Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2022 às 17h10min - Atualizada em 28/02/2022 às 14h56min

Orkut: Relembre o fenômeno da internet na década de 2000

Extinta rede social completaria 18 anos em 2022

Robeson Dantas - Revisado por Flavia Sousa
Orkut marca geração de usuários brasileiros. Foto: (Reprodução/ Google).

Quem viveu entre 2004 e 2009, sem dúvidas já usou ou ouviu falar do Orkut. Uma das redes sociais mais nostálgicas e que marcaram uma geração na década. O Orkut surgiu em janeiro de 2004, desenvolvido pelo turco, Orkut Büyükkökten, na época era engenheiro do Google quando desenvolveu o site para o público norte-americano. Apesar da ideia inicial, a rede social fez sucesso de verdade entre o público brasileiro e indiano. Por causa disso, com apenas um ano de existência, a rede já ganhou uma versão em português. Sobretudo, três meses antes já haviam surgido outras versões internacionais, como francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, russo e chinês (tradicional e simplificado).

História do Orkut


 


Orkut Büyükkökten nasceu na Turquia, em 1975. Visionário e apaixonado por redes sociais, ainda muito jovem, aprendeu a programar em BASIC e mais tarde se formou como engenheiro em seu país de nascimento. Depois de formado, mudou-se para os Estados Unidos, onde conquistou PhD em ciência da computação, na Universidade de Stanford.

O engenheiro desenvolveu em 2001 a Club Nexus. Desde sempre imaginava um mundo repleto por interações sociais digitais, com isso, a ideia era reunir estudantes num espaço em que pudessem conversar e compartilhar conteúdos e convites, assim como comprar e vender produtos. Na época, sites como MySpace ainda não tinham sido criados, e a Club Nexus chegou a reunir 2 mil usuários nos Estados Unidos.

Orkut chegou a criar uma outra mídia social, a inCircle. A partir dela, ele fundou a Affinity Engines, empresa que cuidava de suas redes. Só em 2002, ele deixou o empreendimento para trabalhar no Google. Simultaneamente, nesse período, ele desenvolveu a sua terceira rede social. Assim, em 24 de janeiro de 2004, nascia a rede social que levava seu próprio nome.

Inicialmente, os usuários precisavam de convite para fazer parte do Orkut. Entretanto, isso não foi problema para conquistar milhares de usuários ao redor de todo o mundo. A ideia de rede social digital de amigos se expandiu de maneira estrondosa e logo se espalhou no Brasil, onde obteve maior sucesso.

A Rede social


 


No início, o Orkut possuía uma linguagem didática e acessível a qualquer público, os membros só podiam fazer parte da rede mediante um convite de um usuário, sendo este automaticamente adicionado a sua lista de amigos. Além disso, a mídia social possuía inúmeras restrições. O álbum de fotos, por exemplo, era restrito a doze imagens, ou seja, cada vez que o membro desejasse adicionar uma nova foto, precisava remover uma contida no álbum. Outra limitação era em relação a quantidade de amigos. Cada membro poderia ter até no máximo mil amigos, que eram selecionados em categorias de “desconhecidos; conhecidos; amigos; bons amigos e melhores amigos”.

Para se inscrever, o novo participante precisava preencher um questionário com diversas informações pessoais, tais como religião, fumante ou não fumante, humor, orientação sexual, cor dos olhos e cabelos, etnia. Além de informações sobre preferências, livros, músicas, programas de TV.
Uma das principais funções da rede social era a criação de “comunidades”. Essa função permitia que qualquer usuário criasse sua própria comunidade ou integrasse às mais diversas comunidades existentes. Nas comunidades eram reunidos tópicos sobre os temas mais variados, de assuntos sérios, mais ou menos formais até aos mais bem-humorados.


 


Outra função que se popularizou com uma roupagem diferente no Brasil foram os depoimentos, mensagens trocadas pelos usuários para fazer elogios ou comentários. No Brasil, a função 'depoimento' se transformou em uma espécie de chat privado, já que as mensagens só se tornavam públicas mediante aceitação do dono da conta.


 


Orkut no Brasil

No Brasil, a rede social simplesmente explodiu e marcou toda uma geração. Nos primeiros anos da década 2000, não havia smartphones nem redes sociais em celulares, e ter um computador em casa era algo ainda extremamente restrito à minoria da sociedade, já que exigia um custo financeiro alto. Com isso, popularizou-se no país as famosas lan houses.


 


Com um preço acessível e internet ilimitada (discada ou a rádio), as lan houses viviam lotadas de usuários que buscavam manter o seu Orkut atualizado, responder os fóruns de comunidades, conversar no MSN ou se distrair com jogos. Eram horas e horas de acesso por dia, seja na saída da escola, seja nos finais de semana.
 
O fim do Orkut?

Em 2008, o criador da rede social deixou a equipe do Orkut. Com isso, o comando da rede foi transferido para o escritório da Google Brasil. A administração era feita em parceria com o escritório da Índia, mas os brasileiros davam a "palavra final". Na época, surgiram novos recursos como temas personalizados, chat, número ilimitados de amigos e de fotos, novas reformulações no layout, deixando a rede completamente diferente.
Em 2011, o Orkut passou por uma crise, havia concorrentes e a mídia estava perdendo usuários em todo o mundo. A rede passou por uma nova grande mudança, ganhando um novo logotipo e um novo visual, mas já tinha perdido a hegemonia, ficando atrás do Facebook entre usuários brasileiros.

A crise trouxe mudanças que não agradavam mais tanto o público, que já havia migrado quase que integralmente para o Facebook e Twitter.


 


O anúncio do fim veio em 2014. Ocorre assim, um surto coletivo entre os mais de cinco milhões de usuários ativos. Apesar do engajamento fraquíssimo na rede, a grande maioria mantinha o Orkut ativado, servindo apenas como um mero álbum de fotografias antigas. As famosas fotos do “tempo do Orkut”.

Depois do cancelamento da rede social, foi disponibilizado um arquivo com as informações de comunidades para os mais saudosos e um link para backup de fotos até 2016. E após isso, termina uma história de sucesso meteórico e nostalgia.

Uma nova rede social

Confira o vídeo do
Orkut Büyükkökten falando sobre sua nova rede social:



Com o cancelamento definitivo do Orkut, o seu criador lança em 2016 uma nova rede “a Hello Network”. A nova rede social funciona em Android e iphone (iOS) e de acordo com Orkut Büyükkökten promete ser um novo lugar para “amizades verdadeiramente profundas” e criar um espaço onde “medo e ódio não têm lugar”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »