Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2022 às 19h48min - Atualizada em 01/03/2022 às 11h42min

Equipes russas sofrem punições de entidades internacionais do esporte

FIFA, Uefa, COI e outras organizações responderam a invasão na Ucrânia com o realocamento e cancelamento de eventos esportivos, além da rescisão de patrocínios

Tiago Silva - labdicasjornalismo.com
Atletas de equipes russas são impactados com suspensões de comitês internacionais (Fontes: GettyImages, Epislon, MotorSport, Sputinik Brasil, Reuters/Divulgação)
Entidades de várias modalidades esportivas cancelaram eventos e competições que aconteceriam na Rússia e aplicaram punições contra as federações e equipes russas nos dias que sucederam a invasão militar da Ucrãnia. As decisões são parte de uma série de retaliações aplicadas para tentar evitar a continuidade da intervenção, assim como um conflito armado de maior escala por parte do país governado pelo presidente Vladimir Putin.

As penalidades de maior destaque, até o momento, aconteceram no futebol, basquetebol. voleibol, judô, automobilismo e ginástica. Dentre elas, estão a suspensão de equipes de competições, cancelamento de torneios, realocação de partidas, substituição de sedes e até o cancelamento de contratos com empresas russas. A seguir, há uma lista com as principais sanções aplicadas até o momento desta notícia.


FIFA E UEFA SUSPENDEM TIMES E SELEÇÃO DE COMPETIÇÕES

As penalidades aplicadas em conjunto pelas duas maiores entidades futebolísticas foram as de maior impacto esportivo até o momento, principalmente por este ser ano de Copa do Mundo e porque a Rússia foi escolhida para sediar a final da UEFA Champions League. As primeiras sanções aconteceram na última sexta-feira (25/02), quando a Uefa decidiu mudar a sede da final do Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, para o Stade de France, em Paris, na França. No mesmo dia, foi decidido que clubes russos e ucranianos, assim como as respectivas seleções, teriam mando de campo neutro.

Porém, punições mais severas foram aplicadas na última segunda-feira (28/02) quando a FIFA, em conjunto com a entidade europeia, excluiu a União Russa de Futebol (RFU) de competições internacionais até que um acordo de paz fosse firmado. A decisão impactou clubes e seleções de todas as categorias, tanto masculinas, quanto femininas. 
Dessa forma, a equipe do Spartak Moscou, que disputava a UEFA Europa League, foi eliminada, com isso o RB Leipzig (Alemanha) está classificado automaticamente para as quartas de final. Além disso, a seleção masculina da Rússia foi eliminada da repescagem europeia para a Copa do Mundo do Qatar, em que enfrentaria a Polônia na semifinal de sua chave e, caso se classificasse, Suécia ou República Tcheca na final. A seleção feminina também foi excluída da Eurocopa, que acontecerá em julho, na Inglaterra. Como resposta, a RFU comunicou que, além de estarem "em total desacordo com a medida",  tal decisão "terá um efeito discriminatório para um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e atletas da seleção".


No mesmo dia, a Uefa rescindiu o contrato de patrocínio com a Gazprom, estatal russa de energia e a maior no ramo do país. O valor renderia em torno de 78 milhões de euros (R$ 475 milhões) nos próximos dois anos, tempo que restava para o fim do contrato ativo desde 2012. Recentemente, a mesma empresa teve seu contrato rompido com o Schalke 04, clube alemão que era patrocinado pela estatal desde 2007, e cuja parceria era prevista até 2025.

RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES DO COI

Durante o final de semana após o início da invasão russa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) orientou todas as federações internacionais a trocar a sede das competições ou cancelar os eventos que aconteceriam na Rússia ou na Bielorússia em 2022. Houve, também, a recomendação de que as bandeiras e hinos dos dois países não fossem exibidas  O anúncio foi realizado na última sexta-feira (25/02) com a justificativa de que a invasão quebrou a trégua olímpica, que dura de sete dias antes do início de uma Olimpíada até sete dias após o término das paralimpíadas do mesmo ano. Já na última segunda-feira (28/02), o mesmo Comitê demandou que atletas russos e bielorrussos fossem excluídos ou não convidados para competições que ocorram durante todo o período da invasão.

Com a exigência do Comitê, diversas federações iniciaram uma série de realocações e cancelamentos de eventos: o Mundial de Curling, as partidas de equipes russas da Euroliga de basquetebol e duas etapas da Liga das Nações de Vôlei foram retiradas da Rússia, com novos locais a decidir. Já o Grand Slam de Judô, as copas do mundo de Escalada, esqui e esgrima, as etapas das World Series de nado artístico e saltos ornamentais e os eventos de ginástica da FIG foram cancelados.

No caso do judô, a Federação Internacional da modalidade (FIJ), além do cancelamento do Grand Slam, suspendeu o presidente russo Vladimir Putin do cargo de presidente honorário e embaixador internacional da federação. Putin é faixa preta e 8º Dan no esporte.

FÓRMULA 1, PATROCINADORES E PILOTOS

A Fórmula 1 decidiu cancelar o Grand Prix de Sochi, que aconteceria no dia 25 de setembro. O anúncio foi realizado no dia 25/02, um dia após a decisão tomada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e no último dia de pré-temporada. em Barcelona. Ela  segue os mesmos ideais de outras federações esportivas, que se posicionam contra o conflito.

A Haas, equipe americana que tem como um dos pilotos o russo Nikita Mazepin, removeu a bandeira russa e o patrocínio da empresa UraKali de seu carro no último treino da pré-temporada. Além disso, por conta da pressão causada pela Federação Ucraniana de Automobilismo, que pediu o banimento de pilotos russos e bielorrussos, houve a cogitação de que um dos pilotos da equipe, Mazepin, fosse substituído pelo brasileiro Pietro Fittipaldi. Porém, em decisão publicada na tarde de hoje (01), a FIA decidiu que os pilotos dos dois países poderiam competir, mas sob bandeira neutra. Isso beneficiou tanto Mazepin, quanto Robert Schwartzman, piloto de testes da Ferrari, que continuarão na modalidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »