Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2022 às 16h57min - Atualizada em 24/02/2022 às 16h53min

Quem foi Machado de Assis e por que esse autor foi tão importante para a literatura brasileira?

Machado de Assis têm grande importância para a literatura brasileira, além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras

Vanessa Dall Alba - labdicasjornalismo.com
Foto: Jornal da USP

Em diversos vestibulares seu nome sempre aparece, mas quem de fato foi Machado de Assis? O carioca, nascido em 1839, Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor que tinha seus trabalhos à frente de seu tempo. Suas diversas obras retratam como era a sociedade brasileira naquele período, trazendo à tona as hipocrisias e também ironias que eram observadas no dia a dia da elite brasileira. 

 

Sua maior consagração foram seus textos narrativos. Contudo, ele também tinha destaque em suas crônicas, bem como, em outros gêneros da literatura. Por estar envolvido constantemente na literatura brasileira, foi responsável e também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. 

 

Fonte: http://www.achadoselidos.com.br/wp-content/uploads/2017/06/17.06.19_lista_machado_de_assis-676x507.jpg

 

Machado foi uma importante inspiração para as novas gerações de escritores que o sucederam 

 

A importância de Machado de Assis é de alta relevância, já que, esse escritor foi um divisor de águas na história da história da literatura brasileira. Sendo uma inspiração para as gerações de escritores que o sucederam. 

 

Em suas obras, Machado retrata as características da sociedade brasileira naquela época, deixando assim um relato fiel da história da formação do país. Além disso, por ter nascido durante o período do império, viu a Proclamação da República, onde esse momento histórico foi registrado em vários de seus livros.  

 

Os primeiros trabalhos de Machado de Assis foram em diversos jornais da época, como o Marmota Fluminense, onde escreveu várias crônicas sobre a realidade da sociedade carioca. 

 

 

Fonte: https://roveran.files.wordpress.com/2018/01/a-palmeira-machado-de-assis-marmota-fluminense-1855.jpg

 

Os jornais foram de grande influência na escrita de Machado de Assis, já que desde novo começou a trabalhar como aprendiz de tipografia e fazer alguns trabalhos em jornais locais, como no “Diário do Rio de Janeiro” e também “Marmota Fluminense”,  onde o mesmo escreveu várias crônicas sobre a realidade da elite brasileira naquela época, onde hipocrisia era vista como algo comum. Cerca de duzentos contos foram publicados em jornais cariocas  em cinco décadas. 

 

Inúmeras obras foram escritas por Machado, seja em seus livros ou em jornais. Obras essas que até hoje fazem parte da literatura do Brasil. Abaixo conheça uma lista com os dez principais trabalhos desse autor: 

 
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas

  • Dom Casmurro

  • A Mão e a Luva

  • Helena

  • Quincas Borba

  • Iaiá Garcia

  • Ressurreição

  • Memorial de Aires

  • Esaú e Jacó

  • Casa Velha


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »