Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2022 às 12h09min - Atualizada em 23/02/2022 às 15h05min

Bahia: uma viagem espetacular

A Bahia é conhecida pela cultura marcante e por seus encantos

Thainara Macedo - Editado por Mayra Cardozo
Créditos: Thainara Macedo \ Elizabete Silva Alves
A Bahia é chamada de terra-mãe do Brasil. É onde o país começou, onde o brasileiro se reconhece e se reencontra com sua essência, conhecida pelos atrativos turísticos, culinária marcante, belas praias e forte religiosidade - essas são algumas características de Salvador, a capital da Bahia, que é visitada por muitas pessoas de todas as partes do mundo! Com mais de 2,8 milhões de habitantes, é o município mais populoso do Nordeste e o terceiro do Brasil. O Carnaval local é um diferencial, afinal animação e receptividade são características do povo baiano! 

Em conversa com a empreendedora baiana Elisabete Silva Alves, que atualmente abriu uma empresa no ramo de alimentos, fazendo comidas baianas todas as sextas-feiras e bolos regionais na época de festa junina, pedi a ela que me indicasse lugares para as pessoas passearem na Bahia.

Um dos lugares que ela indicou e que é lindo demais (eu tive a oportunidade de conhecer) é o Elevador Lacerda. Ele é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos e tem uma vista do alto da Bahia de todos os Santos, do mercado modelo e do Forte São Marcelo. Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873.

 
 

Para quem deseja visitar:

Elevador Lacerda
Ingresso: R$ 0,15 centavos cada viagem.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
Acessibilidade: trajeto com dificuldades e parapeito muito alto para cadeirantes. A cabine do elevador tem bom espaço para cadeirantes.
Local: da Cidade Baixa - Praça Visconde de Cayru, Comércio; da Cidade alta - Praça Municipal (Praça Tomé de Souza s/n Centro Salvador - BA 40020-000), Centro Histórico, Salvador.

Para quem deseja fazer compras, tem o Mercado Modelo situado à frente do levador Lacerda e ao lado do Cais do Catamarã.

 
 
 
 

Pelourinho

Um outro ponto histórico na Bahia é o Pelourinho, que antigamente foi palco de punição. Uma origem de seu nome vem de um instrumento de tortura contra escravos, mas hoje o local é conhecido como um bairro colorido, cheio de cultura e arquitetura histórica. Ele é definido como o bairro no Centro Histórico de Salvador, é famoso pela arte baiana, música, cultura e arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

São casarões antigos, coloridos, que dividem espaço com igrejas, como a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Atualmente, muitos desses casarões funcionam como museus, restaurantes e centros culturais, tudo sem perder o charme e a beleza que Pelourinho de Salvador carrega.

 
 
 

Para quem passa por lá, tem a Fundação Casa de Jorge Amado. O célebre escritor de “Gabriela Cravo e Canela”, “Capitães da Areia” e “Tieta do Agreste” tem seu acervo preservado ali, sendo que o local também funciona como museu, contendo documentos, fotos, objetos , cursos, palestras e exposições sobre a cultura da Bahia. O verdadeiro legado da literatura baiana de Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai, a fundação é um dos maiores pontos turísticos do Centro Histórico da capital baiana - é perfeito para quem ama leitura.
 

Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio

Localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia. Com as visitas liberadas, turistas e moradores vão poder subir as escadarias espiraladas da torre de 22 metros de altura (equivalente a um prédio de sete andares) e conhecer toda a estrutura do farol. Por lá está o maquinário francês de 120 anos, ligado diariamente - o faroleiro acende a luz ao pôr do sol e desliga ao amanhecer. A luz pode ser vista a 60 quilômetros de distância, orientando embarcações.
 
Referências

OS MELHORES destinos. Bahia Turismo, 2019. Disponível em <http://www.bahia.com.br/>. Acesso em: 22 de fev. 2022.

Viagem Club. Disponível em: <https://viagemclub.com.br/>. 
Acesso em: 22 de fev. 2022.

Salvador. Disponível em: <salvadordabahia.com>. Acesso em: 22 de fev. 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »