Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2022 às 13h44min - Atualizada em 24/02/2022 às 16h36min

9 dicas preciosas para mulheres que querem viajar sozinhas

Viajar sozinha pode ser um desafio, mas com essas dicas você consegue evitar perrengues no caminho

Thainá Souza - Editado por Mayra Cardozo
Foto: Klaus Vedfelt / Divulgação: Getty Images

Mulheres que se aventuram a viajar sozinhas podem acabar enfrentando alguns obstáculos. Por conta do machismo e das variadas formas de violência, algumas mulheres desistem do sonho de viajar e conhecer novos lugares. Apesar disso, muitas delas têm deixado o medo de lado e colocado o pé na estrada.
 

Em geral, turistas são facilmente identificados em qualquer lugar do mundo. Mas, infelizmente, mulheres precisam de um nível extra de atenção para evitar qualquer situação perigosa. Então, conversando com um grupo de mulheres viajantes reuni as principais dicas para uma viagem mais segura:

 
01. Nunca diga que está viajando sozinha
 

Esse tipo de informação pode chamar a atenção de pessoas mal intencionadas que podem se aproveitar do fato de você estar longe de casa para aplicar golpes ou usar de violência contra você.


 

02. Compartilhe a sua localização com amigos e família
 

É sempre importante deixar que pessoas de sua confiança cientes de onde e com quem você está, pois caso algo de ruim aconteça elas terão informações concretas e atualizadas para tomar as devidas providências.


 

03. Evite postar o local onde está nas redes sociais imediatamente
 

Aquelas que gostam de compartilhar tudo nos stories precisam estar atentas a isso. Fazer check in ou postar o local em que está pode te tornar vulnerável a ações de golpistas e stalkers.
 

04. Tenha um carregador portátil e internet móvel
 

Celular sem bateria é inimigo de turistas. Por isso os carregadores portáteis são indispensáveis. Mantenha o celular carregado e a internet ativa para conseguir se comunicar e pedir ajuda caso esteja perdida ou em situação de perigo.
 

05. Leve uma graninha com você
 

Emergências acontecem, então tenha uma quantia pequena sempre com você. Não precisa levar todo o seu dinheiro da viagem em espécie, o ideal é optar pelo cartão mesmo, mas separe uma quantia de segurança para carregar com você também.
 

06. Não aceite bebida de ninguém
 

Esteja muito atenta a isso. Existem milhares de histórias de pessoas que caíram no "Boa noite, Cinderela" e foram vítimas de roubos e violências físicas e sexuais.
 

07. Bloqueie a porta do quarto
 

Você não sabe quem mais tem a chave da sua acomodação, então tente dificultar o acesso para ganhar tempo para pedir ajuda ou fugir em casos extremos. 
 

08. Evite andar sozinha, principalmente durante a noite 
 

Quem viaja para fora do Brasil, em geral para a América do Norte e a Europa, costuma ter uma sensação de segurança que não sente nem nas cidades mais tranquilas do Brasil. Isso pode te expor a situações inesperadas, como furtos ou agressões, podendo até chegar ao estupro. Para evitar isso, mantenha o instinto de proteção do brasileiro e aja como se estivesse em casa.
 

09. Confie desconfiando
 

Essa é a principal dica para as viajantes. Não tem como confiar 100% em pessoas que você conheceu ontem. Curta a viagem, conheça pessoas, mas esteja ciente de que nem todo mundo é o que parece.

 

Boa viagem!
 

Referências:
 

De assédio à religião, as dicas de mulheres que viajam sozinhas pelo mundo. BBC News Brasil, 2007. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-39213207>. Acesso em 22/02/2022.
 
Mulheres contam suas experiências viajando sozinhas e relatam perrengues. Portal IG, 2021. Disponível em: <https://turismo.ig.com.br/2021-05-10/mulheres-contam-suas-experiencias-viajando-sozinhas-e-relatam-perrengues.html>. Acesso em 22/02/2022.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »