Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/02/2022 às 00h46min - Atualizada em 19/02/2022 às 00h16min

"Vingadores" completa 10 anos de seu lançamento

Produção iniciou uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
FONTE : Marvel Studios.

O ano de 2012 marcou o começo de uma das franquias mais lucrativas e bem sucedidas do cinema. Foi o início da primeira reunião dos Vingadores e da saga que movimentou a Marvel por uma década. E é em meio ao desenvolvimento do novo estágio do Universo Cinematográfico do estúdio que o lançamento desta produção faz aniversário.

A ideia de criar o time começou a ser construída em Homem de Ferro (2008), a origem do MCU, logo na primeira cena pós crédito quando Nick Fury visita Tony Stark em sua mansão para conversar. Mas a proposta não foi bem recebida inicialmente por Stark e foi logo ignorada. Em 2012 a história mudou. Com a ameaça vigente causada por um deus e um exército de alienígenas, não restou outra alternativa exceto unir os heróis para manter a segurança do planeta. Entretanto, havia tantas diferenças entre eles, que a última coisa que pareciam ser era uma equipe.

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Quando a S.H.I.E.L.D perde um de seus agentes, Fury revela as suas intenções com a criação do grupo e diz a frase que ficaria famosa: “Havia uma ideia de reunir um grupo de pessoas extraordinárias, para que quando precisássemos delas, elas travassem as batalhas que nós não conseguíssemos. Era chamada de Iniciativa Vingadores".

Dita em um momento emocional do filme, não só virou um marco, como ajudou a convencê-los. A partir de então, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Hulk formaram o maior sexteto do Universo Cinematográfico da Marvel.

Cronologicamente, é o sexto e último filme da primeira fase. Os principais integrantes da equipe já haviam sido apresentados antes e, por isso, não foi preciso fazer uma grande introdução dos personagens. A direção ficou por conta de Joss Whedon e a obra se consolidou como uma das bilheterias mais lucrativas do cinema, arrecadando 1,5 bilhão de dólares pelo mundo.

Vingadores é o primeiro passo da chamada “Saga do Infinito”. Depois dele, cada produção se tornou a peça de um quebra cabeça que viria a ser concluído sete anos após o seu lançamento e não é exagero dizer que todos os acontecimentos da fase 2 em diante têm alguma ligação ou são consequências do que foi feito.

O cetro de Loki

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Um exemplo dessas conexões é este objeto usado como uma arma pelo irmão de Thor. Loki foi “presenteado” com o cetro por Thanos, vilão que em 2018 colocaria seu plano de dizimar metade do universo em ação. Dentro dele havia uma peça azul que futuramente foi revelada como a joia do Espaço.

Conflitos entre Tony e Steve

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Como citado, a equipe teve muitos conflitos inicialmente e desde o primeiro filme ficou nítida a tensão entre Tony e Steve. Mesmo trabalhando juntos, era perceptível que a relação não era muito harmoniosa.

Essas pequenas desavenças foram exploradas a cada produção. Em Era de Ultron (2015) foram desenhadas algumas discussões, em Guerra Civil (2016) houve o grande desentendimento que só foi resolvido em Ultimato (2019), três anos depois.

Batalha de Nova York

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

O confronto entre os Chitauris e os Vingadores foi revisitado sete anos depois em Ultimato. Para resgatar as joias usadas por Thanos, parte deles voltaram na linha temporal para recuperar o Tesseract. Como um tributo ao primeiro, os personagens encontram suas versões antigas.

No entanto, nem tudo saiu como o esperado e o cubo que continha a joia foi parar em mãos erradas e gerou um grande gancho para a etapa seguinte do MCU. Ao pegar o Tesseract, a versão de 2012 do Loki “sumiu” do mapa e o que aconteceu com ele só foi revelado dois anos depois, quando a série original estreou. 

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação



Pós-Ultimato
Vingadores abriu o caminho para a narrativa das joias, passou por Era de Ultron e mais de 15 filmes de outros heróis até chegar no desfecho da história: Guerra Infinita e Ultimato.
Fonte: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Studios/Divulgação

O início da fase 4 se baseia muito nos episódios que aconteceram nessas duas produções, principalmente na perda e nos impactos causados pelo estalo do Thanos. WandaVision foi a primeira e em como Wanda lidou com o luto. Falcão e o Soldado Invernal trouxe Sam lidando com a responsabilidade de assumir o papel de Capitão América e do caos que o mundo enfrentou com a volta de quem havia desaparecido.

A partir disso, é possível ver que mesmo depois de 10 anos, Vingadores influencia o que acontece no MCU e deve continuar já que as próximas obras planejadas pela Marvel contam com personagens envolvidos em algumas das histórias anteriores, como é o caso de She-Hulk, Invasão Secreta, Ironheart e Armor Wars.

Referências:

BICUDO, Lucas. A história do universo Marvel e como o MCU muda as páginas da cultura pop. Foras de Série, 2021. Disponível em: https://forasdeserie.com/a-historia-do-universomarvel-e-como-impacta-a-cultura-pop/. Acesso em 18 de fevereiro de 2022.

MASCARENHAS, Lucas. Vingadores: entenda como o time de heróis revolucionou o cinema. IBahia, 2019. Disponível em: https://www.ibahia.com/entretenimento/detalhe/noticia/vingadores-entenda-como-o-time-de-herois-revolucionou-o-cinema/. Acesso em 18 de fevereiro de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »