Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/02/2022 às 22h10min - Atualizada em 20/02/2022 às 22h28min

Mashle: O mangá que brinca de ser One Punch Man em Harry Potter.

Com comédia e discussões relevantes, Mashle surge como uma das melhores comédias da nova geração.

Flávio Lucas - Editado por Fernana Simplicio
Fonte: Shueisha / Reprodução: ANMTV

Se passando em um universo que é uma paródia de Harry Potter e que traz consigo um humor que provavelmente é inspirado em One Punch Man, Mashle: Magic and Muscles é publicado semanalmente na revista japonesa Shonen Jump, sendo escrito e desenhado por Hajime Komoto.

 

Em um mundo onde todos nascem abençoados com o dom de usar magia à vontade, sua capacidade e talento ao utilizá-la são o que definem o seu status social. Toda pessoa nasce com uma linha em seus rostos (podendo assumir variadas formas: retas, curvas, raios…) e é isso que mostra se podem utilizar magia ou não. Na obra existem usuários que possuem duas linhas em seus rostos, que o tornam ainda mais poderosos em comparação aos que possuem apenas uma linha. Quando uma pessoa nasce incapaz de usar magia, ela é descartada. Descartar todos aqueles que nascem sem poder usar magia é o que traz um “bem” para a sociedade, afinal, eles nasceram sem a capacidade necessária para sobreviver.

 

Seguindo essa explicação inicial, a história começa com o pai do protagonista, Regro, tendo que lidar com a força excessiva de seu filho, que constantemente quebra a porta de casa por não lembrar se o correto é puxar ou empurrar a porta. Esse humor relacionado à baixa inteligência do personagem é bastante utilizado na obra como forma de compensar sua força excessiva.


Mash em seu uniforme. A linha em seu rosto é desenhada com tinta

Mash em seu uniforme. A linha em seu rosto é desenhada com tinta

Fonte: Shueisha / Reprodução: Jbox

 

O protagonista, Mash, cresceu junto de seu pai escondido na floresta, para que pudesse viver isolado da sociedade e longe dos perigos que ela o traria, fazendo com que o único hobby do seu filho fosse malhar para que assim fortalecesse os seus músculos. Além de malhar, o protagonista também ama comer profiteroles (um tipo de bolinho recheado francês) e é esse amor pelo doce que faz a trama principal começar.

 

Enquanto seu pai sai de casa, Mash descumpre o pedido dele e vai para a cidade apenas para comprar seus amados profiteroles em uma vendinha que estava em promoção. As pessoas da cidade o reconhecem como um sem linha e a polícia mágica é chamada para lidar com a situação. Facilmente Mash vence um dos policiais que chega no local (o mais engraçado é que ele faz isso sem querer) e logo em seguida seu pai aparece e os dois fogem para a floresta. Mash vai treinar na floresta, como castigo por desobedecer, e durante esse período a polícia chega em sua casa e confronta seu pai. Nesse momento, Regro se lembra de como conheceu seu filho: O personagem vivia uma vida difícil e decidiu dar um fim à ela, mas quando iria fazer isso encontrou um bebê sem uma linha em seu rosto, decidindo assim que iria viver para cuidar e proteger aquela criança.


Assim, Regro toma uma decisão e grita para que Mash fuja. Só que, no bom estilo dos shonens, Mash entra em casa quebrando a porta (de novo) e enfrenta os policiais, incluindo seu chefe. Após perceber que não conseguirá vencer Mash, com o garoto rebatendo facilmente os ataques que eram dito capazes de vencer um dragão, o chefe da polícia propõe um acordo: Para ter uma chance de poder viver em segurança com seu pai, Mash deve ingressar na escola de magia e ascender até o posto de Visionário Divino, o cargo máximo de poder que um mago pode alcançar. Só assim Mash poderia mudar de fato a sociedade e a forma em que aqueles sem magia são tratados.


Por se tratar de uma paródia, Mashle é um mangá que não se preocupa tanto em explicar o seu universo e assume que seu leitor já entende os conceitos utilizados na obra - como vassouras voadoras, varinhas mágicas e feitiços em latim. Por não ter que explicar esses conceitos que já são bem conhecidos na cultura pop, o mangá parte direto para a ação.



 

Na verdade, cada desafio desses é enfrentado de uma maneira diferente, como durante a prova escrita para entrar na Easton em que ele deveria decifrar a magia por trás das perguntas que estavam presentes nela, mas na verdade apertou a pena de escrever com tanta força que assustou as questões da prova. Outro caso bem engraçado é quando ele deve atravessar um labirinto mágico repleto de armadilhas com tempo limite. A resposta encontrada foi apenas atravessar todas elas correndo em linha reta para poder chegar ao outro lado.

 

Os traços e painéis simples do mangá tornam a história ainda mais simples e divertida. A apresentação dos personagens também é feita de maneira cômica, já que todos apresentam algum traço de personalidade bem extravagante, exagerado e engraçado.



 

Para finalizar, Mashle já é um mangá de sucesso e tem tudo para ser um dos grandes novos animes de comédia também - se receber uma adaptação - e que de quebra ainda debate questões sobre desigualdade social de forma bem humorada.

Referências:

ZONE, Comix. CONHEÇA MASHLE, O MAIS NOVO SUCESSO DA SHONEN JUMP!. YouTube, 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=jZEOMBAcelA >. Acesso em: 15 de fev. 2022.

KEMNER, Louis. Mashle Echoes My Hero Academia's Societal Critique on Discrimination. CBR, 2022. Disponível em: < https://www.cbr.com/mashle-vs-my-hero-academia-societal-critique-discrimination/ >. Acesso em:15 fev. 2022

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »