Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/02/2022 às 11h43min - Atualizada em 22/02/2022 às 11h15min

Atravessando as telonas

Confira alguns destinos brasileiros que foram cenários de filmes ou séries, por intermédio de gravação ou inspiração.

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: Catran Blog

Quem nunca se imaginou vagueando pelos cenários de filmes ou séries, desejando ser possível atravessar a tela da TV para perambular por aquele universo? Pois bem, aqui vai uma boa notícia: apesar de não ser possível se teletransportar para aquele local, não é impossível visitá-lo sem sair do país! Isso porque o Brasil já foi alvo de várias gravações e inspirações, as quais contemplaram a beleza da pátria!


Com isto, confira alguns lugares no Brasil que já foram cenários de filmes ou séries.
 

Paraty - Saga Crepúsculo

Casa onde Bella e Edward passaram a lua de mel.

Casa onde Bella e Edward passaram a lua de mel.

Fonte: Conhecendo meu Apê

Esse paradisíaco santuário ecológico já encantou os telespectadores da saga Crepúsculo. No quarto filme da franquia, intitulado Amanhecer, Paraty serviu de cenário durante a lua de mel do casal Bella e Edward. Apesar de ter sido uma situação ficcional, o lugar realmente é atraente, sendo perfeito para uma programação mais romântica.

 

Rio de Janeiro - Velozes e Furiosos 5

Velozes e Furiosos

Velozes e Furiosos

Fonte: Veja

Com muita ação e história, Velozes e Furiosos 5 aproveitou pontos turísticos da Cidade Maravilhosa para utilizar como cenário. Apesar de a maior parte da trama ter sido gravada em sets que imitavam o Rio, alguns lugares realmente serviram para o enredo do filme, como o Pão de Açúcar, a Favela Santa Marta, o Cristo Redentor e as praias de Ipanema e Copacabana, fazendo a alegria dos brasileiros! 

 

São Paulo 

Striking Vipers, Black Mirror

Striking Vipers, Black Mirror

Fonte: Netflix / Reprodução: Travejante

O primeiro episódio da última temporada da série Black Mirror, intitulado Striking Vipers, tem as ruas de São Paulo como cenário. No decorrer da trama, é possível se deparar com a Avenida Paulista, o Viaduto da Santa Ifigênia e o interior do prédio da Folha de São Paulo. Um jogo de realidade virtual, no qual outros pontos de São Paulo são reproduzidos, ainda é abordado no enredo.

Filme 'Ensaio Sobre a Cegueira'.

Filme 'Ensaio Sobre a Cegueira'.

Fonte: Miramax Films / Reprodução: G1

Em 2007, algumas ruas de São Paulo foram fechadas para a gravação do filme Ensaio Sobre a Cegueira, que contou com os arredores da Praça Ramos de Azevedo, o Viaduto do Chá, o Minhocão, a Ponte Estaiada, a Faria Lima e esquinas do bairro de Higienópolis para a gravação de algumas cenas.

 

Cataratas do Iguaçu

Warrior Falls, Pantera Negra.

Warrior Falls, Pantera Negra.

Fonte: Marvel / Reprodução: O Globo

Eleita como uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu inspiraram as Warrior Falls do filme Pantera Negra, produzido pela Marvel. A paisagem aparece duas vezes no filme: durante a reunião do conselho tribal e a proclamação de T’Challa como rei de Wakanda.

Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu.

Fonte: Melhores Destinos

Indiana Jones, 007, Tarzan e Tartarugas Ninja também foram filmes que se beneficiaram da beleza das Cataratas para promover as aventuras de seus personagens.

 

Lençóis Maranhenses

Vormir.

Vormir.

Fonte: Marvel / Reprodução: Volts

Esse paraíso, localizado no Maranhão, serviu de inspiração para a criação do planeta Vormir, do universo dos Vingadores. O lugar fictício possui uma similaridade particular com os Lençóis Maranhenses: a disposição das águas e da areia. 

Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses.

Fonte: Get Your Guide

Enquanto os atores gravavam as cenas em chroma key, uma equipe foi gravar a paisagem maranhense para realizar a edição apropriada, que deveria ser inserida no filme.

 

Referências:

 

Conheça produções internacionais filmadas em pontos icônicos do Brasil. Viagem e Gastronomia, 2021. Disponível em: https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/cultura/conheca-producoes-internacionais-filmadas-em-pontos-iconicos-do-brasil/ Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.

 

Cetrone, Camila. 10 filmes e séries internacionais com cenas gravadas no Brasil. Ig, 2021. Disponível em: 

https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2021-08-03/filmes-series-cenas-gravadas-brasil.html?Foto1 Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »