03/03/2022 às 20h56min - Atualizada em 03/03/2022 às 20h38min

Representatividade ou marketing: participantes de tranças no BBB

Sandro Gardel - Revisado por Isabelle Andrade
Lina da Quebrada tira as tranças (Fonte: Reprodução/Rede Globo)

Contudo o Big Brother Brasil (frequentemente abreviado como BBB) versão brasileira do reality show Big Brother, produzido e exibido pela TV Globo, é comum entre as participantes do reality aderir as tranças, além disso entre a preferência  das sisters a lista vai desde box braids, twist até a trança “raiz de peixe”.

Entretando, uma das primeiras aparições com tranças foi em 2019, a participante Rízia Cerqueira optou por aderir as tranças box braids, portanto não ficou por muito tempo dentro do reality. Decerto em outras edições a lista se completa com a campeã do “BBB 20”, Thelma Assis chegando até a atual edição. Lina da Quebrada, Natalia, Maria e Bruna. Todavia não é só de tranças que vive uma cabeça, não é? Inesperadamente, na atual edição (BBB 22), a cantora Maria, vulgo Victoria e a dançarina Bruna Gonçalves igualmente aderiram o uso de laces (uma peruca feita com uma tela que imita o couro cabeludo), embora que Maria entrasse de tranças. na temporada passada, Camila de Lucas, chegava até o segundo mês de confinamento quando decidiu mudar o visual e colocar a “madeixa” natural para jogo. Sobretudo, a digital influencer revelou que levou algumas laces para poder mudar o cabelo durante o confinamento. 

Embora não seja somente um penteado ou uma simples modinha da atualidade as tranças traz o significado de sobrevivência, da cultura africana, carregam uma bagagem ancestral muito forte, já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão. Incubitavelmente, nem todas as participantes sabem o real significado.
 
Empoderemanto ou marketing?

A dançarina Bruna Gonçalves e mulher da cantora Ludimilla, deixou o público com “a pulga atrás da orelha” ao retirar a lace somente quando foi parar no paredão, a principio vale ressaltar que a participante se quer mostrava seu cabelo quando fazia a troca por outra peça. Estratégia ou não, apesar da ajuda e esforço de Ludimilla para a Bruna permanecer no jogo, acabou dando errado, Gonçalves foi eliminada com 76,18% dos votos. A dançarina enfrentava o paredão com Paulo André e Gustavo. O atleta recebeu 1,58% e o ex-casa de vidro ficou com 22,24%.


Brunna Gonçalves exibe cabelo natural no BBB 22; veja o antes e depois·  Notícias da TV

Brunna Gonçalves exibe cabelo natural no BBB 22; veja o antes e depois· Notícias da TV

(Fonte: Reprodução / Rede Globo)

 
Por outro lado, existe a questão de fazer manutenção e transição capilar (fase em que se deixam de lado as químicas alisantes para assumir novamente os cabelos em sua formação natural). Falando em manutenção, Karol Conká (BBB 21) e Juliana Alves (BBB 3), foram as únicas que optarão por não tirar as tranças, Juliana por exemplo ficou até o final do jogo, tirando somente a parte da frente para manutenção, na época a sister ficou em terceiro lugar, embora Conká não tenha tirado devido ao pouco tempo que ficou na casa.

Marketing ou representatividade, de fato sempre tem alguém que lucra em cima, como por exemplo a empresaria Marcia Paranhos, em entrevista para o G1 ela revelou que viu o faturamento aumentar em 500%.

"Havia uma determinada procura, uma determinada demanda na busca por cabelos. E na pandemia, isso cresceu de uma forma exorbitante", diz Márcia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »