Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2022 às 06h40min - Atualizada em 03/03/2022 às 05h39min

Roteiros imperdíveis pelo litoral da Bahia

Crislane Nunes - Editada por Victória Silva
Costa do Jacuípe, litoral Norte da Bahia/ Fotografia: Amazonas e mais

A Bahia é um dos principais polos turísticos do Brasil. Levando em consideração a sua localização geográfica, o estado é banhado pelas águas do Atlântico e é conhecida internacionalmente como Baía de todos os Santos. Ao longo dos seus mais de 1000 km de litoral com praias paradisíacas e natureza exuberante, os passeios pela Costa são sempre recheados de muitas atrações imperdíveis. Além dos passeios, a gastronomia é irresistível regada de muito dendê, os pratos típicos chamam atenção por sua irreverência e sabor.

Todos os anos principalmente no período do verão o litoral recebe milhares de turistas de todo canto do mundo, que buscam muita diversão
e aconchego nos mais variados destinos de Norte a Sul do litoral baiano, da Linha verde a Trancoso.

Entre ida e vindas, passeios, comidas e banho de mar, a economia do estado segue a
todo o vapor, gerando emprego e renda. Segundo o Portal A Tarde “Na Bahia, o turismo movimenta 52 segmentos da economia e responde por 20% da mão de obra formal do estado”, ainda de acordo com o Portal em 2019, último ano antes da pandemia o turismo foi responsável pelo faturamento de quase 240 bilhões, o que corresponde a 8,1% do PIB brasileiro.


A Bahia tem o maior litoral do pais, fazendo divisa com oito estados, ao norte são: Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, ao sul são Espírito Santo e Minas Gerais. Em todo litoral da Bahia são 55 municípios que são banhados pelo atlântico, distribuídos entre a Costa dos coqueiros, Baía de todos os Santos, Costa do dendê, Costa do Cacau, Costa do descobrimento e Costa da baleia, com tantos lugares a opção de roteiros de viagens são diversificadas. As comidas típicas baianas também componhem esse roteiro turístico, são iguarias regionais muito bem feitas e trazem consigo a ancestralidade do seu povo e bom gosto em todo o processo de preparo, como as famosas moquecas e acarajé, que são facilmente encontradas em todo o litoral.

A boa fama de ser um estado admirável por sua beleza e encanto no quesito destino de viagem, temos alguns exemplos e dicas de destino.
No litoral norte você tem a oportunidade de conhecer Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí, Praia do forte, Costa do Sauípe, dentre outros lugares. Já no litoral sul algumas das muitas opções são: Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba, penísula de Maraú, Itacaré, Ambrolhos, Porto Seguro e Trancoso.

Para além das praias, natureza e comida, alguns municípios retratam parte da nossa história, embaladas de muita
cultura e história, quem visita o estado sempre volta com boas recordações e momentos únicos em suas bagagens, é um misto de história e contemporanêidade que fazem parte de uma construção social e histórica do Brasil.

REFERÊNCIAS:

Bahia. Só Geografia, 2007. Disponível em: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Estados/Bahia/. Acesso em: 26/02/2022

Confira 6 roteiros imperdíveis pelo litoral da Bahia. Catraca livre, 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/confira-6-roteiros-imperdiveis-pelo-litoral-da-bahia/. Acesso em: 26/02/2022

Litoral norte da Bahia: conheça as belas praias da Estrada do Coco/Linha Verde. Amazonas e mais, 2021. Disponível em: https://www.amazonasemais.com.br/outros-destinos/brasil/nordeste/litoral-norte-da-bahia-conheca-as-belas-praias-da-estrada-do-coco-linha-verde/. Acesso em: 02/03/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »