Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2022 às 22h28min - Atualizada em 26/02/2022 às 19h21min

Ron Bugado traz uma poderosa mensagem de amizade e crítica ao vício do mundo tecnológico

A animação da 20th Century Studios e Locksmith Animation que estreou em 2021 nos cinemas, já está disponível no Disney+

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra
Reprodução/Divulgação: 20th Century Studios/Disney
Ron Bugado é um filme de animação da 20th Century Studios e Locksmith Animation, distribuído pela Disney, que conta a história de Barney um menino de onze anos, e Ron um robô criado para ser seu novo melhor amigo.

 

Ron é um “b-bot” abreviação de Bublle Bot, e os b-bots são um inovador dispositivo digital conectado, que anda e fala, criado para ser seu amigo, e em simultâneo, uma ferramenta para se conectar com as outras crianças. Porém, Barney logo percebe haver algo de errado com Ron.

 

Ao contrário dos outros b-bots, Ron não sabe nada sobre seu dono, e seus circuitos estão com defeito, e mesmo o reiniciando várias e várias vezes, ele continua “bugado”. Mas mesmo sendo muito diferente dos outros, Ron é infinitamente curioso e muito leal, e está determinado a apoiar Barney em tudo, e gradualmente a dupla acaba desenvolvendo uma amizade verdadeira que redefine os limites da tecnologia.

A animação, Ron Bugado, já está disponível no Disney+, e conta com a dublagem nacional de Agyei Augusto como Barney Pudowski, Heitor Assali como Ron, Sophia Abrão como Senhorita Thomas, professora de Barney, Marcelo Cerrado como Gerson Pudowski, pai de Barney, e Sergio Malheiros como o CEO da loja Bubble Inc., Marco Wydell.

 
Amizade é uma via de mão dupla

O filme compartilha uma poderosa mensagem sobre o significado de amizade, pois a que nasce entre Barney e Ron é única, e traz uma importante lição para os espectadores.

 
A animação nos mostra que nossos melhores amigos nem sempre serão iguais a nós, e que os laços mais próximos podem ser, por muitas vezes, complicados e confusos.

A frase “amizade é uma vida de mão dupla” é o lema do filme, e  nos ensina que amigos podem brigar em certos momentos, e ainda assim, continuar a ser amigos, como o diretor Jean-Phillippe Vine nos conta: “É bom os pequenos aprenderem desde cedo que dois amigos podem discordar e, ainda assim, serem amigos, vivenciarem grandes aventuras e, acima de tudo, apoiarem um ao outro”.
 
Mesmo sendo completamente diferentes, e até ser uma amizade improvável, Ron e Barney forjam um forte vínculo ao longo do filme, mostrando o que é realmente uma amizade verdadeira, e que deve ser recíproca.
 
O vício ao mundo tecnológico

 

Além de nos mostrar o significado da amizade, a animação traz ao público diretas críticas à dependência tecnológica e o vício ao mundo das redes sociais, principalmente nas crianças.
 
Em entrevista ao Canal Olhar Digital, o diretor Jean-Philippe Vine, explica que a produção faz uma crítica sim, ao mundo tecnológico, porém jamais anti-tecnológica.
“Nós não estamos tentando dizer que as redes sociais são algo negativo, mas o que realmente estamos querendo mostrar é a nossa percepção humana sobre nós mesmos no meio digital”, diz Jean.

Assim como o diretor do filme, a psicóloga Mariane Hissae Yokomizo, concorda que não precisamos ser totalmente anti-tecnológicos, que a tecnologia atual nos auxilia a conectar-se com pessoas, que nos ajudam a ter conhecimento de forma mais rápida e ampla. Porém, o uso exagerado do celular, por exemplo, pode trazer fatores negativos a algumas crianças.

“O uso exagerado dessas tecnologias podem trazer vários fatores negativos como, por exemplo, a inabilidade social, onde as crianças que ficam muito tempo no celular tem dificuldade em conectar-se com pessoas na vida real”, diz Mariane.
Mariane também diz que “contato físico” na fase infantil é extremamente importante, e que a falta desse contato podem trazer inseguranças e solidão.
 
Barney tem dificuldade de ser relacionar com os colegas da sala por ser taxado como “estranho” por não ter um b-bot como os outros, assim se tornando inseguro a falar com os outros e um tanto solitário por não conseguir criar amizades.
 
A psicóloga enfatiza não haver problema algum, uma criança ter um celular, até porque atualmente a criança pode até ficar deslocada por não ter um celular, mas que é importante que os pais coloquem rotinas e limites em relação ao uso. “Criar uma rotina, de mexe tantas horas no celular, depois precisa brincar com seus brinquedos já faz diferença [...] criando uma certa rotina ajuda a criança a criar na cabeça dela um hábito e ela percebe que cada coisa tem sua hora”, conta Mariane.

Referências:

Disney+ | Ron Bugado disponível na plataforma. Via Agência BC Biz. (Nota de imprensa). 16 de fevereiro de 2022. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 às 14h38.
HENRIQUE, Arthur. ‘Ron Bugado’ é uma crítica ao vício de crianças em tecnologia, apontam diretores. 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/10/20/ cinema-e-streaming/exclusivo-ron-bugado-diretores/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2022 ás 13h45.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »