Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2022 às 22h50min - Atualizada em 21/02/2022 às 13h45min

Filmes de terror mais assustadores de 2021 - de acordo com pesquisa britânica

Para amantes de filmes de terror, saber quais filmes valem a pena assistir é de grande ajuda. Esse é o maior objetivo do estudo "Projeto Ciência do Susto"

Ana Faely Nobre - Revisado por Jéssica Meira
Arte original da empresa Broadband Choices para propagar a divulgação do ranking de 2021. (Fonte: Site Broadband Choices)

A empresa britânica Broadband Choices realizou uma pesquisa, a qual elencou os filmes mais assustadores de 2021. Com auxílio de médicos, pesquisadores especializados e monitores de frequência cardíaca, a companhia montou um ranking com os 18 filmes que mais tiveram oscilação nos BPMs dos participantes.

A entidade que promove esse estudo tem, na verdade, o trabalho de comparar planos de TV por assinatura, internet e telefonia do Reino Unido. Ou seja: não há relação alguma com pesquisas cinematográficas. O ranking é uma ferramenta de marketing da empresa.

Depois do sucesso do ranking de filmes mais assustadores de 2020, a Broadband Choices decidiu realizar um estudo maior do que o anterior. Eles convidaram 250 voluntários para assistir a 40 filmes de terror. Essa pré-seleção foi feita com base em recomendações do Reddit - um fórum social de notícias - e de sites especializados em crítica de cinema. A lista era composta pelos 30 melhores filmes que participaram do “Science of Scare Project” de 2020 (Projeto Ciência do Susto, em tradução literal) juntamente com novos filmes lançados em 2021 e outros antigos que podem ter escapado de contagens anteriores.

O trabalho dos voluntários não era opinar sobre os filmes, mas terem seu batimento cardíaco monitorado enquanto assistiam a maratona, um processo que durou algumas semanas, e que foi feito sob supervisão médica.

Assim, os estudiosos encontraram um padrão entre os voluntários. Enquanto as pessoas registraram uma média de 64 batimentos por minuto (bpm) em repouso, os índices médios chegaram aos 88 bpm durante a exibição de “Host”, (ou “Cuidado com quem Chama”), sendo que o pico de susto gerado pelo momento mais intenso do longa, atingiu incríveis 130 bpm.


 

E o campeão do ranking foi "Host" (“Anfitrião”, em inglês). Dirigido por Rob Savage, o quase curta-metragem britânico de 56 minutos se passa totalmente na tela de um computador durante o live chat. É um filme gravado durante o isolamento social devido a pandemia de Covid-19, em 2020. Toda a história acontece numa tela de Zoom, e as imagens foram captadas pelas câmeras dos computadores e pelos celulares dos atores.

Na trama, seis amigos se reúnem em uma videoconferência para matar as saudades em meio ao isolamento. Eis que uma das garotas, Haley, sugere convidar outra amiga, que é médium, para que todos experimentem participar de uma sessão. Porém, um espírito começa a invadir suas casas e eles precisarão lutar para sobreviver.



Entretanto, mesmo conseguido o primeiro lugar na lista dos títulos mais assustadores, o longa não registrou o susto mais efetivo. O mérito, conforme aponta o levantamento, ficou para “Sobrenatural” (2010), o terceiro lugar do ranking, que atingiu 133 bpm no pico mais alto da transmissão.

O filme “A Entidade” (2012) obteve o segundo lugar no ranking com 130 bpm assim como o primeiro lugar. O longa conta a história de um autor de romances criminais que encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.

Curiosamente, o estudo apontou uma grande diferença entre os filmes de terror antigos e os mais novos na hora de assustar o público. Grandes clássicos do terror, como “Halloween” (1978) e “Massacre da serra elétrica” (1974) ocuparam 17º e 18º lugares, respectivamente, enquanto longas mais recentes como “Hereditário” (2018) e “Um lugar silencioso 2” (2020) ficaram em 5ª e 8ª posições.


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »