Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/03/2022 às 12h58min - Atualizada em 03/03/2022 às 12h37min

Da imaginação à realidade

Confira 5 viagens perfeitas para os amantes da literatura.

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Foto: Casos Acasos e Livros

A leitura é um hábito que proporciona, por meio da imaginação, magníficas viagens ao leitor. Contudo, apesar da maravilha que é essa aventura, os leitores também podem realizar viagens no mundo físico, e ainda desfrutarem de sua paixão: a literatura. Confira cinco destinos perfeitos para os amantes da literatura. 





Edimburgo, Escócia

Edimburgo, Escócia

Edimburgo, Escócia

Fonte: Viajali.

Definida pela UNESCO como a Primeira Capital da Literatura, Edimburgo inspirou diversos autores na criação de seus universos. J.K Rowling, Irvine Welsh e Robert Louis Stevenson são exemplos de personalidades que já tiveram esta magnífica cidade como lar, que também serviu de inspiração para Arthur Conan Doyle e Robert Burns

 

Com cerca de 60 livrarias para cada 100.000 habitantes, Edimburgo possui diversos pontos turísticos voltados para o ramo literário, como a National Library of Scotland, a Scottish Poetry Library e o Storytelling Centre, museus dedicados à escrita; a principal estação de trem da cidade, em homenagem ao escritor Sir Walter Scott; e os vários cafés onde a história de Harry Potter era desenvolvida, como o Elephant House.

 

Verona, Itália

Verona, Itália

Verona, Itália

Fonte: Segue Viagem

É claro que não se pode deixar de falar de Verona, palco da famosa rivalidade entre os Capuletos e Montecchios. O ar romântico da cidade é aproveitado por muitos casais, que relembram a trágica história de amor entre Romeu e Julieta. Com o sucesso da obra fictícia de William Shakespeare, vários monumentos em homenagem aos personagens viraram pontos turísticos. 

 

Com isso, uma antiga torre dos séculos XII e XIII, intitulada de Stallo del Cappello, está aberta para visitas como representação da casa de Julieta. Por lá, o viajante pode conferir um balcão dedicado à personagem, junto com sua estátua de bronze.

 

A casa de Romeu não poderia ficar de fora. Apesar de ser uma propriedade privada cuja entrada não é permitida, o local não deixa de ser uma boa proposta de passeio para se conhecer melhor a região, remetendo à obra de Shakespeare.

 

Bath, Inglaterra

Bath, Inglaterra

Bath, Inglaterra

Fonte: Falando de Viagem

Este é o lugar perfeito para os fãs da renomada obra “Orgulho e Preconceito": é em Bath que se passa a história do livro, escrito por Jane Austen. A autora também se inspirou na cidade para escrever os romances “Persuasão” e “Northanger Abbey”.

 

Durante a viagem, é inevitável contemplar a arquitetura que compõe o local, além do Royal Crescent, casinhas enfileiradas que estão presentes nas obras de Jane Austen e Charles Dickens. Outros passeios imperdíveis são as salas do Bath Assembly Rooms, espaço que já foi utilizado em adaptações de algumas obras de Austen; o Jane Austen Centre, um museu dedicado à autora; e o The Mad Hatter´s Tea Party, um café inspirado em Alice no País das Maravilhas.

 

Hay-on-Wye, País de Gales

Hay-on-Wye, País de Gales

Hay-on-Wye, País de Gales

Fonte: Home Sobre

Também conhecida como “cidade dos livros”, é em Hay-on-Wye onde ocorrem vários eventos literários, como o famoso Hay Festival. Além disso, a média de livrarias por habitante é outro aspecto que chama atenção: são duas para cada 150 pessoas.
 

A cidade também conta com outros atrativos para além da literatura: o centro histórico, a loja de itens retrô The Old Electric Shop e o rio Wye são lugares que merecem uma visita.

 

Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia

Fonte: Guia Viajar Melhor

Em todos os livros de Gabriel García Márquez, há um pouco de Cartagena. Sendo uma inspiração revelada pelo próprio autor, a cidade transmite alegria, graças às diversas casinhas coloridas ornamentadas com flores nas janelas. 

 

A Plaza Fernández de Madrid, que inspirou a fictícia Praça dos Evangelhos, é ideal para uma visita dos leitores da Márquez, além do Camellón de los Máritires, onde o autor escreveu o clássico Cem Anos de Solidão.

 

Lugares como o bairro Getsemani e os bares Café Havana ou La Vitrola fizeram parte das noites do escritor, sendo ideais para as visitas dos amantes da literatura.

Referências

Falanghe, Regina. 6 destinos para quem gosta de literatura. Mulheres da Pan, 2020. Disponível em:
https://blog.jovempan.com.br/mulheresdapan/6-destinos-para-quem-gosta-de-literatura/ Acesso em: 2 de março de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »