Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/02/2022 às 18h33min - Atualizada em 28/02/2022 às 18h16min

Brasileira é eleita a primeira mulher negra e imigrante como Miss Alemanha

Edição de 2022 teve como tema central a quebra do paradigma de que mulheres são objetos na sociedade

Vítor Neves - editado por David Cardoso
Domitila Barros, brasileira eleita Miss Alemanha 2022. (Foto: Reprodução/Deutschland.de)

Domitila Barros é uma pernambucana nascida em um bairro da periferia na zona norte do Recife. Se mudou para Berlim há 10 anos, para fazer seu mestrado em ciências políticas e sociais. Hoje, além de ser modelo e atriz, também é empresária e ativista, o que fez com que fosse eleita a primeira mulher negra e imigrante para representar o Miss Alemanha de 2022.

O prêmio alemão, além de valorizar a mulher, também promove a visão de mulheres que se destacam na sociedade, com base em suas ações. Domitila foi coroada aos 37 anos, no Europa-Park Arena, em Rust, no dia 19 de fevereiro. No total, o concurso teve 159 candidatas ao Miss Alemanha, que este ano buscou quebrar o paradigma e estereotipização da mulher sendo um objeto na sociedade.



“Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento" afirma Domitila em entrevista ao portal de notícias, G1.

BRASILEIRA ELEITA NA ALEMANHA

Algumas pessoas podem achar um tanto quanto peculiar uma brasileira ter ganhado a competição de misses, já que a mesma não é natural da Alemanha, mas a verdade é que, diferente dos concursos ao redor do mundo, o Miss Alemanha foca em escolher candidatas que se destaquem na sociedade, independente de cor, idade ou nacionalidade.

“O Miss Alemanha foca na individualidade e na diversidade. Estamos à procura de mulheres que seguem seu próprio caminho, têm um objetivo claro em mente e estão comprometidas com um amanhã melhor”, comenta a página do concurso.

Desde pequena a brasileira é engajada em projetos voluntários. Aos 13 anos, Domitila contava histórias para crianças envolvidas no projeto CAMM, Centro de Atendimento a Meninas e Meninos, criado por sua mãe e em funcionamento até hoje. Com 35 anos de existência, a ONG atende uma média de 60 crianças das periferias e propõe um local como apoio para se tornarem o que desejarem no futuro.



“Comecei com o trabalho da ONG dos meus pais, dando aula às crianças da comunidade e também aprendendo lá, e tentei transmitir isso através de modelo e ativismo para as mídias sociais e chamei um pouco de atenção", disse em entrevista.

ALÉM DE MISS, TAMBÉM É EMPRESÁRIA

Se engajando cada vez mais em questões socioambientais, Domitila criou em 2018, uma grife de biquínis e joias veganas. As peças são produzidas por mulheres da comunidade Linha do Tiro e fez tanto sucesso, que participou da Semana de Moda de Berlim.
 

"O pessoal aqui na Alemanha me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social", finaliza nossa Miss Alemanha 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »