gratidão.
 
Brasil

Enquanto a maioria dos países comemoram o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, o Brasil tem outra data, 12 de junho. É possível imaginar que este dia foi escolhido apenas devido ao Dia de Santo Antônio, mas a origem deste momento comemorativo é exclusivamente comercial.
 
Em 1948, o publicitário João Doria instituiu esta data por meio de uma propaganda muito bem elaborada para um cliente cujo slogan era "Não é só com beijos que se prova o amor!".
 
Ou seja, incentivava as pessoas a trocarem presentes e, assim, movimentar o comércio. Essa estratégia visava resolver o problema de desaquecimento das vendas no período de junho.
 
A partir daquele ano, esta data comemorativa caiu no gosto popular e os brasileiros começaram a presentear o seu par romântico com flores, chocolates, jóias, ursos de pelúcia, entre outros presentes de valor monetário e sentimental para materializar o amor entre o casal.
 
Além disso, esta data é marcada por comemorações, como jantares à luz de velas em restaurantes que fazem decoração temática e preparam um cardápio personalizado, para que o casal possa aproveitar o clima romântico e usufruir de todos os serviços prestados pelo estabelecimento.
 
Vale destacar que hoje independente do lugar do mundo no qual essa data é comemorada, existem grandes chances de encontrar um comércio aquecido e pessoas felizes com as homenagens e mimos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »