Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2022 às 21h51min - Atualizada em 28/02/2022 às 21h58min

10 obras para conhecer o universo do Afrofuturismo

DC Comics, HBO, Marvel, Netflix, WarnerMedia, são algumas empresas que apresentam produções através de narrativas literárias e científicas, com repertórios sociais construtivos

Lucas Lissa - editado por David Cardoso
Foto Destaque: Arte de Afrofuturismo de Douglas Lopes. (Foto: Reprodução/Douglas Lopes/Forbes).
O afrofuturismo é o movimento criado na década de 1990 e pode ser encontrado em diversos campos artísticos, como a literatura, cinema, música e artes plásticas. Presente em obras de ficção científica especulativa de autoria negra ou com protagonismo negro como temática, o afrofuturismo procura não só resgatar o passado apagado da população negra, mas também questionar o presente e projetar futuros através de uma percepção alternativa do tempo.

Elementos de ficção científica, ficção histórica, ficção especulativa, fantasia, afrocentrismo e realismo mágico são as principais características do afrofuturismo. O longa-metragem Pantera Negra foi o primeiro filme da Marvel Entertainment com sucesso mundial dedicado a um super-herói negro. A obra apresentou um universo afrofuturístico de Wakanda, que conquistou fãs de cinema e pulverizou a bilheteria americana no período de estreia, com recorde de arrecadação de US$ 242,2 milhões. O sucesso em números com a narrativa da obra tornou maior a procura de espectadores por ficções científicas do universo afro, além do aumento gradual de produções.

O termo foi criado em 1993, mas estudiosos apontam que a difusão do termo já existia em 1950. Lisa Yazsek, professora da Escola de Literatura, Mídia e Comunicação da Georgia Institute of Technology, divulgou um estudo recentemente explicando que a obra romancista Invisible Man, de Ralph Ellison, publicada em 1952, é o primeiro indício do afroturismo. A narrativa, sobre um afro-americano cuja cor lhe dava invisibilidade e apresenta discussões sobre vários temas sociais, venceu o prêmio National Book Award for Fiction em 1953, um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos da América. Yazsek descreve que a obra foi o primeiro chamado para que as pessoas começassem a pensar e a criar arte com uma mentalidade afrofuturista.

Essas discussões iniciais também colocam a autora Octavia E. Blutler (1947-2006), como um nome importante na produção afrofuturista estadunidense e da ficção científica. Em uma reportagem publicada pela Revista Quatro Cinco Um, edição 36, no Brasil, o repórter Waldson Souza fala sobre a difusão de artistas negras/os na produção dos gêneros especulativos (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural), citando Blutler como pioneira feminina. A sua principal obra, Filhos de Sangue e outras histórias, que conta a fábula de humanos vivendo em um planeta dominado por alienígenas, recebeu as premiações Nebula e do Guho, considerados prêmios mais importantes para obras de fantasia e ficção científica no mundo. Essa obra de Butler, publicada no Brasil quase quarenta anos depois de o lançamento, mostra a desvalorização das mulheres que produzem enredos de ficção científica.

O Afrofuturismo possui em suas abordagens a construção de perspectivas não eurocêntricas e elementos que partem da experiência negra na cultura, história, estética, políticas, epistemologia etc. Muitas obras apresentam uma rica interpelação do exercício especulativo e imaginativo, e costumam mostrar perspectivas e relevâncias atemporais, essenciais para compreendermos melhor nosso presente e refletirmos sobre o futuro que estamos construindo.

As grandes obras da atualidade são construídas por grandes produtoras como DC Comics, HBO, Marvel, Netflix, WarnerMedia, são algumas empresas que apresentam produções através de narrativas literárias e científicas, com repertórios sociais construtivos.
Veja as seleções de filmes, livros e séries para entrar no universo afrofuturístico.
  • Filhos de sangue e outras histórias, de Octavia Butler – Ganhador do Nebula e do Guho, considerados prêmios mais importantes para obras de fantasia e ficção científica, mostra humanos vivendo em um planeta dominado por alienígenas. No contexto, os humanos são usados por alienígenas para reprodução, narrando a dependência um do outro para sobreviver.
     
  • Brasil 2408, composta pelos livros (In)Verdades e (R) Evolução, de Lu Ain-Zaila – A Duologia Brasil 2408 conta a história de Ena Dias da Silva na República Distrital do Brasil no século 25. Os livros mostram a situação climática do país e como o governo, através do Centro de Controle Distribuição Pública (CCDP), teve que se organizar de modo a garantir uma forma de sobrevivência em que não fosse preciso recursos naturais. Assim, Ena e seus amigos treinam para tornarem-se oficiais distritais e enfrentar os desafios para salvar a humanidade.
     
  • Babel-17, de Samuel R. Delany - Vencedor do Prêmio Nebula de Melhor Romance em 1966 (com Flores para Algernon), e também foi indicada para o Prêmio Hugo de Melhor Romance em 1967, é um romance de ficção que apresenta Rydra Wong, capitã de uma nave do governo, durante uma guerra interstelar, que descobre uma linguagem de código desenvolvida pelo inimigo, a Babel-17, que é usada como uma arma, mudando a percepção e o pensamento do rival.  O romance fala sobre linguagem, condições de formas de vida, a formação das palavras e seus significados, e como as próprias palavras podem moldar as ações das pessoas.
     
  • Pantera Negra (2018), Marvel Comics – Vencedor do Oscar de Melhor Filme, a narrativa apresenta a história de T'Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e assume o reino, encontra sua soberania desafiada por um adversário de longa data em um conflito que tem consequências globais
    Onde assistir: Disney+
  • Blade - o caçador de vampiros (1998), Marvel Comics - O herói Blade , metade mortal e metade imortal, parte em busca do vampiro responsável pela morte de sua mãe. Blade quer eliminá-lo do mundo dos vampiros e em um mundo tecnologicamente avançado, Blade lutará para capturar aquele que quer destruir a vida humana.
    Onde assistir: Disney+
 
 
  • Branco sai, preto fica (2015), Netflix – Vencedor de 11 prêmios no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme conta a história de vítimas do descaso social, tendo como pano de fundo um caso de agressão policial ocorrido na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. A história mistura documentário, ficção científica e vai além, expondo um futuro em que as desigualdades se mostram cada vez mais cruéis.
    Onde assistir: Netflix
  • Naomi (2022), HBO Max – A série apresenta a jornada de Naomi, uma garota adotada e que vive em uma cidade pequena. Fã de Superman, ela descobre que foi enviada à Terra para se salvar de um conquistador de planetas que acabou com o seu local de nascimento. A narrativa apresenta a personagem em busca de suas origens para amadurecer e desenvolver seus poderes.
    Onde assistir: HBO Max
  • Queen Sono (2020), Netflix – O drama policial sul-africano mostra a vida da Queen Sono, uma espiã ousada, complicada, divertida e complexa, que vive uma vida guiada pelo legado da sua mãe Safiya Sono, também espiã e devotada a proteger o seu país.
    Onde assistir: Netflix
  • Criando Dion (2019), Netflix – O seriado narra a história de Nicole Resse e os desafios de criar o filho Dion, que ganha superpoderes após a morte do marido Mark. Agora, ela conta com a ajuda do melhor amigo de seu falecido esposo, Pat, para manter esses poderes de Dion em segredo, assim como protegê-lo de vários perigos.
  • Onde assistir: Netflix
  • A Cor do Poder (2020), BBC One – Em um estado contemporâneo diatópico, a série fala sobre um mundo orientado pelas regras de uma supremacia negra. Na história, Sephy, filha de um poderoso político, se apaixona por Callum, um homem branco que vive à margem dessa sociedade e que juntos, lutam por um romance impossível.
    Onde assistir: Globoplay
 
Títulos bônus:
  • Livro Estrela Imperial, de Samuel R. Delany.
  • Livros da Trilogia A Terra Partida, composta pelos livros A quinta estação, O portão do obelisco e O céu de pedra, Tomi Adeyemi. 
  • Filme Homem-Aranha no Aranhaverso, Marvel Comics.
    Onde assistir: Netflix.
  • Filme Space is the Place, Evidence Records.
    Onde assistir:
    YouTube. 
  • Série Zero, Netflix.
    Onde assistir: Netflix. 
  • Série Lovecraft Country, HBO.
    Onde assistir: HBO.

Referências bibliográficas
Adoro Cinema. O que é afrofuturismo?: 5 filmes e séries para conhecer o importante movimento presente no cinema negro. Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia159038/
Ceará Criolo. 7 escritores afrofuturistas para você conhecer. Disponível em: https://cearacriolo.com.br/3524-2/
Estante Mineira. RESENHA | (IN)VERDADES - LU AIN-ZAILA (BRASIL 2408 #1). Disponível em: http://estantemineira.blogspot.com/2017/07/resenha-in-verdades-lu-ain-zaila-brasil-2408.html
Revista Quatro Cinco Um, edição 36, Agosto 2020.
Tecmundo. Queen Sono: 4 motivos para assistir à nova série da Netflix. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/157810-queen-sono-4-motivos-para-assistir-a-nova-serie-da-netflix.htm

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »