Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2022 às 17h20min - Atualizada em 25/02/2022 às 17h10min

A tendência do dopamine dressing: a moda que irá ditar 2022

O estilo sugere que usar roupas mais coloridas possíveis é uma técnica infalível de aumentar nossa felicidade

Letícia Renata Leite - Editada por Laiz Vaz
Reprodução/Instagram/@oliviaandalice

Você já escutou falar do dopamine dressing? O termo em inglês refere-se à dopamina, um neurotransmissor produzido pelo nosso corpo e que é responsável por desencadear sentimentos de bem-estar e prazer. A ideia da tendência sugere que usar roupas mais coloridas possíveis é uma técnica infalível de aumentar nossa felicidade. Não é a primeira vez que ocorre a associação entre roupas coloridas e emoções positivas, e existem vários estudos sobre os efeitos das cores no nosso humor, principalmente quando falamos das roupas que vestimos, elas têm o poder de mudar a maneira como nos sentimos e até mesmo mudar a maneira como agimos. Esse estilo não é necessariamente novo - afinal, o conceito existe desde os primeiros estudos da psicologia das cores -, mas o termo, sim.

O que nos faz pensar: a paleta que usamos realmente tem impacto no nosso humor? Se sim, não é algo que deveríamos pensar quando nos vestimos todas as manhãs?

Shakaila Forbes-Bell, psicóloga, consultora e fundadora do site Fashion Is Psychology, contou para a revista Harper’s Bazaar que associamos cores a certas emoções, como por exemplo, cores frias, como o azul, induzem sentimentos de calma e criatividade, enquanto cores quentes e mais saturadas, como o vermelho, podem causar sensações de excitação. 

Você pode ver que o poder das roupas está intimamente relacionado com a forma como nos relacionamos com nós mesmos, não? Por exemplo, usar itens que fazem você se sentir confortável ou que trazem lembranças especiais pode criar uma sensação de bem-estar. Assim como o vermelho, as cores costumam ter um efeito direto em nossas emoções porque são recebidas na mesma área do cérebro que nossas emoções.

O mais legal dessa tendência é que não há regras ou uso adequado, já que o objetivo é nos dar bons sentimentos e liberar dopamina em nossos corpos, você pode - e deve! 

Outro estudo relacionado, realizado em 2017 e publicado no European Journal of Social Psychology, mostrou que as roupas podem afetar diretamente nossa autoconfiança. Os pesquisadores dividiram 180 estudantes universitários em grupos vestindo camisetas vermelhas e azuis e classificaram os voluntários com base em quão atraentes eles eram. Aqueles que usaram vermelho tiveram as pontuações mais altas.

Uma das coisas que mais aproveitou seu auge, é o brilho, graças ao dopamine dressing. Desde o final de 2021, notamos uma certa obsessão entre as fashionistas por peças brilhantes que parecem ter saído direto dos anos 80. Isso faz todo o sentido, já que a década do disco é na verdade onde se originou a ligação entre a felicidade e as roupas coloridas.

Então, o que seria o dopamine dressing? Isso varia de pessoa para pessoa, afinal, diferentes estilos e experiências podem influenciar quais peças evocam uma sensação boa. Use essa teoria para aprender sobre si mesmo, entender melhor do que você gosta e agora aposte conscientemente em projetos que vão te deixar mais feliz.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »