Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2022 às 17h07min - Atualizada em 25/02/2022 às 16h28min

Euphoria: quando um estilo define um personagem

De que forma foi construída a personalidade dos protagonistas através do uso de cores e peças

Isadora Ribeiro - Editado por Laiz Vaz
Fonte: HBO

*Esse texto pode conter spoilers da série Euphoria.*  

 

Para muitos o figurino não é uma das partes mais importantes na produção de uma série, porém às vezes o figurino é uma parte essencial para a construção da história de uma série. Esse é o caso de Euphoria, série produzida pela HBO, que utiliza das cores e peças para construção de seus personagens. 

 

Para a designer de moda Julia Monteiro, de 27 anos, o figurino é uma parte muito importante na construção da história e “uma linguagem cinematográfica muito poderosa, tem o poder de comunicar quem é determinado personagem, em segundos, somos capazes de reconhecer traços emocionais, localização e até estações do ano”. 

 

De acordo com Eva Heller, autora do livro A Psicologia das Cores, o uso de cores está relacionado com as emoções e comportamentos humanos. Ou seja, utilizando desse conceito é possível perceber como o uso de certas cores usadas pelos protagonistas de Euphoria está diretamente relacionado com suas ações.


Heidi Bivens, figurinista da série, disse em uma entrevista para a Variety Artisans que ao trabalhar com o diretor Sam Levinson, foi pensado uma maneira de que cada personagem ganhasse destaque em seu estilo. Ela disse o seguinte:

Cada personagem tinha seu próprio histórico de cores. (…) A cor primária de Kat é vermelha, da Maddy é roxa e Jules desde o início usou muito rosa e cores doces e isso mudou para mais laranja e verde ácido.

A principal protagonista da história é Rue (Zendaya), uma jovem de 17 anos viciada em narcóticos. Apesar de não ter uma paleta de cor específica, suas roupas dizem muito sobre sua personalidade, como o uso de roupas largas que remete ao desleixo e a falta de preocupação. Ao longo da primeira temporada é explicado que o uso de roupas largas pela personagem, vai além do desleixo, já que grande parte de suas roupas eram de seu falecido pai. Assim, ao usar as roupas de seu pai, Rue tenta se manter próxima dele e buscar conforto.
 

A cor predominante nas roupas de Maddy (Alexa Demie) é o roxo, que significa confiança e intimidação. Com peças justas, a personagem sempre quer mostrar poder e confiança. Os poucos momentos em que se vê ela usando rosa estão ligados a seu namorado Nate, que a faz perder confiança. Na segunda temporada é possível notar o uso de preto, uma cor mais sombria, representando não apenas os traumas causados pelo seu relacionamento com Nate, (Jacob Elordi) mas também um amadurecimento pessoal.
 


 

 

Já a principal cor de Kat (Barbie Ferreira) é o vermelho, que além do significado de paixão também representa a excitação e o poder. Com um corpo fora do padrão e sofrendo bullying desde da infância, a personagem se sente muito insegura com seu corpo e pouco desejada. Porém após o vazamento de um vídeo íntimo, Kat passa a perceber que é desejada e passa a explorar seu lado mais sensual. Utilizando peças mais justas e com bastante uso do couro e correntes, Kat passa a sensação de sensualidade e poder. 

 
 

Jules (Hunter Schafere) uma das personagens que possuem um dos guarda roupa mais interessantes. Utilizando muito do rosa e de peças e acessórios que remetem a cultura kawaii do Japão, a personagem passa a sensação de feminilidade. Jules é uma mulher trans e em seu episódio especial ao refletir sobre o uso de suas roupas, a personagem chega a conclusão de que ela buscava a atenção masculina através de um estilo que refletisse a feminilidade. 

 

Com isso, Jules passa a questionar sua sexualidade e isso é visto na mudança brusca das roupas da personagem na segunda temporada. As calças tomaram o lugar das saias, o rosa foi substituído por uma paleta de cores mais escura e o cabelo com as pontas rosas saiu e entrou no lugar um cabelo mais curto.
 


 

 

Já Cassie (Sydney Sweeney) possui duas cores primárias: o azul e o rosa, porém em tons pastéis, fazendo referência a feminilidade, inocência e romance. Porém é notado uma hipersexualização pelo uso de roupas curtas, decotadas e justas, como uma forma de buscar a atenção masculina, mas sem perder o tom de inocência.  

 

Na segunda temporada é possível notar uma mudança em suas peças que se assemelham muito ao estilo utilizado por Maddy. Cassie ao tentar despertar a afeição de Nate - ex namorado de Maddy - acha que é necessário mudar sua maneira de vestir por ele, porém perde sua identidade. 

 

Para Julia, essa mudança nos estilos de Cassie e Jules está relacionado com uma mudança em suas vidas e na tomada de decisões por ambas. Ela disse: 

 

Ambas as personagens passaram por grandes mudanças na segunda temporada, ambas estão encarando a própria feminilidade e caminhando para direções diferentes, suas decisões se refletem no figurino e maquiagem.

Uma personagem que passa a ganhar bastante destaque na segunda temporada é a Lexi (Maude Apatow), irmã mais nova de Cassie. Além do vermelho que passa a ser presente em suas roupas, outro detalhe muito peculiar porém importante é o uso de roupas da Miu Miu. 

 

A marca faz parte do mesmo grupo da Prada e suas peças são marcadas por serem mais divertidas e criativas, porém acabam ficando em segundo plano devido a Prada, que é considerada mais atrativa. A história da Miu Miu se assemelha bastante com a história da Lexi, que é criativa e inteligente mas que fica na sombra da irmã da mais velha que é considerada mais atraente. 

 
 

Euphoria não se tornou um sucesso apenas por seu roteiro cativante e com personagens intensos, mas também pelo uso das roupas pelos personagens que se tornaram parte da cultura pop. O maiô usado por Cassie no episódio 4 da 2º temporada gerou uma fila de 500 pessoas para comprar o item. A calça usada pela Maddy no episódio 4 da temporada 2 gerou um aumento de buscas no Google por cut out flare pants

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »