Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2022 às 12h47min - Atualizada em 01/03/2022 às 12h23min

Bonito MS: Mergulhe nas águas cristalinas

As águas que surpreendem até mesmo os mergulhadores mais experientes

Amanda Martins - Editada por Victória Silva
Foto| reprodução: viajeiros.com
Fazendo jus ao nome, um dos destinos mais famosos do Brasil: Bonito, no Mato Grosso do Sul, carrega consigo uma beleza indescritível. É um ótimo destino para quem procura passar as férias em contato com a natureza e com passeios ao ar livre. Por estar próxima ao pantanal, a cidade possui uma vegetação de transição com áreas de Mata Atlântica e do Cerrado.

A cidade é a capital do ecoturismo e conhecida pelos seus rios e lagos incrivelmente cristalinos, com uma visibilidade que surpreende até mesmo os mergulhadores mais experientes.

É possível encontrar muitos atrativos na cidade, visto que a mesma, apesar de pequena, tem uma beleza exuberante e uma paisagem natural que ajuda a dar nome a região. Mas, hoje, falaremos um pouco sobre algo específico: o mergulho.



Com excelência na regulamentação e segurança dos guias turísticos, os passeios transmitem ainda mais tranquilidade ao turista na hora de curtir ou, mergulhar. É importante ressaltar que todos os mergulhos precisam ser acompanhados por instrutores locais.

Abaixo iremos mostrar um pouco sobre alguns locais incríveis para se mergulhar, lembrando que a cidade conta com uma ampla estrutura de mergulho, mas hoje, falaremos apenas de alguns.
 
Lagoa misteriosa



Lagoa Misteriosa é o nome popular de uma caverna alagada com cerca de 220 metros de profundidade.

O passeio já começa na aventura, antes de partir para a lagoa, o visitante faz uma trilha por onde é possível contemplar toda a beleza do local, e logo após seguem para uma escadaria segura com corrimão, para então chegarem ao deque, se equiparem e receberem os devidos treinamentos e orientações do instrutor para começar o mergulho. 

A lagoa misteriosa conta com quatro categorias de mergulho, são elas:

Batismo – indicado para quem nunca usou o equipamento, qualquer pessoa a partir de 10 anos. São 40 minutos descendo até 8 metros de profundidade.

Autônomo básico – este mergulho desce até 18 metros de profundidade e é necessário que o visitante apresente certificação de Open Water Scuba Diver.

Autônomo avançado – até 25 metros de profundidade e requer apresentação da certificação de Advanced Open Water Scuba Diver.

Avançado nitrox – Neste, a profundidade chega até 30 metros e também é necessário apresentar a certificação de Advanced Open Water Scuba Diver. Porém, este passeio acontece somente entre março e setembro com agendamento. 

Vale lembrar que todos os passeios tem custo e é necessário consultar os valores antes.

Rio da Prata



O mergulho na Lagoa da Prata acontece entre 3 e 7 metros de profundidade, tem como paisagem subaquática feixes de luz, troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas, mostrando um mundo completamente diferente do da superfície por aproximadamente 40 minutos. Neste passeio, o visitante irá se encantar com as águas cristalinas e se deparar com uma ampla variedade de espécies de peixes e vegetação.

Para participar é necessário ter a partir de 10 anos, e se você não tem experiência, não se preocupe, não precisa de certificação para mergulhar, somente, atente-se em receber as orientações do instrutor.

No local, também há opção de flutuação, este atrativo é permitido para crianças a partir de 6 anos e conta com máscara e snorkel – equipamentos para respirar dentro da água. Consulte valores antes do passeio.

Abismo Anhumas



Diferente dos outros dois passeios citados a cima, o Abismo Anhumas requer um pouco mais de habilidade e energia, e eu vou te explicar o porquê.
Como a foto mostra, o local é uma linda caverna e só é possível chegar nas águas cristalinas após 3 metros de rapel e mais 72 metros de descida, mas, os visitantes dizem valer a pena.

Aqui, só é permitido fazer o mergulho de cilindro quem apresentar uma certificação básica, porém, seguindo todas as orientações, é possível fazer a flutuação com máscara e snoker. A água do local tem uma temperatura de 18 graus durante o ano todo, portanto é necessário utilizar a roupa Neoprene e não há necessidade de saber nadar para fazer a flutuação.

Antes para conhecer o Abismo Anhumas exigia um condicionamento físico básico, o motivo é bem simples e radical, a volta do passeio, que hoje é feita através de içar o visitante, antes, só era possível através de rapel. Então não se preocupe, como o ditado mesmo diz “descer todo santo ajuda”, mas, para subir, a equipe do local fica responsável por esse trabalho.



Bom, acho que todos já perceberam que Bonito, além de belas paisagens e águas cristalinas, também desafia o visitante. A maioria dos passeios conta com uma leve aventura, mas, que no final vale muito a pena. E você, tem coragem de dar um mergulho nessas águas transparentes da cidade?

Então, borá lá agendar a próxima viagem e conhecer um pouquinho a beleza do nosso país.
 
REFERÊNCIAS:

Bonito MS: Mergulhe com cilindro, 2022. Disponível em < https://www.h2oecoturismo.com.br/categorias/mergulho-com-cilindro-bonito-ms > acesso em 25 fev,2022.

Mergulho em Bonito MS, 2022. Disponível em < https://www.vivabonito.com.br/mergulho-em-bonito/ > acesso em 25 fev,2022.

Bonito: o que fazer, passeios e como funciona o turismo na cidade, 2020. Disponível em < https://www.melhoresdestinos.com.br/bonito-ms.html > acesso em 25 fev,2022.

Mergulho com cilindro, 2022. Disponível em < https://www.acquaviagens.com.br/passeios-em-bonito-ms/mergulho-com-cilindro/6/ > acesso em 28 fev,2022.
 
Mergulho com cilindro na lagoa misteriosa – Bonito MS, 2018. Disponível em < https://viajeiros.com/mergulho-com-cilindro/ > acesso em 25 fev,2022.
 
Rio da prata (mergulho), 2022. Disponível em < https://bonitobrasiltur.com.br/bonito/passeios/mergulho/rio-da-prata-mergulho/ > acesso em 01 mar,2022.

Uma aventura na majestosa lagoa misteriosa, 2020. Disponível em < https://www.brasilmergulho.com/uma-aventura-na-majestosa-lagoa-misteriosa/ > acesso em 01 mar,2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »