Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/02/2022 às 17h40min - Atualizada em 24/02/2022 às 17h25min

O sucesso das séries fast-foods

Na era dos streamings um novo formatos de séries mais curtas está sendo consolidado

Beatriz Costa Rodriguez - editado por Larissa Nunes
Série Gambito da Rainha. (Foto: Reprodução / Netflix)

A televisão durante muito tempo era a principal responsável pela transmissão das séries .No início nos canais abertos dos Estados Unidos como a ABC e NBC, as séries tinham em média 20 episódios, mas com a chegada dos streamings, a indústria se revolucionou e o número de episódios foram diminuindo.
 

As série de TV passaram por muitas transformações ao longo dos anos. Originalmente, as temporadas de séries clássicas tinham até 30 a 40 episódios, isso porque essas longas séries tinham poucas oportunidades para reprises antigamente e a temporada se mantinha no ar durante o ano inteiro.
 

Mas com boom da era dos streamings, as séries que estão sendo desenvolvidas na atualidade apresentam um tendência de serem em um formato de “fast-food”. Com o foco de preservar a qualidade das histórias partindo para lógica de que quanto menos se prolonga uma história, maior a possibilidade de se obter sucesso ao encerrar a mesma.
 

Minisséries tem feito muito sucesso na Netflix como por exemplo, Maid,Gambito da rainha, Os Olhos que Condenam e Round 6 são produções que em poucos dias no streaming se tornam grandes sucessos entre público e nas redes sociais, pelo simples fato de que elas tem um prazo de validade, então não tem enrolação, pois já possui uma introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem construídos.

 

Grey’s Anatomy foi renovada para sua temporada 19 e são raras as séries hoje em dia que consegue chegar tão longe assim, porque hoje o objetivo é não deixar a historia andar em círculos, com arcos repetitivos e tramas que se perdem no meio do caminho, deixando passar a oportunidade de serem finalizadas de forma coerente.
 

A questão é que a estrutura comum de séries de TV não se sustenta mais. A estrutura das novas séries tem mais a ver com o cinema, parecendo filmes com 13 horas de duração, com cada episódio sendo relevante para a narrativa, sem exceções. Além de que com o streaming temos o fator do binge watching, que é o hábito de maratonas várias episódios de uma vez só e fazer isso com séries longas é um desafio muito cansativo para quem não tem muito tempo livre no dia-a-dia.

 

Logo a estratégia dos streamings é focar em produções próprias em formato séries “fast-food” que sejam curtas, com em média 10 episódios, para extrair o máximo possível de uma narrativa fechada dentro de cada temporada, completamente livre de enrolações novelescas para conseguir obter um sucesso rápido.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »